sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Opinião de Primeira - OUTRO ATAQUE CRIMINOSO. E AS AUTORIDADES LAVAM AS MÃOS, DE NOVO!

Que não se pense que eles vão parar! Não vão, porque se consideram intocáveis e até há pouco tiveram proteção dos governos (principalmente durante Lula e Dilma) e as autoridades policiais os temem. Recentemente é que alguns setores da Justiça começaram a enfrentá-los. O grupo terrorista Liga dos Camponeses Pobres (LCP), voltou a atacar. Depois de invadir uma fazenda em Seringueiras, atacar até helicóptero da PM a tiros; sequestrar e maltratar funcionários; matar animais, colocar fogo em prédios, membros do grupo que ataca sempre fortemente armado, invadiram agora a Fazenda Marrecão, também em Seringueiras e localizada às margens do rio São Miguel. A tática foi a mesma: um grupo precursor analisa o local, enquanto outro, armando-se até os dentes, prepara o ataque. Ele sempre é feito de surpresa, como agem todos os terroristas. Nesse caso, foi no final da tarde, quando ninguém esperava. Atirando, ameaçando, agredindo, membros da LCP deixaram os donos da propriedade e seus funcionários em pânico. E já avisaram: não saem de lá de jeito nenhum. Acredite-se neles. Ignoraram totalmente a decisão judicial que mandava que eles fossem deslocados para mais de 300 quilômetros de Seringueiras, depois da destruição que causaram na Fazenda Bom Futuro. Fizeram uma figa para a Justiça e deixaram claro que quem faz as leis são eles, os criminosos da LCP.


Usando uma estrutura de grupos guerrilheiros, treinando guerrilha, inclusive com a participação de crianças, debochando das autoridades, contando com apoios importantes dentro de organismos públicos aparelhados pelos petistas, a LCP continua abusando da sociedade. Nada teme, porque viveu até agora dentro da mais ampla impunidade e do medo das autoridades em enfrentá-la. A guerrilha e o terrorismo estão dominando as áreas rurais de Rondônia. As autoridades começam a reagir, mas com uma lentidão de cágado. Enquanto isso, a Liga vai se fortalecendo e enfrentando a tudo e a todos. Vive ainda sob o domínio da impunidade e impõe o domínio do medo.

LEBRÃO REPUDIA
Irritado com o lava mãos das autoridades e preocupado com o risco que os produtores rurais da região que representam estão passando, nas mãos dos bandidos da LCP, o deputado estadual José Lebrão, vice presidente da Assembleia, emitiu nota de repúdio, nessa semana. Segundo ele, merece repúdio “a morosidade das ações necessárias por parte dos órgãos oficiais”. Acrescenta  ainda que “considera que tal demora nas ações resultam em um fortalecimento e proliferação de atos desta natureza, além de implantar um clima de total insegurança na região e no descrédito  do poder publico instituído por parte da população”. O parlamentar, que representa os municípios da BR 429, está cheio de razão. Enquanto as chamadas autoridades competentes lavam as mãos, os criminosos da área rural vão tomando conta, impondo a violência e destruindo propriedades. O maior incentivo para isso é a total impunidade que campeia.


UMA TÊNUE ESPERANÇA
Finalmente, uma tênue e quase imperceptível luz no fim do túnel, mas, mesmo assim, um avanço sobre o terror que se implantou no Brasil. O presidente Temer determinou estudos que, ao invés de facilitar, dificultem a saída da cadeia de presos envolvidos em corrupção e em crimes brutais. Uma das ideias é que presos cumprindo cadeia por crimes de corrupção ou violências, só possam ser beneficiados com progressão de pena a partir do cumprimento de ao menos a metade dela. O Ministério da Justiça analisa as mudanças, que também vão propor que se mantenha muito mais tempo  atrás das grades, bandidos envolvidos com o crime organizado, com o tráfico de drogas, com o tráfico de armas e explosivos. Claro que é muito pouco ainda, mais já é um passo. Agora, cabe à sociedade pressionar o Congresso para mudar todas essas leis ridículas de hoje, que incentivam e tornam os crimes impunes. 

NO RÁDIO E NA TV
Depois de Hildon Chaves, nessa sexta é a vez de Léo Moraes ser sabatinado por Léo Ladeia e Sérgio Pires, no programa Cidade Alerta Rondônia (SICTV/Record). Nesta  quinta, o tucano respondeu a várias perguntas da dupla e agora será a vez de Léo. Os dois disputam o segundo turno na Capital e vão se enfrentar no grande debate da SICTV no domingo da outra semana, dia 23. Também participarão de entrevistas com os Dinossauros do Rádio, nessa segunda e terça, na Parecis FM.  A disputa na Capital está acirrada e os encontros dos candidatos com jornalistas e apresentadores da SICTV e da Parecis, certamente ajudarão ainda mais o eleitor a ter subsídios para escolher, no dia 30, qual dos dois será melhor para Porto Velho. Por isso, você não deve perder a programação eleitoral da emissora.

MUDA UMA SÓ CADEIRA
No ano legislativo de 2017, pelo menos uma mudança já está definida na Assembleia. Com a eleição da deputada Glaucione Rodrigues como nova Prefeita de Cacoal, assumirá uma cara nova na política: Geraldo da Rondônia, de Ariquemes. Ele é do PRB. Geraldo é um empresário da cidade e terá pelo menos dois anos de mandato. Outra mudança só acontecerá caso Léo Moraes vença o segundo turno em Porto Velho. Seu suplente é Ezequiel Neiva, que hoje é o diretor geral do DER. O outro parlamentar que disputou eleição municipal, Ribamar Araújo, não se elegeu e volta normalmente ao seu quinto mandato como legislador. A presidência do poder continua nas mãos do competente Maurão de Carvalho, que comanda o poder até 2018. Ele é um dos nomes mais quentes para disputar o Governo, daqui a dois anos...

OUTRO BEBÊ MORRE
Mais uma denúncia, mais um caso de suspeita de negligência médica. É um outro bebê também chamado Nícolas, nome igual àquela criança que desapareceu e que pode ter sido incinerada por engano. Dessa vez, a mãe foi à Maternidade Municipal com todos os sintomas de que era a hora do parto. Atendida, foi medicada e mandada de volta para casa. Não era hora, disseram a ela. Um mês depois, quando retornou, teve a notícia que a arrasou: o feto estava morto dentro do seu ventre. E estava morto há quase um mês. O caso foi denunciado no jornalístico SIC NEWS,  dessa quarta-feira e certamente merecerá profunda investigação. Já são vários casos de mau atendimento na Maternidade, de negligência e de famílias traumatizadas, Até essa quinta, a direção da Maternidade ainda não tinha se pronunciado sobre mais esse caso dantesco.

PERGUNTINHA
Por que os mesmos que estão criticando duramente - quando não inventam mentiras doentias – medidas do governo Temer para tentar salvar o país, não o fizeram quando os últimos dois Presidentes petistas prepararam a bomba atômica contra o país, que estourou só agora?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho / RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário