sexta-feira, 21 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA SEMANA QUE COMEÇOU CHACOALHANDO TUDO!

A semana começou tensa, cheia de notícias pesadas, mexendo com o país. E com Rondônia também! A nova prisão do ex ministro José Dirceu, que sai da liberdade condicional e foi pego de novo com a mão na massa (ele ainda recebia propina mesmo depois de condenado no caso do Mensalão) fez as primeiras horas da segunda dar uma sacudida no país. A boataria de que o juiz Sérgio Moro pode pedir, em breve, a prisão do ex presidente Lula, se espalhou pelas redes sociais como fogo ladeira acima. No Rio Grande do Sul, o parcelamento dos salários, decidido pelo governador Ivo Sartori, que na campanha prometeu solucionar todos os problemas gaúchos, paralisou o Estado. A Polícia parou, bancos fecharam por falta de segurança; ônibus não circularam, temendo a insegurança; professores abandonaram as salas de aula. O jantar de ontem, da Presidente Dilma com aliados, no Planalto, previa-se tenso, porque a série de temas-bomba no Congresso, que começam essa semana, foi o assunto principal. O clima no país está tenso, pela crise sem fim, pela volta da inflação, pela inação do governo, que nada resolve, pela pressão do povo e da oposição contra o Planalto e aliados. Dilma só se mantém no poder, ainda, por causa do PMDB. Se virar a casaca (o que ninguém duvida, pelo histórico do partido), os peemedebistas deixam a Presidente segurando no pincel.
Em Rondônia, a pior notícia é o fechamento de mais uma indústria de grande porte, um frigorífico, dessa vez na cidade de Chupinguaia. Depois das 400 demissões do Friboi em Rolim de Moura, foram mais 600, agora na outra cidade. Mil postos de trabalho diretos perdidos em menos de um mês. Negociações estão em andamento, tentando reverter a situação. Mas, infelizmente, parece em que ambos os casos, a situação é irreversível. Que início de semana!
 FÁTIMA INDIGNADA - A ex senadora Fátima Cleide, que andava calada, voltou às redes sociais para se dizer indignada com a nova prisão do ex ministro José Dirceu. Fátima alega que a decisão do juiz Moro é ditatorial. Ela, que nunca se envolveu em malfeitos, não nega que houve erros dentro do PT, mas que o que está acontecendo, cheira a ditadura. E que os que comemoram a prisão hoje, podem ser as vítimas amanhã. Não disse nem escreveu, mas se supõe que ela ignora o grande volume de provas apresentadas pela Justiça, envolvendo Zé Dirceu em mais falcatruas, roubalheiras e propinagem, Não teria sido melhor exigir a prisão de todos os envolvidos nas sacanagens e a devolução de todo o dinheiro roubado?
 LOUCOS POR HUMOR - A avidez do público porto velhense por shows e espetáculos fica claro em cada atração que anuncia o Teatro Palácio das Artes, que recém teve seu alvará de funcionamento autorizado, mesmo depois de ter sido entregue há dez meses atrás. Neste final de semana, num show de humor  de um profissional que não está entre os principais nomes do país, três sessões ficaram superlotadas. Quem chegava na última hora, tinha que voltar para casa, porque não tinjua mais ingresso. O comediante nem tão famoso, Whindersson Nunes deve ter se surpreendido com esse sucesso que fez em Porto Velho!
 SEM CRISE - Mesmo com esses percalços, Rondônia anda na contra mão de alguns dos mais ricos estados brasileiros. Primeiro, vamos encerrar 2015 novamente com um crescimento do PIB acima dos chineses. Depois, há dinheiro garantido para os pagamentos de todos os salários e contas do governo até dezembro. Depois, enquanto o restante do país treme as pernas com o que 2016 poderá trazer de ruim, projetamos mais uma vez um crescimento muito acima dos níveis nacionais. Estamos melhorando na industrialização e principalmente no agronegócio. Por aqui, ao menos por enquanto, não se fala em crise.
GAÚCHOS QUEBRADOS - Já em outros Estados, a coisa anda feita. O Distrito Federal só tem dinheiro garantido para os salários dos servidores até outubro. Depois, seja o que Deus quiser. Pernambuco, que jamais atrasou o pagamento do funcionalismo, o está fazendo pela primeira vez este mês, com pelo menos 10 dias depois do previsto, com perspectivas ainda piores a partir de agora e até o final do ano. E o Rio Grande do Sul quebrou. Lá, com salários atrasados, até os policiais entrarem em greve e só voltam ao trabalho quando receberem. Coisa preta do norte e centro oeste prá baixo...
 DESAFORO DA RECEITA - Continua o desaforo contra o contribuinte: Receita Federal ameaça cancelar as contas bancárias de pessoas que tenham mesmo que pequenas diferenças nas informações entre os dados passados a ela e os entregues à Justiça Eleitoral,.  Quem for ameaçado, é forçado a ir ao seu banco, esperar às vezes uma hora para ser atendido e só depois fica sabendo que tem que ir mesmo é na Receira, para regularizar a situação. Lá, outra informação: tem que ir no TRE, rever o que está errado e então ir ao Correio, enviar pedido de revisão à Receita. Uma vergonha. Um acinte contra o contribuinte, que perde longo tempo por causa dessa besteira.
 PERGUNTINHA - Será verdade que as estruturas do Palácio do Planalto foram reforçadas, para suportar a série de projetos bomba que serão votados no Congresso, a partir desta terça-feira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário