quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


ALAGAÇÕES: SINTOMA CLARO DA INEFICÁCIA DOS GOVERNOS
Não é só em Porto Velho, mas também  na maioria das nossas grandes cidades. E se repete todos os anos. Na Amazônia é temporada de chuvas, mas no restante do país os temporais são contraponto ao calor, a que outras regiões não estão habituadas. As alagações, que deixam grande parte das cidades embaixo d´água, são o mais claro sintoma da ineficácia do poder público; da sua absoluta distância da triste vida nas comunidades mais pobres; da falta de investimentos, do dinheiro público jogado fora, quando não nos bolsos de quem deveria resolver essa grave questão. Há todos os tipos de desculpas. Em São Paulo, porque o asfalto não permite que a terra absorva a água. Em Porto Velho, porque a cidade é plana e é difícl escoar a água. No Recife, porque a infraestrutura é antiquada. Em Porto Alegre, porque há bairros que ficam em áreas muito baixas e não há como resolver o problema.  Os técnicos têm explicações cheias de teorias complexas. Os prefeitos empurram com a barriga, para o próximo. Os governantes fazem de conta que toda a culpa é da natureza.

Claro que na maioria das cidades, a população tem grande parcela da culpa. Por falta de educação, o brasileiro joga de tudo nas ruas, entupindo os canais e as áreas em que a água poderia escoar. O lixo toma conta de bueiros e da canalização, porque lá dentro tem de tudo: plástico, sofás, pneus, refrigeradores, camas. É um acinte à civilidade, que, entre nós, parece doença incurável. Mas, é claro, a culpa maior é de quem tem o poder de melhorar as coisas, tem dinheiro muitas vezes, mas não o faz, por incompetência  e por falta de respeito com a população. As alagações criam dramas que se arrastam há décadas. Será que nunca veremos essa vergonha  a que o país é submetido todos os verões, um dia resolvida?

VITIMAS SEM DIREITOS
O país já avançou muito com o julgamento do  Mensalão, que envolveu desvios de dinheiro público e onde tanto a Polícia Federal, quanto o Ministério Público e o Judiciário agiram com rigor. Falta agora estender o mesmo tipo de ação, com prisões e penas pesadíssimas, para os bandidões, chefes do tráfico, do crime organizado e para os que tiram vidas humanas sem sequer pestanejar. Para esses, todos os níveis de autoridades só falam em defender “direitos humanos”. Como se as vítimas não tivessem direitos e não fossem humanas.

DUPLO DESTAQUE
Alguns secretários de Confúcio Moura se destacaram nos dois primeiros anos. Um deles é unanimidade: o secretário do Deosp/DER, Lúcio Mosquini, é sempre o nome mais lembrado da equipe. Mas há também outro trabalho que tem merecido registro especial: o do secretário da Fazenda, Benedito  Alves. Ele tem feito um grande trabalho e vai organizar muito mais a estrutura financeira do Estado. Há outros nomes que foram bem, sem dúvida, mas estes dois estiveram à frente. 

NA AGRICULTURA
Por falar em secretariado, pelo menos uma mudança na equipe de governo já aconteceu. O secretário de Agricultura, Anselmo de Jesus, deixou o cargo para assumir a cadeira de Mauro Nazif na Câmara Federal. Confúcio confirmou o nome do pecuarista Evandro Padovani, de Vilhena, para a mesma função. Entra um empresário com a filosofia completamente  inversa dos petistas que mandavam na Secretaria. Por perder o espaço, o PT deixou o governo. Há más línguas quem dizem que Confúcio está comemorando...

CASTAS DIFERENTES
Prefeitos e vereadores Brasil afora assumiram já com novos salários.  Alguns reajustes foram abusivos, outros nem tanto. Em Porto Velho, o salário do Prefeito saltou de 16 mil e 500 reais para um pouco mais de 21 mil reais. E dos vereadores, de 7 mil e 500 reais para 12 mil reais. Num país tão pobre como o Brasil, os salários dos políticos sempre estão andando dentro da realidade financeira deles e dos seus cargos. Já os dos trabalhadores comuns, é a tragédia que todos nós conhecemos. São castas diferentes...

TIME DE NOVOS
Maria de Fátima Pedrozo (chefia de gabinete); Ricardo Fávaro Andrade (Semusb); Edjales Benício de Brito (Meio Ambiente); Geraldo Martins (Emdur);Rui Cardiologista (Ipam); Leonel Amaral da Silva (Agricultura): todos são nomes novos na política de Porto Velho ou, ao menos, pouco conhecidos do grande público. Começam agora a mostrar à comunidade, como secretários do prefeito Mauro Nazif, o que podem fazer para ajudar a administração a melhorar a vida do porto velhense. Todos esperam o melhor deste time de novatos na administração pública.

O CNJ ESTÁ PUNINDO!
Em 2012, sete juízes suspeitos de vender de sentenças e favorecimento ilegal foram aposentados compulsoriamente, pelo Conselho Nacional de Justiça. A aposentadoria compulsória, quando o juiz perde o cargo e continua recebendo uma parte de seu salário, é a punição máxima permitida para magistrados. Caso haja processo judicial, o juiz pode até ter a aposentadoria cassada. Outros dois juízes foram punidos em 2012 pelo plenário do CNJ com transferência compulsória:mais dois foram censurados. Hoje, há mais 26 processos na Corregedoria do CNJ para investigar juízes, em todo o país. Inclusive Rondônia. .

PERGUNTINHA
O STF vai achar normal ou uma afronta o fato de José Jenoino, condenado pelo envolvimento no caso do Mensalão, assumir uma cadeira como deputado federal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário