sábado, 15 de outubro de 2016

Opinião de Primeira - FALTAM PROJETOS PARA APLICAR 220 MILHÕES DE REAIS EM RONDÔNIA!

Os representantes de Rondônia no Congresso se reúnem na próxima segunda, em Brasília, para uma decisão de grande importância. Os três senadores e os oito deputados federais vão definir para onde irão os 220 milhões de reais em emendas de bancada, já aprovadas, para investimentos no ano que vem. É um dinheiro que servirá para obras e para melhorar a vida dos rondonienses. Para a Capital, por exemplo, poderiam vir até mais de 100 milhões de reais. Ocorre que há um grave problema. Não há um só projeto apresentado pela Prefeitura, até agora, para utilizar essa verba fantástica. Pelo menos foi o que afirmou nessa sexta, o deputado federal Luiz Cláudio da Agricultura. Ele foi mais longe: disse que a Capital já perdeu muitos recursos e perderá outros tantos, exatamente porque, até agora, não apresentou projetos que mereçam os investimentos. O Governo do Estado também não encaminhou planos concretos para utilização da verba, caso se colocasse como apto para recebê-la. Disse ainda o parlamentar do PR: nem para os viadutos e nem para o sistema de iluminação da ponte sobre o rio Madeira, havia qualquer projeto. Não fosse a colaboração da Fecomércio, que doou um  completo e bem produzido plano, jamais se teriam conseguidos os recursos para iluminar a ponte, como agora foi conseguido pelo próprio Luiz Cláudio.

O deputado criticou a lentidão e a falta de cuidados para a produção de planos de investimentos bem feitos, porque para esses, garantiu, não faltará dinheiro. Quando se reunirem  para definir onde serão gastos os 220 milhões, os membros da bancada  terão que fazê-lo no escuro, sem saber para que obra, especificamente, os valores serão utilizados. Mesmo que os recursos sejam impositivos, ou seja, serão obrigatoriamente liberados, haverá atrasos, porque nada sai dos cofres de Brasília, em relação às emendas, sem um detalhado projeto. É mais um dinheiro que deve ser usado em 2017 e que poderá voltar aos cofres federais, caso não esteja claro e definido onde ele será usado.

POÇOS ARTESIANOS
Luiz Cláudio deu outro exemplo: recentemente, conseguiu a liberação de 1 milhão e 400 mil reais para Porto Velho. Desse total, 800 mil seriam aplicados na saúde pública e foram apresentadas propostas do município para usar esse dinheiro. Já em relação aos outros 600 mil, Porto Velho corre o risco de perder a grana. Ela deveria ser usada para saneamento básico, construção de poços artesianos e construção de reservatórios na zona rural. Nada disso ocorreu, porque a Prefeitura alega não ter gente para fazer os projetos. E depois ainda dizem que falta dinheiro! Não será também uma absurda falta de gestão que está prejudicando muitas cidades rondonienses e brasileiras?

MAIS MUDANÇAS
Já começaram algumas mudanças no governo Confúcio Moura. A primeira era previsível: Williames Pimentel retornou ao comando da Secretaria de Saúde, logo depois do primeiro turno da disputa pela Prefeitura da Capital. Estreante nas urnas, Pimentel saiu com quase 34 mil votos, o que pode incentivá-lo a outros patamares na vida política. Por enquanto, contudo, ele comanda um setor vital do governo Confúcio, extremamente difícil, mas que no geral tem conquistados resultados bastante positivos. Já em outro setor vital do governo, também pode haver mudanças em breve. Os resultados até agora alcançados teriam desagradado muito a Confúcio Moura, que os considerou pífios, mesmo com os pesados investimentos feitos. Por enquanto, o assunto só é tratado da porta para dentro, mas em breve seus desdobramentos serão públicos.

QUE LEI É ESSA?
Não se pode imaginar um horror maior, uma brutalidade mais horripilante, uma violência mais acintosa, do que uma mulher ser covardemente atacada pelo próprio marido, dentro de casa e perder um olho. Uma pessoa saudável, de uma hora para hora fica cega, só com o buraco do olho, pois aquele que deveria cuidar dela e protege-la, transforma-se num monstro covarde. Foi o que aconteceu em Ariquemes, ontem. Um animal travestido de ser humano arrancou o olho da sua esposa, porque ela, cansada de agressões e violência, decidiu abandoná-lo. As autoridades que deveriam proteger uma mulher vivendo sob esse clima de terror, não podem fazê-lo, por causa dos direitos humanos do criminoso. Nem o nome dele pode ser divulgado, porque ele não foi preso em flagrante e ainda tem endereço fixo. É pra isso que ser a tal Lei Marinha da Penha? Pra gozar com a cara de mulheres destruídas? Só falta agora a mulher ser presa, acusada de ter obrigado o marido a arrancar o olho dela!

OUTROS ANIMAIS À SOLTA!
Lamentável, animalesca, doentia, fora de qualquer sentimento de civilidade, a agressão ao ex presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no aeroporto do Rio de Janeiro. Uma vergonha, embora os covardes que tenham praticado a agressão ainda se vangloriem de terem feito “o que todos gostariam de fazer!”. Mentira. Esses trogloditas ignorantes, imaginando que suas anencefalias representam o restante do povo brasileiro, só demonstraram ignorância e brutalidade. Cunha tem direito a um julgamento justo, a ampla defesa e, lá na frente, se for considerado culpado, deve cumprir todas as suas penas. Mas agredir um homem já envelhecido, apenas porque se acha que as instituições (que funcionam!), não o farão, é coisa de criminoso. Deveriam ser colocados, Cunha e seus agressores, na mesma prisão. Um por corrupção, outro por ato de banditismo.

BAIXARIA VIA REDES SOCIAIS
Nas redes sociais, a boataria, a baixaria, a falta de vergonha na cara, continuam imperando. Na campanha em Porto Velho, cabos eleitorais e admiradores dos dois candidatos confrontam os adversários, raramente com criatividade e respeito. Normalmente, são mentiras, sujeiras, sacanagens, invenções agressivas, respostas furiosas. Assim como a classe política é o retrato do brasileiro, as redes sociais também o são. Uma minoria a utiliza com respeito, criatividade, bom humor. Mas a maioria dá pena. Além de erros grosseiros do nosso (ninguém aguenta mais ler “com certeza” e “Boua noite!” e ainda há débeis mentais que escrevem sol com cê cedilha – isso mesmo: “çol!” - entre tantas agressões à Língua Mãe, tem que se suportar maldade, falsidades, humor agressivo e baixo; fotos de corpos dilacerados e crianças com doenças terminais. Desse jeito, vamos acabar destruindo também esse importante meio de comunicação.

PERGUNTINHA
Não é que agora, fora do Governo e depois de terem destruído a economia do país, além de promoverem a maior roubalheira da nossa História, muitos petistas estão nas redes sociais apontando soluções para tudo?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário