terça-feira, 27 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - RONDÔNIA GANHA OBRA QUE PODE IR PARA O LIVRO DOS RECORDES

Alvíssaras! Depois de muitos anos, duas obras importantes estão sendo prestes a serem entregues em Porto Velho. Uma delas é o viaduto no Trevo do Roque. Acredite quem quiser: a obra está pronta e começa a receber trânsito dentro de poucos dias, talvez já  nesse final de semana. E a outra, a que poderá ir para o Guiness, o livro dos Recordes, é a reforminha do prédio do INSS, que caminha para completar nove anos. Localizada na esquina da BR 319 (avenida Jorge Teixeira) com a Migrantes, o prédio, que deveria ser entregue em seis meses, demorou um pouco mais: quase 102 meses. Durante esse período, o usuário, o contribuinte, pobre coitado, foi jogado de um lado para o outro, sendo “atendido” em prédios apertados, sem qualquer conforto. Quem depende dos serviços do INSS, como sempre foi (mal) tratado ,como se fosse cidadão de segunda categoria. Isso quando não aconteciam outros desaforos, como os locais de atendimento mudando do dia para a noite, sem aviso prévio. Filas para conseguir senha para entrar em outra fila, para só então entrar numa terceira fila, se tornaram comuns. Enquanto isso, o prédio próprio, continuava ora sendo reformado por algumas semanas; ora com as obras paradas durante meses. O desrespeito para com o contribuinte arrastou-se desde 2007. A inauguração será em 10 de outubro. Ao invés de discursos, se tiverem vergonha na cara, ao entregar o prédio, as autoridades devem pedir desculpas à população.

Os demais viadutos da Capital, sintoma maior da incompetência e do desrespeito, continuarão abandonados. A ponte sobre o rio Madeira permanecerá sem iluminação pública. Provavelmente a única do país totalmente às escuras, todas as noites. A recuperação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré continuará sendo apenas uma piada. Conjuntos residenciais tomados pelo lixo e pela destruição se manterão debochando do povo, como aquele monstrengo da Três e Meio. E os candidatos à Prefeitura prometendo transformar Porto Velho numa Nova York. A gente deveria rir ou chorar?

AS BRUXAS EXISTEM!

Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay “! Pode ser conversa fiada, boataria para assustar candidatos, mera maldade para apavorar uns e outros. Mas, a experiência ensina que onde há fumaça há fogo e que pode-se não acreditar em bruxas, mas que elas existem, existem! Fonte muito ligada aos meios policiais confidenciou essa  semana, que estaria para acontecer uma daquelas explosões imensas, que fariam com que o teste da bomba atômica de Los Alamos, fosse pouco mais que um traque. A versão que corre nos bastidores é que a divulgação de um documento bomba poderia afetar diretamente a eleição municipal em Porto Velho e atingir gente em outras regiões do Estado. Pelo sim, pelo não, é bom se ficar de olho. Pode-se não enxergar as bruxas, mas é inegável que elas existem. Portanto...


SOBRINHO: NADA DECIDIDO
O caso Roberto Sobrinho teve mais um round nessa terça, mas ainda não há decisão final. O petista poderá tocar sua campanha em frente, segundo o que ficou definido pelo relator do processo no TRE, desembargador  Armando Reigota Filho. O desembargador Walter Walternberg pediu vistas do processo, que terá o julgamento final nessa quarta.  Sobrinho vai disputar sub judice até o final, inclusive esperando a decisão do TSE. Ou seja, a eleição de domingo poderá não ser uma eleição definitiva. Supondo-se que Roberto vá para o segundo turno, ele continuará disputando na dependência de decisões judiciais. Se for eleito prefeito, ocorrerá o mesmo, Pode até assumir, mas correrá o risco de não concluir o mandato. Sobrinho sabe de tudo isso, mas continua na batalha. Além de participar do debate da TV Rondônia, nessa quinta, o petista já programou uma grande carreata para sábado de manhã.

RETA FINAL
Os últimos dias da campanha em Porto Velho continuam apontando para uma disputa muito apertada para o segundo turno, com pelo menos quatro nomes com chances reais. O Ibope deve anunciar os resultados de nova pesquisa entre essa quarta e a quinta e é muito provável que os prognósticos de uma dura e complicada reta final sejam confirmados. Não se pode falar muito claramente as coisas, até sob risco de parecer que há torcida para esse ou aquele, quando na verdade, ao menos nessa coluna, isso não existe. Mas a tendência do eleitorado é escolher entre Mauro Nazif, Williames Pimentel e Léo Moraes, os dois que poderão ir ao segundo turno ou Sobrinho, que ainda é uma incógnita. Hildon Chaves deu uma boa crescida nos últimos dias, mas acabou sendo prejudicado porque entrou muito tarde na campanha. E Ribamar Araújo sofre prejuízos porque está sozinho, embora seu discurso seja de grande agrado do eleitor. Enfim, no domingo, lá pelo final da tarde, já saberemos quem vai para o turno final.

OS CRIMINOSOS VOLTARAM
Durou pouco a trégua da criminosa LCP, na região de Seringueiras, contra os fazendeiros da região. Depois de ameaçarem incendiar duas viaturas da PM com os policiais dentro, fazendo com que os representantes das forças de segurança fugissem correndo, membros da Liga voltaram a atacar a Fazenda Bom Futuro, de onde haviam se retirado há poucos dias, cumprindo decisão judicial de reintegração de posse. Bem armada, ignorando as autoridades – incluindo-se aí o Judiciário, já que o grupo não cumpre as decisões de juízes e desembargadores – a LCP age como um grupo de guerrilha, causando caos e destruição por onde passa. Não luta pela terra, porque a maioria dos seus líderes não tem ideia de como usá-la, mas sim por ideologia e violência. Bem feito para as autoridades, que ignoraram durante anos os avisos de que a LCP era uma organização criminosa! Agora, será muito difícil detê-la sem derramamento de sangue...

NOMES QUENTES
Em várias cidades do interior, a tendência continua praticamente a mesma de antes da campanha. Em Ji-Paraná, Jesualdo Pires nada de braçada. Em Cacoal, a liderança fácil é de Glaucione Nery. Em Ariquemes, a coisa está complicada. Tanto o atual prefeito, Lorival Amorim, quando o delegado Tiago Flores, podem levar a Prefeitura. Disputa acirrada. Em Vilhena, Rosani Donadon tem a força do sobrenome, mas o empresário Japonês está indo muito bem, com perspectiva de levar a eleição. Em São Francisco do Guaporé, a prefeita Gislaine Lebrinha terá, sem dúvida, a mais fácil reeleição. Filha do deputado Lebrão, Gislaine conseguiu reunir em torno de sua candidatura os principais nomes da política rondoniense, incluindo-se aí o poderoso presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho e o casal Raupp. Ganha fácil...

PERGUNTINHA
Será que um dia voltaremos a ter um país em que as pessoas de bem possam andar pelas ruas sem serem assaltadas, violentadas, mortas por bandidos, que estão tomando conta das cidades?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário