segunda-feira, 17 de outubro de 2016

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO “VIDA LONGA” - Não sofra, nem morra antes da hora, monitore sua pressão regularmente.

Quando o Salaquiel, meu irmão, voltou da UTI, pela penúltima vez, após fazer um Cateterismo Cardíaco, o laudo médico afirmava que o coração estava muito danificado e não era possível nenhuma intervenção. Um transplante seria a solução, mas isso não poderia ser feito, por causa dos rins, que estavam comprometidos também, e, já atingia o pulmão, com acúmulo de água.

Ao visitá-lo, senti um leve desespero dele, pois percebia que o fim estava chegando, só não achei que seria tão rápido; demorou apenas um mês. Ele viveu apenas 53 anos, por causa de um descuido com uma doença chamada Hipertensão Arterial (Pressão Alta).

Senhores leitores, é importante que todos saibam: quando essa doença, não é controlada, vai comprometendo outros órgãos, como o cérebro, o coração, os rins, os pulmões etc,. De maneira silenciosa, na maioria dos casos. Quando as consequências aparecem, muitas vezes, como foi com meu irmão, já é tarde demais para tratar.

Preste atenção: - O problema é complexo, mas a solução é simples, desde que seja preventiva; detectado o problema no início, o tratamento pode ser (re)educação alimentar, prática de atividade física e/ou ingestão de comprimidos diários. Porém, tudo acompanhado e prescrito por um médico (cardiologista).

Sinto a necessidade de fazer este alerta para todos as pessoas, para que, não precisem passar pelo sofrimento que minha família passou. Para não ter que ver nos olhos de seu irmão/filho/marido/pai/avó o desespero de saber que está morrendo, mas, que tudo isso poderia ser evitado se cuidasse do corpo e da saúde preventivamente.

Pensem nisso: um equipamento para verificar a pressão custa aproximadamente 100 reais. Se toda família comprar um, conferir a pressão de todos regularmente, será possível verificar a alteração da pressão no início e buscar tratamento adequado.

Vejam como é simples e barato salvar a vida de quem você ama! Espero que a morte prematura do meu irmão sirva para ajudar outras pessoas a ter uma vida longa e feliz!

Salaquiel Moisés do Nascimento, falecido no dia 11 de outubro e sepultado no Dia das Crianças.

Fonte: Texto de Celson Moisés do Nascimento. Esta Campanha é uma iniciativa de Celso Moisés do Nascimento, irmão de Salaquiel Moisés do Nascimento, falecido no dia 11 de outubro e sepultado no Dia das Crianças. Também coordena a Campanha “Vida Longa” a nossa colaboradora Edileusa Pena.

Texto enviado pela colaboradora do Blog, Professora Edileusa Pena
Edileusa Pena *
Contato: 11 9 82514989
jornalista - DRT/MT: 1092
Pos-doutoranda da USP e pesquisadora associada do NACE-Escola do Futuro/USP
Professora Adjunto III do curso de Biblioteconomia
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Campus de Rondonópolis - Mato Grosso - MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário