quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sonhar é Divino

                                                                                                     Dedicado ao timoneiro Paulo Afonso Teixeira

Vivi muitos sonhos, que não se realizaram.

Vivi outros que se tornaram minha felicidade e se eternizaram em meu coração. Na vida, como disse Xavier, tudo passa. Entretanto, perdoe-me o Chico, aquilo que amamos eterniza em nossas lembranças.

Meu saudoso pai foi um grande professor de vida. Vivia o dia de hoje, com saudade dos dias que se passaram e com muita alegria. Era um homem de poucos recursos, mas que amava a família e seus amigos. E o que é importante relatar, amava o que ele fazia, por mais simples que fosse seu labor. Ele amava o seu trabalho.

Sinto-o existir quando vejo pessoas que amam o que fazem, embora, por vezes, não entendam como são importantes para a vida dos outros.

Talvez, por vezes, sentem-se sós, como se as pessoas ficassem ausentes ao nosso redor, como se não se importassem com a nossa existência.

Esse sentimento assalta-me, em alguns momentos, como acontece com todas as pessoas neste mundo. Quem afirma que não sentiu um vazio, de repente, na sua existência, certamente é um mentiroso.

E quando nosso trabalho parece que não é reconhecido, o nosso mundo desaba, detona, como destruído, inundado pela maré da indiferença.

Neste momento, há um sofrimento, sei, principalmente pela percepção de que possa existir desconsideração principalmente de pessoas que amamos e que participamos intensamente de sua vida.

Mas essa é a vida. Não podemos desanimar. E aí que me lembro de meu saudoso pai. Sempre sorrindo, alegre, chutando com os dois pés seus aborrecimentos, com o ideal vivendo intensamente em seus pensamentos sem se preocupar com o que pensam os outros a respeito dele e de seu labor.

Devemos nos afastar dos maus pensamentos.

Todos os seres humanos se preocupam com seus problemas, no dia-a-dia, e – diante deles – não percebem e acabam não ficando sensibilizados com o que pode estar acontecendo com seu vizinho, seu amigo e até seu ente querido mais próximo. Daí deixarem de agir e dar-lhe aquele apoio necessário.

Porém, não estamos assim tão sós. Há, por outro lado, muitas pessoas que se importam e muito com seu próximo. Inclusive, vamos lembrar do papo que alguém teve com seu amigo, aquelas horas que lhe dedicou, buscando animá-lo, certamente trouxe-lhe alívio e esperança. E, talvez, novamente o sonhar. Por que não?

Se um dia, em nosso labor, acharmos que devemos encerrar nosso sonho maravilhoso, divino mesmo, tenham a certeza absoluta de que não iremos apenas cessar nosso trabalho, mas cortaremos a árvore que plantamos, vimos crescer e que hoje está florida, linda como o coração de todos os idealistas!

Há que se pensar que amanhã o sol irá nascer e que muito ainda poderemos semear. Outras árvores, frutos de nossa semeadura, surgiram buscando o fototropismo de nosso ideal. Novas vidas mais lindas, mais flores, mais cores, mais amores. Aí a colheita do resultado de nossos sonhos, que se eterniza como a obra de um grande artista.

O importante, todavia, é entendermos que nosso trabalho é importante para a vida da sociedade e que nossa dedicação é revertida para que o mundo seja um pouco melhor e isto já é o bastante para continuar a sonhar e sonhar e infinitamente sonhar.

Sonhar está nos planos de Deus e torna a vida maravilhosa! Até Ele sonhou quando se tornou homem e deu a vida para salvar a humanidade!

Sonhar é divino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário