sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - USAR DE MEIAS VERDADES É COLOCAR GASOLINA NA FOGUEIRA

Há verdades e há meias verdades. Uma verdade: os conflitos agrários em Rondônia são sim muito graves e nosso Estado tem o título nefasto de campeão nacional de mortes no campo. Outra verdade: praticamente todas as autoridades de todos os Poderes lavam as mãos, uma empurrando o problema para a outra, sem que ninguém resolva nada. Nos últimos tempos, 16 pessoas foram mortas (sem terra, mas também fazendeiros, só que esses não são citados nas estatísticas, como se todas as vítimas fossem apenas de um lado) e outras 50 estão ameaçadas. A Pastoral da Terra da Igreja Católica, que se preocupa com esse assunto, entra num outro quesito: o das meias verdades. Ao falar apenas de um lado da moeda, ou seja, dos invasores de áreas públicas e privadas, como se não houvesse norma Constitucional definindo que isso é crime, a Pastoral incentiva que o problema continue existindo. Percorrendo gabinetes de promotores e juízes, pedindo ajuda apenas aos sem terra, a Pastoral omite os crimes cometidos pelos invasores: assassinatos, invasões  armadas, ameaças e destruição do patrimônio em muitas propriedades rurais. O que ocorreu em Seringueiras, semanas atrás, deixa isso bem claro. Os invasores da Liga dos Camponeses Pobres – a LCP – causaram grande destruição em fazenda invadida, além de terem atacado a tiros a polícia, sem que a Pastoral sequer se pronunciasse.
O Incra diz que precisa de pelo menos 100 milhões de reais para começar a realizar a regularização fundiária no Estado. Conseguirá? Muito difícil. Enquanto isso , a LCP continuará atacando, fortemente armada. É uma milícia que não respeita as leis vigentes no país. O MST irá na mesma ladainha. Os fazendeiros já começam a reagir, inclusive fechando rodovias, como o  fizeram na BR 429, recentemente, E a Pastoral da Terra continua alienada à questão de que a moeda tem dois lados. Ao invés de apaziguar, está é colocando gasolina na fogueira. Aliás, como tem feito há quase três décadas. E essa  sim, é uma verdade incontestável!

CONFÚCIO É EXEMPLO
Nada menos do que 20 governadores assinaram uma dura carta endereçada ao Presidente Temer, exigindo a liberação de 7 bilhões de reais para que seus Estados não quebrem. A grande maioria é do norte e nordeste. Adivinhe quem foi um dos poucos mandatários que não assinaram o documento, pedindo socorro? Exatamente. O governador Confúcio Moura está fora desse contexto, porque sua administração apertou os cintos, enquanto seus colegas gastavam o que podiam e não podiam. O poderoso Mato Grosso, por exemplo, é um dos tantos que está de pires na mão. Por isso, tem que se tirar o chapéu para Confúcio, nesse quesito. Ele reorganizou o Estado, enxugou a máquina pública, tem pago salários e fornecedores em dia. É um exemplo muito positivo, num país em que a maioria dos gerenciadores do dinheiro público o jogam pelo ralo.

FORTUNAS SOBRE FORTUNAS
Apenas 15 das 130 agências bancárias do Estado não aderiram 100 por cento à greve da categoria, que está indo para a terceira semana. Os banqueiros, bilionários, continuam gozando com a cara dos seus funcionários, querendo lhes pagar salários irrisórios, mesmo tendo os maiores lucros de toda a História. Não querem trabalhadores, querem escravos, dando duro, mas ganhando uma mixaria. Os bancários, como sempre, estão certos, lutando por seus direitos. Não dependem de dinheiro público e trabalham para patrões que ostentam fortunas em cima de fortunas. A única coisa lamentável nessa greve é que ela atinge, como sempre, os mais necessitados: idosos, deficientes, pessoas simples, muitas das quais não conseguem usar os serviços bancários sem orientação. Esses estão sofrendo. Os banqueiros, contudo, estão se lixando. Querem é automatizar cada vez mais as agências, porque quanto menos empregos derem, mais lucros terão. Uma vergonha!

GENTRIFICAÇÃO!!!!
Para falar sobre a proposta de uma cidade limpa e bonita, os marqueteiros do candidato tucano à Prefeitura exageraram. No impresso distribuído em Porto Velho, sobre as medidas que tomará, caso eleito, nesse quesito, foi escrito: “Vamos realizar ampla GENTRIFICAÇÃO da orla urbana de Porto Velho”!. Moradores da periferia, mas também até alguns professores universitários, certamente ficaram sem entender o que  essa complexa e praticamente nunca usada palavra do vocabulário brasileiro quer dizer. Como o colunista navega na mesma ignorância, vamos ao “amansa burro”, para explicar o que quer dizer GENTRIFICAÇÃO: “O que é e de que maneira altera os espaços urbanos. A palavra gentrificação (do inglês gentrification) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Entenderam a “tradução”?

VAMOS COBRAR!
Bem que o presidente Michel Temer poderia aproveitar a reunião da ONU, quando alguns representantes de países “cumpanheiros” se retiraram enquanto ele discursava, para cobrar deles o pagamento de alguns continhas que estão nos devendo. Com imensas e até agora inexplicáveis facilidades dadas pelos governos petistas de Lula e Dilma, nossos vizinhos à esquerda encheram os bolsos, com empréstimos do BNDES que só são dados para amigos. Por exemplo: a Venezuela, do doidão Maduro, nos deve nada menos do que 11 bilhões e 500 milhões de reais. O Equador, acima de 750 milhões. Cuba deve ao BNDES mais de 3 bilhões e 500 milhões. A Bolívia, do cocaleiro Evo Morales, não nos pagou ainda uma continha de 675 milhões de dólares. São comunistas, mas adoram o dinheiro dos outros. Agora, estão assustados, porque terão que pagar a conta...

NÃO É MIRAGEM!
Não, não é sonho! Não é miragem! Mais de 20 anos depois, finalmente o Anel Viário de Ji-Paraná começa a ser asfaltado. As obras se arrastaram por duas décadas, atravessaram vários governos e nunca saíram do lugar. Sempre havia entraves, descobertas de desvios, falta de recursos, enfim, tudo o que poderia ter acontecido de ruim, aconteceu. Nessa quarta, dia histórico, as primeiras camadas de asfalto começaram a ser colocadas na obra. A continuar assim, com o DER trabalhando duro como está fazendo, pode-se até acreditar que, dessa vez, não haverá sapo enterrado que impeça o Anel de ser concluído. O deputado estadual Laerte Gomes, que esteve essa semana com o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, foi um dos que quase soltou uma caixa de fogos para comemorar o evento. É uma obra grandiosa, que vai melhorar muito o tráfego na segunda maior cidade do Estado. Oremos, pois...

PERGUNTINHA
Não é de se questionar como as coisas são feitas nesse país, quando policiais federais invadem um hospital para tirar o ex ministro Guido Mantega, que acompanhava sua mulher com câncer, para levá-lo preso, sob holofotes da mídia?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário