segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - NESTE DOMINGO, O DEBATE QUE PODE SER DECISIVO PARA A CAPITAL

O domingo que chega poderá ser decisivo para as eleições em Porto Velho. Há muitas campanhas que o debate realizado pela SICTV/Record têm sido vital para que o eleitorado indeciso comece a definir suas escolhas. Foi assim nas últimas eleições municipais; foi assim nas últimas duas eleições ao Governo, pelo menos. Quem não lembra que antes do debate na emissora, Expedito Júnior ainda aparecia nas pesquisas à frente de Confúcio Moura e, foi lá, na troca de farpas, comentários e projetos de governo, que o atual comandante rondoniense ganhou a dianteira e não a perdeu mais? Foi também lá que Mauro Nazif consolidou sua liderança, há quase quatro anos atrás, quando o fantasma do risco de perder para Mariana Carvalh0o e  Lindomar Garçon era concreto. Portanto, ao menos em teoria, o encontro dos sete postulante à Prefeitura pode, enfim, definir as coisas na Capital. Pelo menos cinco ainda estão no páreo para tentarem ir ao segundo turno: Mauro Nazif, Williames Pimentel, Léo Moraes, Roberto Sobrinho  e Ribamar Araújo. Não necessariamente nessa ordem, é claro. As pesquisas do Ibope apontam Mauro e Léo à frente, com Roberto e Pimentel praticamente grudados, caso seja contabilizado a margem de erro, na faixa de 4 por cento. O ex promotor Hildon Chaves, que entrou tarde demais na campanha e Pimenta de Rondônia, só mudarão suas situações caso ocorra um milagre. Milagres existem, na política?

Comandado pelo talentoso Léo Ladeia, nome dos mais respeitados nos meios midiáticos do Estado, o debate de domingo na SICTV começa por volta das 21h30 do domingo e vai até meia noite. Nesse período, os concorrentes à Prefeitura terão espaço para falar de seus planos, para fazerem perguntas entre si e para explicarem à população como pretendem realizar seus mirabolantes planos, para resolver todos os problemas da maior e mais complexa cidade rondoniense. O domingo à noite é para se ficar grudado na TV, acompanhando o debate. Dele, certamente vão sair os dois finalistas. Aguardemos, pois!

MORTO NA CAMPANHA
Até morto está aparecendo na propaganda do horário eleitoral gratuito. Foi o que aconteceu em Ariquemes, quando a família de Sebastião Jesus de Oliveira levou um susto, ao ver  o falecido dando depoimento e agradecendo ações do prefeito Lorival Amorim, candidato à reeleição. O problema é que seu Sebastião morreu em novembro de 2015. Quando surgiu na tela, falando em melhorias no acesso à sua propriedade, dona Rosa Maria, sua viúva, os filhos e netos quase caíram do sofá. Foi uma enorme gafe cometida pelos marqueteiros de Lorival, que agora vai perder um tempo muito longo, dando explicações. E ainda terá que ir na casa da família se desculpar. Todos estão indignados com a surpreendente aparição do morto na TV.

ÚLTIMAS TENTATIVAS
No último final de semana em que a campanha pode tomar às ruas, candidatos a todas às Prefeituras do Estado vão correr atrás do eleitor. Em Porto Velho, o peemedebista Williames Pimentel anuncia grande caminhada pela avenida Sete de Setembro, no centro da cidade. Léo Moraes também programa grande manifestação, assim como Mauro Nazif e Ribamar Araújo. Os candidatos Roberto Sobrinho, Hildon Chaves e Pimenta de Rondônia intensificarão o corpo a corpo.Hildon faz encontro com os tucanos no auditório da Unopar.  No próximo sábado, dia 1º e no domingo, 2, dia da eleição, estão proibidas as concentrações e campanhas nas ruas. As dezenas de candidatos à Câmara de Vereadores, a maioria desesperada atrás de votos, também quer aproveitar este final de semana para tentar ainda alguma coisa. Não está fácil! Há bem mais do que dez candidatos para cada vaga na Câmara, ou seja, a grande maioria já está fora...

TERÇA DECISIVA
Ainda em relação à disputa na Capital, a terça-feira, dia 27, será decisiva para o candidato Roberto Sobrinho, que tenta um terceiro mandato. Ele terá seu julgamento final pelo Tribunal Regional Eleitoral e só então saberá, definitivamente, se poderá concorrer normalmente ou se o fará sub judice, recorrendo ao TSE, em Brasília. Os advogados de Sobrinho andam otimistas, considerando que as denúncias contra ele não o impediriam de disputar o pleito. Já seus adversários têm convicção de que ele ficará fora do páreo. A situação de Sobrinho, sangrando durante a campanha, pelos ataques dos concorrentes e pela possibilidade de ser impugnado pela Justiça Eleitoral, já o estão atingindo. Na primeira pesquisa do Ibope, ele apareceu em primeiro, com 22 pontos percentuais. Na segunda, caiu seis pontos.

BOLSA CANALHA
Mais um daqueles escândalos de enrubescer até o mais canalha, começa a estourar nesse Brasil, campeão mundial de sacanagem e maracutaia. Quase 17 mil beneficiários do programa Bolsa Família, doaram nada menos do que 15 milhões e meio de reais para campanhas políticas. Deu prá entender? Os pobres e miseráveis, que recebem um dinheiro irrisório para não morrer de fome, pegaram grande parte dessa grana para doar a políticos, candidatos à Prefeituras e Câmara de Vereadores. Obviamente que é uma sem vergonhice sem tamanho, O TSE detectou a fraude e agora vai checar caso a caso. Isso é um absurdo. E ainda tem vagabundos que se candidatam, defendendo a moral, os bons costumes e o combate à corrupção. Deveriam apodrecer na cadeia. Não vão porque aqui ainda é o país da impunidade. Mas deveriam...

OS GANGSTER  ATACAM
O gangsterismo voltou a dominar Porto Velho. Agora até o aeroporto internacional virou terra de ninguém. Os bandidos circularam livremente pela área que deveria ser muito bem policiada, mataram um homem que chegava para buscar sua filha com pelo menos 15 tiros e saíram, tranquilamente, sem serem incomodados. Depois, levaram o carro usado no crime para o lado de lá da ponte, colocaram fogo e sumiram. Os passageiros, que estavam no saguão ou nas  filas para embarque,  viveram momentos de terror, ouvindo uma série interminável de tiros, sem saber o que estava acontecendo. Quando a polícia chegou, a vítima, perfurada a tiros já estava morta, é claro. A gente fica se perguntando qual a segurança que há numa Capital em que assassinos atacam na porta de um aeroporto internacional, sem que ninguém sequer saiba o que aconteceu.

PERGUNTINHA
Com a (in)segurança no aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho, não dá medo quando se tem que embarcar ou desembarcar, por não saber se há alguém vigiando e protegendo a população contra os bandidos?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário