domingo, 23 de outubro de 2016

Opinião de Primeira - METADE DA POPULAÇÃO DE PORTO VELHO RECEBE O BOLSA FAMÍLIA

Há muita coisa errada, muita corrupção e sacanagem, como quase tudo que envolve recursos públicos no Brasil. Mas o Bolsa Família é, em sua essência, um programa social positivo, de apoio a milhões de necessitados. Não fosse ela, a fome, que ainda assola essa terra, seria um câncer ainda maior, mais terrível. O que ocorre com o Bolsa Família é que ele é gerido por gente. E onde tem gente, tem malandragem. Há milhares de casos de desvios. Mulheres de Prefeitos usando o benefício para comprar perfume. Parentes de vereadores, de carrão, indo à Caixa, pegar seu dinheirinho roubado dos pobres, assim como outras dezenas de milhares que não têm direito.  Falta vergonha na cara, mas falta ainda fiscalização e punição exemplar para esses bandidos, que usufruem do que é dos mais pobres. O programa, criado pela então primeira dama Ruth Cardoso, como Bolsa Escola, nasceu cheio de boas intenções. O PT, na época, o crivou de críticas. Ao assumir o poder, transformou o projeto em Bolsa Família e passou a usá-lo como mote de cooptação de votos entre os mais necessitados. Deu certo durante um tempo. Depois não deu mais. 

Em todo o Brasil, o Bolsa Família salva da miséria e da fome milhões de pessoas. Mas certamente o número atendido hoje, 45 milhões e 800  mil pessoas (um a cada quatro brasileiros), é perto do absurdo. Se for feita uma triagem correta, pode-se  reduzir até pela metade, sem prejuízo daqueles que realmente precisam. Porto Velho, por exemplo, não é uma das cidades mais pobres do país. Dá para entender que mais da metade da população da Capital rondoniense receba o Bolsa Família? Eram, no final de 2015, nada menos do que 300 mil beneficiados. Há que se fazer uma triagem séria. Se isso for feito, também por aqui o Bolsa cairá pela metade. O programa é ótimo, sua intenção das melhores. O problema é que ele é gerido com malandragem, espírito de caça votos e até de forma criminosa. Que se prendam os bandidos, mas que não se tire dos pobres esse grande apoio que eles têm. 

NÚMEROS DE RONDÔNIA
Outros números do Bolsa Família, em algumas cidades de Rondônia: em Ariquemes, são 63.634; em Ji-Paraná, 59.285;  em Guajará Mirim, 49.563; em Vilhena, 48.882 e Rolim de Moura, 48.882. Na soma geral, mais de 500 mil rondonienses recebem o benefício. Está faltando um estudo sério (não esses recadastramentos fajutos feitos de vez em quando), para que os recursos sejam direcionados apenas a quem realmente precisa. Mesmo que se mantenham os atuais valores (por que não?), se poderia dar um pouco mais de apoio a quem realmente precisa. E aos vagabundos que se encostaram no programa, graças às malandragens da política, seria ótimo descobri-los e fazê-los devolver cada centavo que desviaram. Sem contar uma passagem por uns tempos pelas cadeias. Mas daí já é sonhar demais, não é?

GRANDE APOIO À UNIR
Se depender do senador Ivo Cassol, a Unir em Rondônia terá  recursos suficientes para investir em modernização da sua estrutura, ampliação e reformas de prédios, combate à evasão universitária. O ex governador destinou nada menos do que 40 milhões de reais em emendas apenas para serem investidos na nossa Universidade Federal. A Unir agora tem que apresentar seus projetos para utilização dos recursos, que começarão a ser liberados no início de 2017 e, certamente, serão de enorme importância para que a instituição não fique estagnada, por falta de verbas. O anúncio da liberação dos 40 milhões foi feita ao Pró –Reitor de Planejamento da Unir, professor Otacílio Moreira, que representou o reitor eleito Ari Ott, no encontro com Cassol, em Brasília.

DOMINGO DE DECISÃO
Começa às 22h15, no horário local. HIldon Chaves e Léo Moraes vão ter, na noite desse domingo, o mais importante confronto antes da eleição do dia 30. Quando o debate da SICTV terminar, por volta da meia noite, se terá uma ideia de quem se saiu melhor; de quem teve melhores propostas; de quem conseguiu convencer melhor o eleitorado. A partir daí, o debate da emissora afiliada à Record terá uma semana para repercutir, o que é um prazo bastante razoável para que o confronto influencie ainda no eleitorado. O encontro dos dois nesta próxima terça, na SGC/RedeTV, certamente terá menos audiência e menor repercussão e o tempo para que possa impor decisões no eleitor é menor. O da TV Rondônia/Globo, com maior audiência de todos, será realizado a apenas 48 horas da eleição e provavelmente sua influência será menor, a menos que ocorra uma grande surpresa. Enfim, o dia é esse: 23 de outubro. É o grande debate da SICTV!

O DESESPERO DO PT
Sobre o tema da disputa em Porto Velho, ainda: principalmente nas redes sociais, a baixaria está chegando a níveis preocupantes. A campanha, até agora, mesmo com alguns eventuais ataques um pouco mais duros, tinha se mantido num nível dentro do aceitável. Nos últimos dias, partidários dos dois candidatos começaram a partir para o exagero. Tanto Hilton quanto Léo, em seus programas no horário gratuito e nas inserções, continuam firmes, batendo em propostas ´para a cidade. Seus seguidores, contudo, andam pisando na bola. Um ou outro petista, desesperado por estar fora de qualquer evento da política, quase como se o partido não existisse mais por aqui, usam blogs e sites para contar meias verdades e atacar principalmente Hildon. Léo Moraes já disse, publicamente, que não tem nenhum acordo político com os petistas e que, se eleito, eles não estarão ao seu lado. Ou seja, sem para onde ir, só resta a esses derrotados tentar criar confusão. Não são os piores. Mas quando defendem um dos candidatos, o eleitor corre para o outro. 

MORTE DE PMS
Eles defendem a sociedade, são os guardiões das pessoas de bem, que os respeitam. Quem não gosta deles? Claro, quem tem culpa no cartório ou algo a esconder. Obviamente que entre eles há gente que não presta, como há em qualquer profissão. Mas a grande maioria dos PMs é de gente dedicada, cumpridora dos seus deveres, com eficiência e dedicação, mesmo recebendo salários injustos. Em todo o Brasil, eles têm sido vítimas de crimes violentos, até porque as leis protegem mais  bandidos e assassinos do que os que representam a lei. Em Porto Velho, em duas semanas, dois PMs foram brutalmente assassinados. Um no Espaço Alternativo, um crime ainda não esclarecido. Outro, na noite desse sábado, fuzilado por dois pistoleiros, no bairro Cuniã. A violência atinge em cheio nossa polícia. Imagine-se como fica o cidadão comum...

PERGUNTINHA
Será que quando Eduardo Cunha começar a falar, vai repercutir e pegar pesado também em gente aqui da região norte e mais precisamente nessa Rondônia de todos nós?

Fonte:Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário