A Honda atualizou seu segundo modelo mais vendido no Brasil, a POP. Passou de 100 para 109,1cm³, ganhou injeção eletrônica, mas continua com freio a tambor na dianteira. Motomovimento avaliou rapidamente o modelo no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) no Recife (PE). Com 29% mais potência e 25% mais torque, em relação ao modelo POP 100, a 110i ficou mais ágil, mas para parar continua o mesmo. O sistema de freios tem tambor nas duas rodas.
A POP é hoje o segundo modelo mais vendido pela Honda no Brasil. Em 2015, até julho, foram comercializadas 63 mil unidades. As regiões Norte e Nordeste concentram as vendas, com 97% do mercado total da moto. Os motociclistas que adquirem a moto são predominantemente homens, das classes C e D e na maioria iniciantes. Com a atualização, o preço da POP passou de R$ 4.637 para R$ 5.100, com base no Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro.
A versão POP110i tem novo motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos e comando de válvulas no cabeçote; conta agora com 109,1 cm³ de capacidade volumétrica. Abastecido apenas com gasolina, o modelo oferece potência de 7,9 cv a 7.250 rpm e torque de 0,9 kgf.m a 5.000 rpm. Na pista montada com cones em uma área plana, asfaltada e uniforme do CETH, mostrou bom comportamento nas curvas. A aceleração corresponde à cilindrada do modelo, mas o torque ficou um pouco melhor.
A injeção eletrônica já coloca o modelo dentro das regras do Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT 4), previsto para vigorar no país a partir de janeiro de 2016. O câmbio da POP110i possui quatro velocidades, com transmissão primária feita por engrenagens e final por corrente. Sua embreagem é multidisco em banho de óleo. O tanque tem capacidade para 4 litros.
Entre as mudanças do modelo para 2016, a Honda ampliou a área de iluminação do farol com nova lâmpada 35/35w. O painel, também incorporou novos instrumentos e conta com velocímetro, luzes indicadoras de direção, além dos indicadores de funcionamento do sistema elétrico e mecânico.
O assento está a 749 mm do chão e a suspensão conta com garfo telescópico frontal de 100 mm de curso. Na traseira o sistema de duplo amortecimentoconta com curso de 79mm. O modelo é equipado com rodas de 17“ na dianteira e 14” na traseira, com pneus do tipo 60/100 – 17M/C 33L (dianteiro) e 80/100 – 14M/C 49L (traseiro).
Clique AQUI para a ficha técnica da Honda Pop110i em PDF
Fonte: Imagens: Caio Mattos/divulgação Honda- Moto Movimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário