quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BELEZA - Pescoço em forma

Normalmente esquecido, ele também precisa de cuidados pois complementa a harmonia do rosto e é importante para a saúde

O pescoço tem a função de sustentar e movimentar a cabeça. É importante para a fala, a deglutição e é por onde passa o ar que vai para os pulmões. Mas o que importa para a vaidade feminina é que ele serve de moldura para colares e decotes. Ou seja, é uma parte do corpo muito exposta e, por isso, ninguém quer que  ela fique feia, flácida, manchada, enrugada. Mas, por uma incoerência, ele é sempre deixado de lado nos cuidados de beleza. Resultado: envelhece mais cedo.

O envelhecimento do pescoço acontece por fatores naturais, como exposição ao sol, poluição, postura incorreta e, é claro, a idade. "O tecido desta área é muito delicado. As pessoas se preocupam em malhar o corpo e se esquecem de outras regiões que também precisam ser exercitadas", explica a fonoaudióloga de estética facial Gisele Valdstein.

A especialista sugere mais cuidados no dia a dia para retardar o envelhecimento. "Há pessoas que têm a pele mais firme e outras, mas flácida. Tudo depende da condição de cada paciente mas, em todo caso, quanto mais cedo começam os cuidados, melhor. Um fonoaudiólogo pode indicar exercícios para o fortalecimento dos músculos. Depois de uma certa idade, só um procedimento cirúrgico resolve.

OPÇÕES DE TRATAMENTO
Gisele Valdstein, em sua clínica, a Fonotherapy Concept, usa métodos decididos de acordo com a análise de cada indivíduo. Ela avalia a postura da pessoa ao sentar na frente do computador, hábitos de mastigação, a sustentação do músculo, entre outros fatores.

A orientação de um dermatologista também é importante para prevenir e amenizar as marcas no pescoço. Beni Moreinas Grinblat, do Hospital Albert Einstein, diz que há uma  série de tratamentos que agem nas manchas e no estímulo da produção de colágeno, importante para evitar o envelhecimento das células e da pele.]

DICAS DOS ESPECIALISTAS
O dermatologista Beni Moreinas Grinblat e a fonoudióloga Gisele Valdstein dão algumas dicas para quem quer melhorar a aparência do pescoço. Anote!
  1. Assim como no rosto, é preciso passar protetor solar todos os dias no pescoço. Geralmente, ele é esquecido mesmo por aquelas pessoas que se preocupam em se proteger do efeitos do sol.
  2. O envelhecimento da pele nesta região pode se manifestar em forma de rugas e manchas. O tratamento dependerá do grau de intensidade das marcas e o médico levará em consideração idade e a postura adotada dia a dia.
  3. Quando estiver em frente ao computador, deixe o monitor na altura dos olhos. Não pode estar muito baixo, nem muito alto. Assim, o pescoço fica ereto.
  4. No caso de pessoas obesas que pretendem emagrecer, o indicado é procurar um fonoaudiólogo e um dermatologista o quanto antes para indicar o tratamento que possa ajudar e prevenir a flacidez.
  5. Quem se incomoda com as rugas, deve procurar o melhor tratamento com um dermatologista. Há várias opções, que incluem desde cosméticos e técnicas com laser até cirurgias.
CREMES E POSTURA -  Hidratante e protetor solar jamais podem ser esquecidos. Ter uma boa postura no dia a dia também ajuda a evitar dores, além das chamadas marcas do tempo.
Fonte: Paula Suenny - Jornal Bom Dia Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário