sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BELEZA – Os 5 elementos que cuidam da sua pele

Vira e mexe a indústria cosmética anuncia uma grande novidade para anular ou retardar os sinais da passagem do tempo sobre a pele. São tantas as opções que não é difícil ficar perdida em meio a tantos nomes estranhos, promessas e marcas. Para ajudar na tarefa, consultamos dermatologistas para responder à seguinte questão: quais são os ativos antiidades mais eficientes já lançados até hoje? Confira, a seguir, as respostas.
1.   
    RETINOL -  Trata-se de um derivado da vitamina. A que, quando aplicado sobre a pele, transforma-se em ácido retinóico,  elemento com ações rejuvenescedoras. O retinol age dentro do núcleo da célula, promovendo sua renovação. “Além disso, um de seus principais benefícios é que ele também estimula a produção de colágeno novo”, explica o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo. O retinol,  de forma geral, é bem tolerado e não costuma deixar a pele vermelha, seca ou irritada. Pode ser usado, sobretudo à noite, em cremes para a face ou pálpebras.
2.    
   VITAMINA C -  Presente em frutas críticas como laranja, acerola e caju, a vitamina C é um potente antioxidante., Ou seja, bloqueia a ação dos radicais livres, moléculas que degradam as células, causando o envelhecimento. Além de frear esta ação, a vitamina – também chamada de ácido ascórbico – estimula a formação de novo colágena e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol. Raramente causa irritação, mas, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis. É encontrada em inúmeros cosméticos para rosto, colo e área dos olhos. “Pode ser usada durante o dia, antes de o filtro solar, e também à noite”, indica a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo.
3.    
   AQUAPORINAS – São proteínas que formam poros nas membranas das células, permitindo a entrada e saída de água. Presentes naturalmente na epiderme são essenciais para o funcionamento normal da pele. No entanto, a eficácia dessas proteínas decai com o passar dos anos. A pele, formada por 70% de água, fica mais seca e enrugada. Uma pele bem hidratada tem textura mais suave e mais luminosidade. Além disso, linhas finais são atenuadas, uma vez que tendem a aparecer mais um rosto desidratado.
4.    
   ACIDO HIAPURÔNICO -  Faz parte de um grupo de açúcares presentes naturalmente na pele, que formam uma espécie de “gelatina” entre as fibras do colágeno e elastina. Para uma pele mais firme, hidratada e com sinais de envelhecimento atenuados, seu uso pode ser iniciado aos 25 anos. Não há contra-indicação para o uso do ácido hialurônico , exceto para grávidas e mulheres que amamentam. “Não existem pesquisas que comprovem algo, mas, por precaução, não indicamos para essas pacientes”, explica Bellini.
5.    
   VITAMINA E – Presentes em alimentos como castanhas, vegetais verde escuros, oleaginosas, gema de ovo e fígado bovino, é um antioxidante capaz de regenerar o colágeno já  existente na pele. Conhecida como tocoferol nos tratamentos cosméticos, funciona como um coadjuvante na ação de outros antioxidantes, potencializando seus resultados. “Embora impeça a degradação do colágeno natural da pele, não estimula a produção  de proteínas”, esclarece Bellini. Também tem efeito protetor contra a radiação solar.

Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário