terça-feira, 13 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - SURGE UMA VOZ CORAJOSA EM DEFESA DOS BRASILEIROS DE BEM

Nesses tempos de medo, de pânico da maioria dos políticos em relação ao Ministério Público e ao Judiciário, com dezenas dos nossos representantes com seus rabos presos e que tremem de medo apenas ao ouvir expressões como “denúncia”, “delação premiada”, “operação da Polícia Federal”,e outras assemelhadas, tem que se tirar o chapéu a um deputado corajoso, que honra seu mandato. E, certamente, tem uma vida ilibada, porque se não a tivesse, jamais falaria com tanta coragem, contra as benesses e os altos salários desses poderes. Poderia silenciar, como o faz a grande maioria dos seus pares, mas o gaúcho Nelson Marchezan Júnior optou por falar em nome do povo. Por isso, tem feito pesados discursos contra essa casta salarial do Brasil. Caso você ainda não conheça esse jovem e combativo parlamentar, que a cada dia merece mais o respeito dos brasileiros, pode-se ter uma ideia do que ele pensa e defende, ao acessar o link http://mbl.org.br/o-melhor-discurso-da-camara-aconteceu-ontem-e-voce-ignorou-solenemente/. Marchenza Júnior não só desmoraliza os parlamentares medrosos, com rabo preso, temerosos da Justiça e não de seus eleitores, como ainda critica duramente o inacreditável aumento salarial ao Judiciário, num momento em que o Brasil atravessa uma das suas maiores crises econômicas da sua história.

Dá gosto de ouvir um discurso decente, entusiasmado, com começo, meio e fim e com a defesa intransigente da verdadeira social, coisa que há anos não se ouvia no parlamento brasileiro. Num outro discurso, sobre o mesmo tema (https://www.youtube.com/watch?v=xHE5VQ3KIIQ), ele denuncia que o Judiciário brasileiro é o mais caro do mundo. E que é contra o reajuste que considera absurdo, enquanto 200 mil empresas quebraram no país por causa da crise e há 12 milhões de desempregados. Não se sabe até quando Merchazan Júnior vai falar, porque quem tem coragem nesse país, geralmente é calado. Mas que ele representa os brasileiros do bem, ah!, sem dúvida alguma, ele representa!

CONFÚCIO NA CAMPANHA
A força do PMDB começa a aparecer na campanha. O candidato Williames  Pimentel cresceu muito nos últimos dias, graças à militância e a apoios dos nomes mais quentes do partido. O mais importante deles vem do Palácio Rio Madeira. Contrariando os boatos de que Pimentel não teria seu aval, o governador Confúcio Moura entrou de corpo e alma na campanha. Não só tem usado o horário eleitoral gratuito e redes sociais, como tem ido para a rua nas caminhadas, como fez nesse sábado na zona norte. Confúcio tem mobilizado sua equipe, para também participar da campanha. Um dos mais entusiastas é o Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, que chegou a ser cogitado para concorrer, antes da escolha de Pimentel. O presidente da Assembleia, Maurãp de Carvalho: o casal  Raupp e o deputado federal Garçon  também estão junto, empurrando para cima a campanha de Pimentel. Já se observa grande entusiasmo no diretório peemedebista.

TODOS CONTRA UM!
Com Roberto Sobrinho na jogada, a eleição é uma; sem ele é outra! O ex prefeito continua muito bem na parada, contrariando todos os prognósticos, que previam que os petistas seriam execrados nas eleições desse ano. Não em Porto Velho, onde Sobrinho está firme em direção ao segundo turno. A dúvida seria quem, entre os demais, iriam contra ele. Mesmo concorrendo sub judice, ele se destaca, inclusive com um programa no horário eleitoral bastante objetivo, embora sem grandes investimentos. Com essa performance positiva, a situação se transformou num “todos contra um!”. Como a coluna já afirmou, ao menos por enquanto, Sobrinho parece ter sete vidas. Mesmo com todas as dificuldades – e elas são imensas – o ex  prefeito, ao menos junto ao eleitorado – está indo muito melhor do que se poderia esperar.

RIBAMAR E A CAMPANHA
Merece um destaque especial a atuação, na campanha, do deputado Ribamar Araújo. Ele está praticamente sozinho, já que não aceita negociações de acordos, cargos, facilidades e prefere perder a eleição do que abrir mão da sua biografia. Por isso, tem tido grande aceitação no eleitorado da cidade. A primeira pesquisa do Ibope o posicionou bem acima do que se esperava para um início de caminhada e  em várias regiões da cidade (incluindo distritos e ribeirinhos, áreas onde ele atua há muitos anos), Ribamar vai muito bem. Ele garante que se ganhar a eleição, vai transformar a cidade, usando todos os recursos disponíveis e não aceitará sequer suspeita de desvio de dinheiro público. É com esse discurso de honestidade e respeito aos cofres públicos que ele tem crescido junto ao eleitorado. Não se sabe se será o suficiente para levá-lo à Prefeitura, mas que consolida cada vez mais seu nome como um político acima de qualquer suspeita, isso é óbvio.

VAI TRANSFERIR?
Mariana Carvalho entrou com tudo na campanha do ex promotor Hildon Chaves. Se conseguisse transferir votos, seu companheiro tucano estaria ao menos no segundo turno. Mas é raro um político popular conseguir eleger seu escolhido. O povo vota ou nele ou noutro, sem meios termos. Pelo menos é o que mostra a história das eleições. Mesmo assim, Mariana espera que seu eleitorado, que a colocou em primeiro lugar caso disputasse a Prefeitura, em todas as pesquisas feitas nos últimos dois anos, ao menos em parte vá com Hildon. O representante do PSDB, que entrou na campanha com bastante atraso, exatamente porque o partido esperava pela decisão de Mariana (que preferiu ficar na Câmara Federal), continua na batalha. Conseguirá ir a algum lugar? Por enquanto, não é isso que as pesquisas apontam...

MAURO E LÉO
O prefeito Mauro Nazif enfrenta dificuldades na campanha, porque, mesmo com toda a estrutura da mão e com muitas obras realizadas ou em andamento, sua rejeição continua muito alta. A equipe que trabalha pela reeleição ainda trabalha com afinco e otimismo, mas sabe que terá dificuldades sérias pela frente. Os próximos debates (na SICTV/Record e na TV Rondônia/Globo), serão decisivos para ele. Já Léo Moraes continua numa campanha positiva, com muitas adesões e o público mais jovem aderindo às suas ideias e propostas. O mais jovem dos postulantes à Prefeitura da Capital tem feito uma campanha prá cima, com iniciativas que têm dado certo. Está consolidando seu nome em várias regiões da cidade, onde era menos conhecidos. Sua batalha principal, agora, é chegar ao segundo turno., Conseguirá?

PERGUNTINHA
Você acha que existe mesmo risco de a ponte sobre o rio Madeira cair, caso o garimpo continue sendo feito junto às suas pilastras ou considera que esse perigo não existe?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário