quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM BALCÃO DE NEGÓCIOS SEM IDEOLOGIA E SEM UTILIDADE AO PAÍS

A reforma política, tão decantada há quase duas décadas, obviamente que vai demorar mais algumas para se tornar realidade. Talvez quando o Brasil conseguir eleger um Congresso em que a maioria seja composta por gente do bem, essas e outras mudanças tão necessárias ao país sejam realizadas. Porque a verdade é que um percentual muito maior de parlamentares discursa a favor da reforma, mas tem ojeriza real a ela. Porque, se viesse, acabaria com excrescências, como a criação de partidos nanicos, sem convicção, sem ideologia, sem nada a ver com os grandes interesses nacionais. Apenas barrigas de aluguel. Muitos deles surgem para si mesmos, para abrigar políticos, para negociatas, para mutretas. São balcões de negócio. Ocupam o horário eleitoral gratuito na mídia, para falarem besteiras, repetirem ladainhas sem fim, apresentarem idéias mirabolantes e absurdas, como se fossem sérios. Ou fazem como fez o nanico PHS, que ocupou cinco minutos das TV e rádios do país, na semana passada, para oferecer vagas a candidatos a deputado federal e, em nenhum momento, tratar dos interesses maiores do nosso Brasil.

Com toda essa ineficácia, com a triste missão de proteger a si mesmo e a seus membros (e agora, ainda, com vários condenados pela Justiça sentados em suas cadeiras), o parlamento brasileiro se desmoraliza cada vez mais perante a sociedade brasileira. E vai ficar pior. Sem agir para que melhorem os quadros políticos, onde a ideologia seja a prioridade, onde as verdadeiras necessidades da Nação estejam em primeiro lugar; enquanto não acabar com esses balcões de negócios em que se transformaram muitos partidos políticos, o Congresso deixa claro que é cada vez mais inútil. E os ditadores de plantão adoram isso. Depois, que esses que poderiam mudar para melhor nosso país e que fizeram o contrário, o pioraram, que não se queixem...

PERDENDO OS CABELOS
Na sua primeira semana como secretário de obras, Gilson Nazif vai acabar perdendo os seus últimos cabelos. As chuvas torrenciais que caíram em Porto Velho, têm obrigado Gilson e sua equipe a trabalhar sem parar, na tenbtativa de ao menos amenizar a situação de vários bairros da cidadee. Todas as equipes estão nas ruas e o maquinário também. Mas está muito difícil. Em alguns bairros, as chuvas têm provocado crateras enormes em algumas ruas. Fechá-las é prioridade, senão essas áreas da cidade ficam isoladas.

COMEÇOU MAL
O 2013 não começou nada bem para os políticos de Rondônia. Depois de tudo o que aconteceu no final do ano passado, tem gente que não se emenda mesmo. Resultado: menos de três dias depois de empossado, o vice-prefeito João Paciência e o novo chefe de gabinete da Prefeitura da pequena Jorge Teixeira foram para a cadeia. Estariam pressionando testemunhas que iriam depor contra eles num processo de compra de votos. Que fiquem bem atentos os políticos do nosso Estado. A Justiça já mostrou que não está para brincadeira!

NÃO PODE SER VERDADE!
Moradores da Vila Tupi denunciaram à coluna que um grande terreno baldio está tomado pelo mato e por bichos. Abandonado há longo tempo. O que não pode ser verdade, é que a área seria de propriedade do prefeito Mauro Nazif. Claro que não se pode crer que ele permitiria que um terreno seu ficasse abandonado e muito menos tomado pelo matagal. É bom que o prefeito vá atrás dessa história, porque se ela tiver algum fundo de realidade, ele tem obrigação de resolver o problema ainda hoje.

RAUPP OTIMISTA
O discurso do senador Valdir Raupp é sempre de otimismo. Quando se trata do governo Dilma, então, ele não poupa adjetivos para prever que ele impulsionará o crescimento do país também em 2013 e que trará muitos investimentos a Rondônia. Raupp presidente o PMDB nacional, que é parceiro de primeira hora do PT e dos seus governos e, portanto, não poderia falar diferente. Mas ele tem um argumento irrefutável para dizer que o governo vai bem: Dilma tem mais de 70% de aprovação. Vamos ver como ficará neste ano.

CASSOL ESPERA
O senador e ex-governador Ivo Cassol é lembrado por nove em cada dez rondonienses como candidato certo ao governo em 2014. Só não o será se a Justiça Eleitoral não permitir. Mas Cassol vem fazendo um trabalho destacado em Brasília, tem sido parceiro de prefeitos e municípios, tem conseguido muitos recursos para Rondônia e prepara o terreno para sua volta. Nos dois primeiros anos de ação, fez também discursos polêmicos no Senado e mostrou que, também no parlamento, vai bem.

GESTO NOBRE
O empresário Kazan Roriz de Carvalho abriu mão de uma Ferrari e deu o dinheiro do sepercarro – quase dois milhões de reais – para o Hospital das Irmãs Marcelinas. O ato de bondade salvou o hospital, que atende centenas de pessoas e que sempre está no fio da navalha, por não receber recursos do SUS em dia e nem do Governo do Estado, como sempre é prometido. Os dois milhões seriam usados para novas obras do hospital, mas acabaram se esvaindo na manutenção e no pagamento de dívidas. Em poucos meses, a grana se foi. As Irmãs Marcelinas já estão pedindo socorro de novo.

PERGUNTINHA
Quem vai ser responsabilizado pelo estado deprimente em que se encontra o Hospital de Pimenta Bueno, que é até reduto de ratos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário