sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - MENTALIDADE MACHISTA CONDENA AS MULHERES AO ESTUPRO

É de arrepiar. O machismo está tão impregnado no brasileiro que as pesquisas apontam resultados alarmantes, doentios.  Numa delas, mais de 26 por cento  dos entrevistados disseram que  “mulheres que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Quer um dado ainda pior? Só entre as mulheres, são 30 por cento as que concordam com essa nojeira machista. Ou seja, a frase "a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada." , capaz de provocar calafrios, infelizmente tem a aprovação de praticamente um  a cada três brasileiros, segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.. Num momento em que os números desse terrível crime chegam a 50 mil por ano (apenas dos casos denunciados, porque os não denunciados podem chegar ao absurdo de meio milhão em doze meses), uma delas é atacada a cada 11 minutos. Campanhas educativas, campanhas de mulheres afirmando “Eu não mereço ser estuprada”, prisões, denúncias, nada disso tem resolvido. Compreende-se o porquê!  No meio de um povo em que milhões de pessoas acham que alguém deve ser agredido sexualmente, apenas pela roupa que está usando, o que mais se poderia esperar? E quando as próprias mulheres, ao invés de se unirem aos protestos e exigirem punição aos criminosos, também se unem à essas excrescências, que consideram que elas devem ser atacadas, caso não tenham uma vestimenta “decente”?

Há ainda um detalhe que esses defensores da moral de cuecas (muitos dos que acham que mulheres com pouca roupa devem ser estupradas não seriam estupradores ou o seriam potencialmente?) desconsideram. Dados do  SUS apontam que, em 70 por cento de casos de estupro, as vítimas ou são crianças ou são adolescentes. Está na hora de se transformar estupradores em praticantes de crimes hediondos, com penas pesadas e sem direito à liberdade antes de cumpri-la integralmente. E, mais que tudo, mudar a cabeça machista que domina a nossa sociedade. Afora isso, não tem cura!

DETECTOR DE MENTIRAS
Que não se diga que o candidato do PSOL à Prefeitura de Porto Velho, Pimenta de Rondônia, não tem bom humor. No debate realizado na Uniron, entre outras frases criativas, Pimenta sugeriu que fosse instalado um detector de mentiras, para pegar os demais candidatos que estão prometendo os céus e a terra para cooptar votos. Na série de debates que estão sendo realizados, também há outra questão. Alguns candidatos estão levando claque. Obviamente que eles levam vantagem ante o público e seus adversários perdem. É importante que confrontos como esses sejam realizados ante uma plateia o mais isenta possível. Mesmo assim, cada debate é uma boa oportunidade para que cada postulante à Prefeitura fale sobre o que pretende realizar. Pimenta continua insistindo no detector de mentiras...

PROTESTO NAS RUAS
Os dois temporais ocorridos em domingos seguidos, na Capital, causaram e continuam causando muitos danos em Porto Velho. Como sempre, são os mais pobres, os que moram mal e longe, os que mais sofrem. No bairro Mariana, há praticamente 15 dias, a energia não volta ou, se volta, dura pouco tempo e vai embora de novo. Por isso, parte da população, revoltada, saiu às ruas para queimar pneus e obstruir a avenida Petrolina, principal do bairro. A Eletrobras não está dando conta de todos os problemas. No primeiro domingo de temporal, houve mais de 400 chamadas para consertos da rede elétrica. No segundo houve um pouco menos, mas mesmo assim, quase dez vezes os chamados dos finais de semana normais. Não está fácil resolver o problema, para uma cidade que não está preparada para enfrentar as forças da natureza.

CARROS COBERTOS
Por falar nisso, o prefeito Mauro Nazif, que concorre à reeleição, diz que as alagações em Porto Velho diminuíram muito. Fala em várias obras que realizou, para amenizar a situação. Não é o que dizem seus adversários. Todos eles têm cobrado a promessa do prefeito, em sua primeira campanha, de resolver definitivamente os problemas de alagações na Capital. Em alguns pontos, como o encontro das avenidas Rio de Janeiro e Rio Madeira, quando chove forte, a área se transforma num verdadeiro rio. No último domingo, por exemplo, próximo à Praça Jonathas Pedrosa, no coração da Capital, carros estacionados foram quase cobertos pelas águas, causando enormes prejuízos. Pode até ter melhorado, mas que há locais onde a água não tem como escoar,  é verdade. O prefeito diz que fez e seus adversários anunciam que eles é quem vão resolver. No final da fila, a população espera, dentro d´água!

GANGSTER NO AEROPORTO
Inacreditável o que está acontecendo neste Brasil. Dois jovens armados, entraram no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre e mataram, com frieza, outro garoto, com vários tiros. O mataram na frente dos pais e de dezenas de testemunhas, dentro do terminal, quando a família e a vítima se preparavam para embarcar. Os assassinos saíram calmamente, depois correram entre os carros e sumiram. Sabem que, se pegos, em breve estarão soltos de novo, porque não foram presos em flagrante. A frieza e a covardia do crime não importam às leis protetoras de bandidos, vigentes no país. A dor da família, o pânico causado aos demais passageiros, a falta de policiamento num local público, onde bandidos entram armados e fazem o que querem, nada disso importa. O que causa mais tristeza é que parece que estamos nos habituando a essas cenas de gangsterismo e à impunidade vigente. Lamentável!

“NÃO É CRÍVEL”
São 23 assessores por diretor. No total, 93 cargos comissionados. Apadrinhados. Todos criados na atual diretoria da Caerd, uma estatal que está quebrada e que não tem condições de prestar serviços de boas condições à população e que não tem recursos para investir em quase nada. Por isso, a Justiça interviu. Sentença determina que a Caerd pague uma multa de 300 mil reais e que demita imediatamente todos os não concursados. A juíza Isabel Carla considerou totalmente ilegal a criação dos cargos e citou que “não é crível” que tenham sido inventados tantos cargos, apenas para assessorar diretores. Na sentença, a magistrada registra que pelo menos 13 comissionados possuem algum grau de parentesco com autoridades políticas influentes no Estado. “A imoralidade das contratações é evidente”, afirmou a juíza em sua sentença.

PERGUNTINHA
Agora que o juiz Sérgio Moro aceitou mais uma denúncia contra o Presidente Lula, você acha que dessa vez o maior líder do PT corre o risco de ser preso ou tudo não passa apenas de ameaças e perseguição política?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário