domingo, 14 de maio de 2017

Opinião de Primeira - A CAERD SEM ESCOLHA: OU É PRIVATIZADA OU VAI ACABAR FALINDO

Uma dívida milionária. Oitenta por cento da arrecadação destinada apenas para pagar a pesadíssima folha de servidores. Sem condições de investir em nada. Uma estatal pré falida, como estão, aliás, muitas delas país afora. A única saída lógica é a privatização ou algum tipo de parceria público privada. Afora isso, a Caerd, a companhia de água e esgoto de Rondônia, não tem mais salvação. Por isso, o prefeito da Capital, Hildon Chaves, fazendo o mesmo que outros prefeitos de cidades do interior, quer ver a Caerd, como ela está, pelas costas. Hildon exige uma solução rápida para o problema. O estranho na história é que tanto ele quanto o governo Confúcio Moura, querem a privatização ou alguma alternativa semelhante. Em relação a isso, não há conflitos. O problema todo é na forma em que as coisas tem andado. O Prefeito tucano quer solução já. O governo está fazendo um caminho mais longo. O Estado recorreu ao BNDES para contratar um consórcio especializado em privatizações e concessões. Ao final do trabalho, a negociação seria feita com empresas interessadas, que teriam também financiamento do BNDES para adquirir a Caerd. O dinheiro arrecado com a venda, serviria para que o Estado pagasse todas as dívidas da empresa, os direitos trabalhistas e a entregasse, livre do risco que corre hoje de falência, para seus novos proprietários. É isso que Hildon Chaves não topa. Ele quer solução o mais rápido possível, inclusive com concorrência pública. Se o assunto não for resolvido na mesa de negociações, Hildon diz que pode até tentar cassar a concessão da Caerd para Porto Velho e partir par um Plano B.

A verdade é que a Caerd se transformou, no decorrer dos anos, num elefante branco e um cabide de empregos para apaniguados e parceiros políticos dos donos do poder. Quando foi criada a gestão compartilhada, no governo de José Bianco, os petistas tomaram conta da estatal, enchendo de “cumpanheiros” com altos salários, a tal ponto que hoje, de cada 100 reais que ela arrecada, 80 reais são para pagar salários e leis sociais. Ou seja, não tem jeito, ao menos do jeito que está. O que tem que ser feito agora é uma mudança radical na Caerd, porque do jeito que as coisas vão, com o perdão do trocadilho, a Caerd vai por água abaixo. Está na hora de consertar o que foi feito errado durante décadas. É agora ou nunca!

NÃO TEM CURA!
Uma audiência pública proposta pelo deputado Hermínio Coelho, na Assembleia, com a ótima intenção de tratar dos problemas da histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré,  deixou claro, mais uma vez, porque ali nada funciona. Na audiência, com grande participação, tinha gente de uma dezena de órgãos: da Prefeitura ao Patrimônio da União; do Ministério Público aos representantes de empresas e instituições; de membros da entidades que se dizem defensoras do patrimônio a “ativistas”. Ouvir o que cada um falou é entrar na Torre de Babel. Aparentemente, todos falavam Português, mas cada um puxando a sardinha para seu assado, ou seja, falando apenas dentro do seu raio de interesse. Não há nem algo parecido com algum tipo de unanimidade, para se tentar resolver, via união de forças, tudo o que envolve nosso  maravilhoso, mas problemático patrimônio histórico. Cada voz é uma voz isolada, como se apenas o que pensa e defende é que resolveria a questão. Mais uma vez a coluna vaticina: a questão do patrimônio histórico é fácil de resolver. Difícil é administrar tantos egos e tantos interesses. Isso não tem cura!

DESTAQUE A CONFÚCIO
Não é que uma pesquisa nacional do G1, site da Globo, colocou o governador Confúcio Moura em primeiro lugar, no país, como o que mais cumpriu promessas de campanha? Segundo a pesquisa do G1, Confúcio cumpriu quase 79 por cento das suas juras de palanque. O segundo colocado foi o governador do Maranhão, Flávio Dino, que cumpriu quase o mesmo percentual. Marconi Perillo, de Goiás (75 por cento); Raimundo Colombo, de Santa Catarina (69 por cento) e Camilo Santana, do Ceará (65 por cento), foram os demais melhores colocados nessa pesquisa que destacou o governante rondoniense. O site fez um levantamento sobre o que foi prometido em vários setores (saúde, educação, segurança, obras e etc...) para chegar à avaliação final. Confúcio e sua equipe, é claro, comemoraram o destaque, que não dá prêmio concreto, mas dá prestígio e respeito aos políticos que ficaram à frente.

NÃO PODE REPROVAR
Desabafo de um professor de Porto Velho, em mensagem enviada ao programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, retrata bem como está a situação dentro das escolas públicas, em relação à violência e a impossibilidade de se dar respostas à altura de estudantes vadios, que só vão para as salas de aula para prejudicar os que querem aprender e se confrontar com professores. Em resumo, ele contou que leciona no Estado há 20 anos, mas que nunca passou por uma situação como a atual. Os professores, antes do começo do ano letivo, são cobrados por membros dos Conselhos Tutelares, em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente. “Não podemos punir o aluno que esteja causando problemas. Não podemos sequer reprovar um estudante. É uma vergonha!” Ele disse, em outras palavras, que em tantos anos de carreira, nunca viu algo tão nefasto para a educação, como a situação em que os professores vivem hoje, nas escolas.

DE OLHO NA NOSSA FLORESTA!
Lá vêm eles! E ainda como convidados. Tropas americanas foram convidadas pelo Exército brasileiro para um exercício militar conjunto, na tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Peru e Colômbia. A série de ações militares será realizada em novembro próximo. A operação, chamada de “América Unida”, terá dez dias de duração. O encontro das tropas dos dois países, faz parte do projeto Amazonlog, exercício militar criado pelos brasileiros, a partir de uma atividade da OTAN, realizada na Hungria, na qual representantes do nosso Exército participaram como observadores. A militarização da Amazônia é vista por muita gente (geralmente chamada de xenófoba e paranoica), como um grande risco para o Brasil. A região mais rica em biossistema do Planeta, que ainda tem água em abundância e a floresta que ajuda a Terra a respirar, é cobiçada por muitos países. Por isso, há o temor deste tipo de ação. O Exército, contudo, nega que a ação conjunta possa servir para o surgimento de uma possível base multinacional na Amazônia.

BOMBA EM CURITIBA
A próxima quarta-feira, dia 10, será um dia daqueles! Em Curitiba, o ex presidente Lula vai depor perante o juiz Sérgio Moro, na condição de réu. Protestos pró e contra o líder do PT estão sendo marcados e as autoridades de segurança estão planejando um aparato especial, para impedir que haja confrontos e violência. Lula vai ficar frente a frente com o magistrado que sacudiu o país, com sua coragem e determinação e com a condenação de inúmeros envolvidos na Operação Lava Jato, certamente a maior estrutura de corrupção já criado num país democrático, em todo o Planeta. Lula continua protestando e dizendo ser inocente, mas a última denúncia feita ao próprio Moro, pelo ex diretor da Petrobras, Renato Duque, de que Lula sabia de tudo, certamente vai piorar a situação do ex Presidente da República. Preparemo-nos, portanto, para a bomba do dia 10. Vai ser uma quarta-feira para entrar para a História...

PÉ NA ESTRADA
Final de semana para os políticos colocarem o pé na estrada. Pela Rondônia afora, candidatos a candidato a vários cargos, percorrem cada cidade, cada quilômetro,  querendo contato com o eleitor, para avaliar suas chances para o ano que vem. Deputados federais e estaduais percorrem estradas como se estivessem num rally, chegando a cada recanto, para conversar, ouvir, se preparar para 2018, até porque a concorrência será forte no ano que vem. Futuros postulantes ao Senado e ao Governo do Estado também estão no mesmo ritmo, procurando estrar junto ao maior número de lideranças e comunidades do Estado. Pode parecer muito cedo para se estar falando em campanha eleitoral, mas quem é do metiê sabe muito bem que as coisas já começaram a esquentar. Quem chegar atrasado, pode perder a chance. Os experientes já estão na estrada há tempo. Política com competência se faz com planejando e dando duro. Senão, é coisa para amadores...

PERGUNTINHA
Nesse domingo de decisões nos campeonato estaduais, quais torcidas farão festa pelo título conquistado e quais vão lamentar ter chegado tão perto e, no final, serem obrigados a ficarem assistindo a festa alheia?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Um comentário:

Unknown disse...

Caro professor,esse estatuto da criança e adolescente é um verdadeiro presente de grego enfiado guela abaixo de toda sociedade brasileira. Esse MALFADADO estatuto está fazendo um estrago enorme no que se refere a bom comportamento, RESPEITO e disciplina com uma boa parte dos adolescentes atuais. O governo tem uma grande participação nesses tipos de comportamento negativo, porque interfere demasiadamente na educação doméstica, retirando a autoridade dos pais, dos professores de corrigir adequadamente os seus filhos e alunos, chegando ao ponto de proibir aqueles meninos e meninas que não querem estudar e ainda atrapalham quem quer, e as consequências estão aí estaticamente exposto e só não ver quem não quer, quando na ocasião de concurso público, as melhores vagas estão sendo conquistadas e abocanhada pela a maioria dos candidatos de outras regiões do país, com exceção de alguns candidatos de Rondônia que estudaram pra valer, com dedicação e disciplina consegue alcançar seus objetivos, mas são poucos infelizmente, pois a maioria leva bomba e alguns não conseguem passar nem em concursos para GARI, pois não prestou atenção nos estudos que lhes foram aplicados, levou o tempo na brincadeira, ou brigando, ou infelizmente estudaram em péssimo colégio público que finge que está promovendo educação, mas não está, e a prova disso não é latente, quando obriga os mestres a não reprovar de ano, aqueles que foram as escolas só para bagunçar

Postar um comentário