sábado, 15 de outubro de 2016

“TENHO FÉ E ACREDITO NA FORÇA DO PROFESSOR!”

Para todos os meus professores, inspirada no lindo poema  “Tenho fé e acredito na força do Professor!”, de um paraibano arretado, chamado Braúlio Bessa, que reconhece e declama em forma de Cordel o valor e a força do Professor.

Em suas palavras: Um guerreiro sem espada/ sem faca, foice ou facão/ armado só de amor/ segurando um giz na mão/o livro é seu escudo/ que lhe protege de tudo/ que possa lhe causar dor/ por isso eu tenho dito/ 

Tenho fé e acredito/ na força do professor./ Ah... se um dia governantes/ prestassem mais atenção/ nos verdadeiros heróisque constroem a nação/ ah... se fizessem justiçasem corpo mole ou preguiça/ lhe dando o real valor/ eu daria um grande grito/ Tenho fé e acredito/ na força do professor./ Porém não sinta vergonha/ não se sinta derrotado/ se o nosso pais vai mal/ você não é o culpado/ Nas potências mundiais/ são sempre heróis nacionais/ e por aqui sem valor/ mesmo triste e muito aflito/ Tenho fé e acredito/ na força do professor./ Um arquiteto de sonhos/ Engenheiro do futuroUm motorista da vida/ dirigindo no escuro/ Um plantador de esperança/ plantando em cada criançaum adulto sonhador/ e esse cordel foi escrito/ por que ainda acredito/ na força do professor.

A todos os Professores, que, assim como eu, escolheu está nobre missão, com prazer e muito orgulho, meus Parabéns. Obrigada a todos os meus Professores, que me lapidaram e me fizeram enveredar pela seara do conhecimento.

Caminhos tão longos e sem previsão de chegada, com começo, mas sem tempo para finalizar. Ser professor é esta força enigmática que brota do amor, da generosidade e da doação de si e de seus conhecimentos. Também de seus ensinamentos, aprendizagens e de suas experiências de vida.

Ser Professor é Amor Infinito ao próximo. É um querer mais que bem querer, é simplesmente Paixão, sem razão. Bom dia a todos os nobres Professores, que ganham mal, mas em sala de aula, isso pouco importa. Trabalham em espaços, faltando pedaços, mas na mente e no coração valente, transmite mais um conhecimento.

Mesmo com tanta sabedoria, muitas vezes, só conhecem a Ingratidão. Não são respeitados, nem por alunos (claro, tem exceções) e muito menos pelo Poder Público. Mas, nada disso impede um Professor de repassar ao o outro o melhor de si mesmo.

Basta o reconhecimento de um único aluno, para seu dia ser mais feliz. Ser professor é... Você que fez a leitura até aqui, agora complete. O que é ser Professor para você? Bom dia, Professor e Professoras, meu carinho e meu muito obrigada. Edileusa Pena

Fonte: 
*Edileusa Pena *
Contato: 11 9 82514989
jornalista - DRT/MT: 1092
Pos-doutoranda da USP e pesquisadora associada do NACE-Escola do Futuro/USP
Professora Adjunto III do curso de Biblioteconomia
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Campus de Rondonópolis - Mato Grosso - MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário