sexta-feira, 22 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA RETA FINAL, OBRAS PARA SUBIR O BAIXO ASTRAL DA CIDADE
Pelas redes sociais, o secretário de Educação do Estado, Emerson Castro, postou fotos e comentários comemorando, com toda a razão, a  fase de conclusão das obras do Teatro Estadual de Porto Velho. Realmente, tudo está indo para reta final, depois de quase duas décadas em que a comunidade esperou pela grandiosa obra. Só o sistema de iluminação e som (foto) já são de tirar o fôlego. Se não  houver mais nenhum percalço, a obra será entregue, toda pronta, em outubro próximo. Finalmente! Por falar em obras públicas para a Capital, uma delas, a pista da lateral da BR 364, próximo ao viaduto da Jatuarana, já está até asfaltada. Faltam apenas poucos detalhes, para que, finalmente, a famosa e até há pouco destruída Rua da Beira esteja renovada e pronta. Falta o outro lado, que também está andando com celeridade. Mais: os trabalhos de criação do centro para caminhada, ciclismo e esportes no Espaço Alternativa também andam dentro do cronograma. Previsão é de conclusão no final de outubro.
Numa cidade onde o baixo astral tem dominado a população, que não vê saída para tantas coisas ruins e mais de uma centena de obras que não andam, esse pacote aí será, certamente, bastante positivo, para renovar o astral do porto velhense. Teatro, Rua da Beira e Espaço Alternativa vão ajudar a melhorar a imagem da Capital, que está muito ruim. E ainda tem mais: no meio de setembro, deve ser aberta oficialmente a ponte  que liga o bairro da Balsa ao outro lado do rio Madeira, o que mudará radicalmente a perspectiva de desenvolvimento da Capital. ASs coisas ainda estão muito negativas, mas se esse pacote todo der certo, obviamente haverá uma renovação na esperança da coletividade da maior cidade rondoniense. Torcemos, pois, que nada mais atrapalhe a melhoria da qualidade de vida para todos.
 NÃO PAGOU - Decisão judicial determina que a Prefeitura da Capital pague a uma empreiteira cerca de 1 milhão e meio de reais, referentes a meia medição de obras de asfaltamento realizadas há mais de três anos na zona leste. O dinheiro estava retido por denúncias e suspeitas envolvendo o trabalho. Nada foi comprovado e sentença judicial determinou que o pagamento fosse feito. Passaram-se semanas da decisão e até agora, nem sinal do pagamento. A sentença também significa que outras empresas na mesma situação também podem receber sua grana via judicial, numa sucessão de ações no Judiciário!
 É O OPOSTO! - Nos últimos dias, repetiu-se várias vezes que o custo da energia poderá crescer no ano que vem, por atrasos em obras de hidrelétricas, inclusive na de Santo Antonio, no rio Madeira. Não há nada de verdade nisso, segundo o presidente da concessionária responsável pela obra. Antonio de Melo Pinto diz que a situação de Santo Antonio é, na verdade, oposta. Ele afirma que a usina está adiantada em relação ao cronograma original em pelo menos em nove meses, pelo início da geração de energia muito antes do previsto.
 NÚMEROS EXPRESSIVOS - Antonio Pinto ressalta que a antecipação é resultado de significativos investimentos realizados pela empresa e, até hoje, representa um importante benefício para o sistema elétrico do país. Hoje, com 29 turbinas em operação comercial, oito a mais em relação ao cronograma original, a capacidade de geração da Hidrelétrica de Santo Antonio está em torno de 2 mil megawatts, suficiente para abastecer mensalmente mais de 1 milhão e 400 mil residências, num total superior a 4 milhões e 200 mil pessoas  atendidas com energia em suas casas.
 ABAIXO O RACISMO! - É de extrema gravidade caso registrado em Cacoal, em que um adversário ou inimigo pessoal de um candidato a deputado estadual, o ofendeu nas redes sociais, escrevendo numa montagem num santinho: "negão metido a besta e boçal, que nunca fez nada por ninguém!". O caso foi denunciado à Justiça e, se verdadeiro, merece punição rigorosa. Não é possível que o racismo ainda seja usado neste país. A lei é dura e tem que ser cumprida.
 SEM COMIDA POPULAR - Mais um mês se passou e os dois Restaurantes Populares ainda sequer têm data para funcionar. O do centro de Porto Velho, atingido duramente pela cheia do Rio Madeira, com todos os seus equipamentos destruídos, atendida dezenas de pessoas todos os dias, no governo passado. Neste ano, foi fechado pela Prefeitura, para nova licitação e depois as águas o cobriram. Sem chance de voltar a funcionar tão cedo. Na zona sul, o Restaurante Popular construído pelo governo do Estado está pronto, mas jamais serviu uma só refeição. Pobres dos pobres!
 FALTAM DOIS ANOS - Arrastam-se, numa morosidade infelizmente normal, as obras de recuperação da BR 425, ligando a BR 364 até Guajará Mirim. Nem 10% do serviço estão concluídos, mas o trecho pronto deixa claro como ficará a rodovia, com ótima qualidade, quando tudo estiver concluído. O trabalho começou no sentido Guajará- nova Mamoré e o Dnit quer acelerar os trabalhos. Infelizmente, mesmo que tudo corra bem, a recuperação da 425 não ficará pronto antes de dois anos.
 PERGUNTINHA - Você vai esperar para acompanhar um pouco mais o horário eleitoral gratuito para definir em quem votar ou já fez sua escolha antes mesmo dos programas de rádio e TV?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário