quinta-feira, 20 de outubro de 2016

RIO MADEIRA: Coloração verde encanta moradores


Nas últimas semanas, a coloração do rio Madeira vem chamando a atenção de todos os moradores de Porto Velho. Conhecido pelas suas águas escuras e barrentas, devido a grande quantidade de sedimentos que é transportado por ele, o rio Madeira ganhou uma coloração verde parecida com a cor do mar

De acordo com os especialistas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a falta de chuva e a vasta quantidade de algas bacterianas podem ser a causa para a nova coloração do rio.
O hidrólogo da CPRM, Hércules Pessoa aponta que o rio está com o nível baixo e que a água que corre por ele é uma água oriunda dos lençóis freáticos. “Na passagem dos lençóis freáticos para o rio, não tem carreamento de sedimentos como normalmente acontece”, diz.
Mudança não afeta navegação fluvial
De acordo com o hidrólogo, essa é a segunda vez que o rio ganha essa coloração verde, a primeira foi na seca de 2005. Ainda segundo ele, a mudança não afeta a navegação fluvial e nem a sobrevivência dos peixes. Hércules explica que o nível do rio Madeira começará a subir ainda este mês, e que, consequentemente, a coloração do rio volte ao normal, devido ao escoamento superficial.
O comerciante Antônio José, que mora em Porto Velho há 16 anos, conta que está encantado com o rio Madeira e suas surpresas. “ A natureza é algo imprescindível. Esses dias tivemos uma cheia com um água escura e hoje temos o prazer de contemplar essa maravilha”, diz.
O turista Hélio Poutorak conta que gosta muito do rio, mas que a cor da água está bem diferente do que ele viu nas outras visitas. “Pelo menos uma vez no ano venho a Porto Velho, eu admiro demais esse rio, mas essa água está diferente, nunca tinha visto assim”, diz.
A ex-ribeirinha e pescadora Maria Oliveira, 60 anos acredita que a cor verde da água piorou suas atividades com a pescaria. “Eu já pesco há 15 anos, essa cor sempre me atrapalha, os peixes não vêm, porque a água está muito limpa”, indaga Maria.
Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário