sábado, 29 de outubro de 2016

É BOM SABER

Sobre os Pés

Os 52 ossos dos dois pés humanos representam ¼ de todos os ossos do corpo. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do mundo a pé. O pé como medida de distância surgiu na Inglaterra. O rei Eduardo II estabeleceu seu próprio pé como medida na seguinte razão:  36 grãos de cevada são iguais a um PE. Os hormônios sexuais testosterona e estradiol são os principais responsáveis pelas transformações físicas e comportamentais nos jovens. São também responsáveis pelo chulé. Eles estimulam a produção de glândulas sudoríparas, que ocasionam a transpiração. Se a pessoa transpira em excesso, seja por causa de problemas de saúde ou emocionais, o chulé  fica ainda pior. Dentro do sapato, principalmente do tênis, os pés não “respiram”. Esse passa a ser um ambiente propício para o surgimento de bactérias e fungos. Eles causam maus cheiros, como o chulé, cujo nome científico é bromidrose.

Por que o biscoito de água e sal possui pequenos furos?

Apesar de parecer um detalhe estético, os furos presentes no biscoito de água e sal possuem importante função física na hora do preparo.

Criados em 1972, por John Pearson, em Massachusetts, EUA, o biscoito tinha o objetivo de ser um alimento duradouro e nutritivo, sendo carregado com facilidade para consumo e estoque, por marinheiros que enfrentariam longas viagens.

Porém, eles eram muito espessos e com formatos aleatórios, e qualquer tentativa de manipulação causava uma quebra do biscoito. Foi aí que Josiah Bent teve a idéia de realizar pequenos furos, antes de levá-los ao forno. Isso faria o vapor escapar, durante o cozimento, achatando e padronizando os biscoitos.

Além disso, com a dosagem do furo sendo calculados de acordo com as dimensões do biscoito, eles acabam também sendo responsáveis pela crocância do alimento. Quanto mais furos aglomerados, mais secos eles ficam. Furos espancados vão causar  uma certa quantidade de bolhas na superfície.

O biscoito é tão popular que apenas nos Estados Unidos, sua venda pode movimentar 10 bilhões de dólares por ano.


Fonte: Jornal Alto Madeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário