quarta-feira, 26 de agosto de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

VILÃO, VÍTIMA, VILÃO DE NOVO: É COLLOR E SUA HISTÓRIA

Quando no antepenúltimo dia de 1992 o então Presidente Fernando Collor de Mello, renunciava ao cargo, depois de meses de pressão da oposição, do Congresso e de grande parte do povo, parecia que sua meteórica carreira política tinha terminado. Cassado sob acusações de desvio de dinheiro público e da compra ilegal de um carro Elba (hoje, comparando-se com a roubalheira geral, isso até soa como piada!), um Collor cabeça erguida e de mãos dadas com sua então esposa, dona Rosane, saía do Planalto para a História como vilão (foto). Anos depois, todas as acusações contra ele seriam rejeitadas. Ficou provado que a cassação foi apenas um ato político, na medida em que ele não queria negociar com partidos. Queria manter o poder apenas em torno dele e de seu grupo. Durante os últimos anos, Collor passou de vilão para vítima, aos olhos de milhões de brasileiros. Foi um inocente, sacrificado no altar da política corrupta e que não perdoa quem não reparte em partes iguais o resultado do bolo. Mas isso durou pouco..
 Na Operação Lava Jato, que já colocou muita gente na cadeia e vai colocar muito mais, lá está (de novo!) o ex presidente e agora senador. Com seus carros de luxo apreendidos – Ferrari, Porsche, Lamborghini – a acusação é de que ele e seu grupo receberam propinas milionárias, que chegariam a 26 milhões de reais, um prêmio daquelas Mega Sena acumuladas. Collor é um dos 48 parlamentares acusados de terem metido a mão no dinheiro público. O ex Presidente, que poderia ter aprendido a lição e ficado longe dos escândalos, não mudou mesmo. Continua igual, só que agora muito mais rico. Mesmo que tiver que devolver o que recebeu como propina. Só perde mais uma vez a honra. Mas para quem já foi defenestrado à força do Planalto, isso é apenas mais um inconveniente. Lamentável!
 OPERAÇÃO NAS FRONTEIRAS - Durante toda a quarta-feira, uma grande operação de combate ao tráfico de drogas, armas, depósitos e desmanches de carros roubados; locais onde são depositados produtos de furtos, roubos e assaltos, foram atacados por grande operação policial em Rondônia. Barreiras foram montadas em Buritis, Extrema, na BR 429, em Colorado do Oeste e Vilhena, para combater as organizações criminosas. Os resultados do trabalho começaram a ser conhecidos na noite desta quinta, mas os números finais só dentro de alguns dias. A mesma ação está sendo realizada em mais cinco estados da região. Uma série de planos contra a violência e a insegurança estão saindo do Palácio direto para execução nas ruas.
 SEM COMPLACÊNCIA - Por falar em ações policiais, a PM promete batidas seguidas, madrugada adentro, na área do Espaço Alternativo. Já houve algumas detenções, multas pesadas e direcionamento de menores ao Conselho Tutelar.Também combate ao absurdo som de alguns carros, que infernizam os vizinhos. Nos próximos dias, o trabalho policial acontecerá nas madrugadas e perto do amanhecer, que é quando os baderneiros se reúnem na área para fazer de tudo que não presta: de sexo com menores a consumo de drogas. A ordem vinda de cima é que não haja complacência com os baderneiros...
 ADVOGADOS COMEMORAM - O dia do advogado será comemorado na próxima terça-feira, dia 11, na sede do Clube dos Advogados de Rondônia. O presidente Andrey Cavalcanti programou, com sua diretoria, um almoço festivo para a categoria e convidados, para destacar a data tão importante. Na história do Brasil e de Rondônia, a OAB tem participação efetiva, importante e destacada, não só em defesa da sociedade, como da democracia e dos seus mais importantes valores. Os advogados rondonienses têm o que comemorar, também, pelos avanços conquistados pelo atual momento da subsebção estadual.
 MOTOSSERRA VAI E VOLTA! - Como a mídia estava antecipando, o assassino da motosserra chegou a ser solto por dois dia.  Depois de cumprir 16 anos de uma pena total de 100 anos, o ex coronel da PM do Acre e ex deputado federal Hildebrando Pascoal, foi solto pela Justiça. Ele foi beneficiado pela progressão de pena e continuaria cumprindo em casa. A decisão foi da juíza Luana Campos, da Vara de Execuções Penais do Acre, que acatou o pedido da defesa do ex PM. Só que o Tribunal de Justiça do Estado cassou a decisão da magistrada e o Motosserra Kid voltou à cadeia. Novos capítulos virão à frente...
FESTA DO PADRE - Está a todo o vapor a grande festa da zona leste da Capital: o Arraial de São Thiago, da paróquia daquela comunidade. A festa, que voltou a ser liderada pelo Padre Enzo (ele está atuando no interior, mas sua ligação com a comunidade daquela área de Porto Velho, é cada vez mais sólida) e se consolida como uma das maiores de toda a região, perdendo em público e tamanho apenas para o Arraial Flor do Maracujá. Grupos folclóricos, quadrilhas e boi bumbas fazem a festa da população que se desloca para lá para participar. Tem Arraial da São Thiago até este domingo, dia 9. Imperdível!
 PERGUNTINHA - O mês de agosto, do desgosto, do cachorro louco e das grandes tragédias está caminhando para o fim da semana primeira semana sem nenhuma grave crise. Você acha que isso vai durar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário