sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - A MAIORIA ACOMODADA TEM QUE COMEÇAR A VOLTAR ÀS RUAS!

Está na hora dos que querem uma Pátria muito melhor, voltarem às ruas. Por que, grande parte da mídia, parecendo que a torcer pelo pior, está dando uma supervalorização para vários grupos de partidários das esquerda, que tentam tornar o “Fora Temer” como se esse fosse o mote da maioria da população brasileira. Essa minoria, que sempre  viveu apenas para si mesma, para seus partidos e ideologias (prova maior disso é o estado de destruição que deixaram a economia nacional e a roubalheira desenfreada da qual muitos deles usufruíram), quer voltar a mandar no país. São poucos, são barulhentos, mentem e transformam a realidade a seu bel prazer, enquanto a imensa maioria, que ainda está comemorando a saída dessa gente do poder, voltou a sentar em frente da TV e se acomodar. É importante que se diga que o aparelhamento do Estado; das instituições; dos sindicatos; mas também de órgãos como parte do Ministério Público; da OAB, do Judiciário, não é fácil de ser extinto. Os petistas e seus aliados plantaram o ovo da serpente em cada organismo e o Brasil levará anos e anos, até se livrar de todos eles. Porque são minoria, mas muito bem preparados para dominar nossa terra, que, para eles, só deve servir aos seus interesses.

Então, se os movimentos que querem a salvação do nosso país se acomodarem, a minoria barulhenta e desesperada para não perder suas “boquinhas”  com o apoio de parte da mídia aparelhada, vai continuar fazendo  esse barulho todo, com a divulgação de protestos contra o novo governo, como se o estivessem fazendo em nome de todo o povo brasileiro.  A hora é de voltar às ruas, com aqueles milhões que disseram não ao petismo e seus seguidores. Porque, se isso não ocorrer, eles continuarão querendo dominar nosso Brasil e ampliar a destruição, até que tenham sugado tudo o que puderem. Não podemos, agora que recuperamos nosso país para os brasileiros, achar que tudo está resolvido. Não está. Eles não têm nada a perder e querem o caos. Vamos aceitar isso passivamente?

SETE VIDAS

O ex prefeito Roberto Sobrinho, depois de uma derrota na Justiça, quando teve sua candidatura impugnada, não perdeu mais nenhuma. Todos os recursos apresentados por seus advogados foram aceitos. Mantém sua campanha, mantém o direito de usufruir do horário eleitoral gratuito e, mais que isso, teve suspensos, ao menos até decisão superior, os efeitos da própria impugnação. Sobrinho está ganhando todas e, mais ainda, pode acabar se tornando vítima, o que ajuda muito na hora do voto, porque o eleitor é passional. Os demais concorrentes, que estão torcendo para que ele caia fora da disputa, vão ter que repensar suas ações contra o petista. Ao menos por enquanto, Sobrinho parece ter sete vidas. E, mais que tudo, lidera as intenções de voto na única pesquisa séria (do Ibope), até agora realizada na Capital.

PARCEIROS DE PESO
Quem está crescendo bastante é o nome do PMDB, Williames Pimentel. Na próxima pesquisa que ocorrer, certamente o nome dele vai estar numa posição melhor do que estava na primeira. O volume de campanha cresceu muito nos últimos dias, com encontros com grande público e caminhadas entre as maiores que têm sido realizadas em diferentes bairros da Capital. Na reta final da campanha, ele terá ainda a presença mais constante de lideranças políticas fortes na cidade, como o governador Confúcio Moura; vários dos seus secretários e ainda a dupla Valdir e Marinha Raupp. O presidente Michel Temer também deve gravar uma participação no programa eleitoral de Pimentel, dizendo que ele seria um grande prefeito da Porto Velho, com portas abertas no governo dele, Temer.

ENTUSIASMO E PROPOSTAS
E Léo Moraes? O candidato mais jovem na corrida pela Prefeitura, ex vereador e atual deputado, continua na mesma linha dos demais postulantes. Ele é seguro, fala com clareza o que quer e o que pretende fazer, mas seu programa no horário eleitoral ainda tem deficiências. O principal é ele mesmo, com seu entusiasmo e propostas positivas, mas os aliados ainda não o fizeram decolar, como poderia se esperar para essas alturas da campanha. Léo agora começou, enfim, a mostrar os problemas da cidade e apontar soluções. Tem muitos nomes importantes ao seu lado; um vice muito bom, o médico Amado Rahhal e boas propostas. Tem agora que deslanchar e envolver todos os seus aliados nas semanas finais da campanha. No resto, vai bem.

AINDA PODE SURPREENDER
Mauro Nazif continua com problemas, inerentes a quem está no poder. A reorganização que fez na Prefeitura, seus cuidados com as finanças; seu avanço conquistado em algumas áreas, não estão se transformando em apoios e votos. Realizou e tem realizado muitas obras importantes nessa reta final do seu mandato, mas há quem diga que esse esforço teria chegado tarde demais. Mais que não se subestime Nazif e seu grupo. Ele é um político experiente, conhece como ninguém o eleitor rondoniense e especialmente o de Porto Velho e pode ainda surpreender, na reta final da disputa. Seu maior problema até agora é superar o alto índice de rejeição. Se o conseguir, tem todas as chances de ser um dos dois que vai ao segundo turno.

FICHA LIMPÍSSIMA
Ribamar Araújo, queiram ou não, é um político diferente. Além de uma vida pública com ficha limpíssima, não se ouve do candidato qualquer pedido de alianças ou acordos que possam comprometer esse seu discurso. Praticamente sozinho, Ribamar anda pela cidade e distritos empunhando a bandeira da anticorrupção, da probidade na política, anunciando que jamais vai comprometer sua vida pública em rolos e desvios do dinheiro público. A campanha de Ribamar cresce sim, em parcela importante da sociedade, mas não se sabe se será suficiente para que ele consiga arregimentar um exército de eleitores que, mesmo discursando contra os males da política, na Hora H prefere votar em candidatos que possam oferecer benefícios pessoais. Não é fácil ser candidato nessas condições, mas Ribamar está indo em frente, sem violentar uma só palavra do seu discurso de moralismo e respeito com a coisa pública.

APENAS PARTICIPA
Pimenta de Rondônia marca presença. Não tem estrutura, seu partido é nanico em Porto Velho e tem meia dúzia de apoiadores. Não fosse ele e alguns poucos apaixonados pelo programa do PSOL, o partido já estaria extingo há muito tempo. São sempre os mesmos que se revezam nas candidaturas. Os resultados, portanto, não poderiam ser diferentes. O representante do PSOL terá os votos em menor número do que terá a maioria dos vereadores mais conhecidos, mas vale a pena participar de todo o processo para continuar divulgando sua sigla, seu ideologia e os programas que o PSOL gostaria de ver concretizados. Sem aliados, porque não os quer e nem os aceita, o partido repetirá, com o dedicado, competente e respeitado Pimenta de Rondônia, a mesma história das últimas eleições. Só participa. Nada mais.


PERGUNTINHA

Se você assistiu ao primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Porto Velho, na noite dessa quarta, quem acha que saiu como vencedor entre os sete pretendentes?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário