sábado, 22 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MAIS UM ATAQUE DISFARÇADO CONTRA A NOSSA AMAZÔNIA

A intenção de domínio sobre a Amazônia, com seus 830 mil quilômetros quadrados, dos quais mais de 65 por cento nosso, aparece seguidamente, sob os mais incríveis disfarces. A iniciativa parte sempre de alguma ONG, ligada a poderosos grupos internacionais, que surge como salvadora da Pátria, para “preservar” a floresta e suas riquezas. Já se viu esse filme. Quem não lembra quando uma ONG conseguiu transferir para o Japão a propriedade do nome “Cupuaçu”? Agora surge mais um desses ataques, escamoteados sob boas intenções e com apoio de governos vizinhos. O presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, caiu na catilinária da ONG,  Fundação Gaia Internacional e mandou ao Congresso projeto criando um “corredor ecológico” dentro da Amazônia, que ligaria os Andes ao Oceano Atlântico. Esse corredor seria intocado e suas riquezas eternamente não violadas. Assim, aparentemente, seria uma ideia positiva, não fosse a Gaia uma entidade bancada por dinheiro de várias Nações, todas elas muito aflitas para botar a mão em alguma coisa próxima dos 230 trilhões de dólares das riquezas que a maior floresta do mundo comporta.
O presidente colombiano (isso mesmo, do país que até recentemente era dominado pelo narcotráfico e ainda se mantém como um dos maiores exportadores de cocaína do mundo), não consegue resolver seus problemas internos, mas quer interferir nos vizinhos, impondo um corredor, inclusive dentro do Brasil, onde ninguém entraria. Como ninguém? Claro que a exceção seria para as ONGs internacionais; para representantes da Igreja, que viriam “catequizar” os índios e para outros estrangeiros. A proibição seria para os brasileiros, que não poderiam usar parte do seu território. Nosso governo, até agora, não chiou contra esse crime. O que, aliás, não é surpresa alguma!
 ALERTA DO EXÉRCITO - O assunto foi abordado dias atrás, numa audiência do Senado, quando o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, relatou sobre os riscos da soberania brasileira sobre parte do seu próprio território, com ações como as que estão sendo propostas pelo presidente colombiano. Pior: a intenção da proposta é criar o tal corredor nos próximos cinco anos, a toque de caixa, sem grandes estudos e levar o assunto para aprovação já na próxima Conferência Mundial de Mudanças Climáticas, para que seja batido o martelo. Estamos mesmo correndo risco!
 OUTRO CASTIGO - Várias categorias de servidores federais estão em greve, desde esta segunda. É um castigo para a população, que depende dos serviços federais e tem que enfrentar a ignorante e doentia burocracia implantada em praticamente todos os setores de atendimento. Um dos piores problemas a ser enfrentado principalmente pelo povo mais carente e mais necessitado é em relação à greve do INSS. É ali que deságuam problemas como aposentadorias, exames de comprovação de incapacidade para o trabalho e tantos outros. Os servidores querem mais de 27% de reajuste. Pobre do brasileiro que não é servidor público!
 TEM QUE COMEMORAR - Há quem ainda ache pouco, mas para um país onde só o futebol é valorizado, com contratos milionários de publicidade e salários absurdos para pernas de pau, a participação dos nossos atletas nos Jogos Pan Americanos no Canadá merece elogios e destaque. Na maioria dos casos sem apoio, muitos treinando em condições precárias, a maioria sem acesso a preparação como os grandes atletas de várias partes do mundo, nossos representantes conquistaram uma posição de destaque. Já somos o terceiro no Pan. Do jeito que nossos atletas de esportes que não seja o futebol são tratados, é quase um milagre conquistarmos tal posição.
 PALÁCIO COMPLETO - A segunda-feira começou diferente em Porto Velho. Pela primeira em pelo menos cinco anos, toda a administração estadual foi transferida para o Palácio Rio Madeira, também conhecido como CPA. O início da construção foi no segundo mandato do governo Ivo Cassol. Continuou na administração Confúcio e aos poucos, secretarias e outros órgãos foram sendo transferidos aos poucos. No final de semana, foi concluída a transferência da Governadoria e de todos os seus órgãos mais próximos. O Palácio Presidente Vargas já está liberado. Em breve, será transformado em um museu...
 MENOS FUMAÇA - “O desmatamento criminoso em Rondônia inicia no tempo chuvoso. Vão fazendo pequenas clareiras na floresta. Uma aqui e outra ali. Tudo combinado. Queimam. Ano que vem de novo. Capim. E a mata vai se rareando. .Temos agora, o helicóptero, descer nestes pontos e agir no dia e hora. O fogo criminoso também deve ser combatido, mesmo no monturo das serrarias”. O texto é do governador Confúcio Moura, postado em seu Blog no final de semana. Ele exige duro combate às queimadas ilegais, que estão infestando de fumaça e devastação da floresta vários pontos do Estado, principalmente na região de Porto Velho.
 PERGUNTINHA - Até que ponto o fechamento do frigorífico JBS, que já demitiu mais de 360 trabalhadores, vai afetar o agronegócio e o  bom momento que vivia a pecuária rondoniense?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário