terça-feira, 19 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

FINALMENTE, A PONTE SOBRE O MADEIRA SERÁ INAUGURADA

Caminhar nela já é possível. É preciso andar cerca de 1.200 metros, até o outro lado. É uma obra muito bonita, feita dentro de características modernas, que vai mudar radicalmente, em breve, a cara de Porto Velho. Tem outra particularidade importante: é uma das poucas obras que a população poderá usufruir praticamente dentro do prazo previsto e, melhor ainda, sem superfaturamento ou qualquer outra suspeita. A nova ponte sobre o rio Madeira está pronta. Alguns pequenos detalhes ainda estão sendo resolvidos; há claro, ações menores que terão que acontecer mesmo depois de ela ser aberta oficialmente ao público e ao tráfego. Mas, ao custo de cerca de 230 milhões de reais, a enorme ponte, imponente, ligando os dois lados do rio Madeira, torna realidade um projeto que tem pelo menos 30 anos. Deve ser aberta oficialmente no próximo 15 de setembro, como está previsto. Só alguma coisa imprevista ou pitadas de má vontade (tão comuns em obras gigantescas como esta, país afora), poderá modificar a data, porque ela está, finalmente, concluída.
O próximo passo (que já devia ter sido dado há anos, mas nunca o foi), será começar a se pensar na Porto Velho do futuro, com os dois lados da cidade podendo chegar a ter o mesmo tamanho. Há claro, no lado de lá, questões ambientais importantes a serem definidas. Mas  mesmo elas não segurarão, por longo tempo, a força do desenvolvimento. Em poucas décadas, poderemos ter duas cidades praticamente do mesmo tamanho, agora que o outro lado está integrado à Capital. Se não houver um pingo de planejamento (quase zero até agora), vamos repetir os mesmos erros de novo. E criarmos uma nova cidade sem estrutura e cheia de problemas. Pensar o futuro é raro neste país, mas temos que fazê-lo. Se não fizermos agora, depois poderá ser tarde demais...
SERVIÇO ESDRÚXULO - Enquanto isso, as obras das ridículas elevadas de Porto Velho, apelidadas de viadutos, devem ser retomadas (se todos os sapos forem desenterrados), ainda na reta final deste mês. Os trabalhos reiniciarão pelo Trevo do Roque, cujas atividades estão paradas há pelo menos três anos. Depois de mais de mais de 60 milhões de reais pagos pelo serviço esdrúxulo realizado, agora tudo estará concluído em 20 meses, promete o Dnit. Alguém aí ainda acredita nisso?
 IMPLOSÃO - Por falar em viadutos, repercute ainda uma afirmação do senador rondoniense Odacir Soares, em entrevista que concedeu ao programa Candelária Debate da TV Candelária/Record, sábado passado. Ele afirmou que se fosse prefeito da cidade e o Dnit tivesse abandonado as obras como abandonou, ele teria mandado implodir tudo, "para evitar que essas obras paralisadas ficassem atrapalhando o trânsito da cidade, como estão até hoje". A entrevista ainda pode ser assistida em alguns sites:(www.tvcandelaria.com.br e www.gentedeopiniao.com.br),  são dois deles.
 DIA DE ESTREIA - Esta terça marca a estreia do horário eleitoral gratuito. A partir de agora e até pouco antes da eleição de outubro, candidatos à Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado, Governo do Estado e Presidência vão se revezar no vídeo e nos microfones tentando, cada um, convencer o eleitor. Vamos ouvir as mesmices de sempre, mas eventualmente coisas criativas e viáveis. Não é o melhor que a democracia pode proporcionar, mas é o que temos. Esperemos para ver e ouvir nossos candidatos, então!
 MARINA À PRESIDÊNCIA - Nesta quarta, deve ser oficializado e o martelo batido, em relação à candidatura de Marina Silva à Presidência. Ela substitui o falecido Eduardo Campos e já chega com grandes chances de ir ao segundo turno. Marina se apresenta com a possibilidade de arrancar com os 20 milhões de votos que alcançou na eleição passada e com grandes apoios internacionais, principalmente com a grana de ONGs ambientalistas. Quem ela tira do segundo turno? Pelos números atuais, tira Aécio Neves. Mas, ainda há uma longa campanha pela frente.
 MAIS ATAQUES ÀS FAMÍLIAS - Três canalhas invadiram uma casa e mantiveram uma família inteira sob a mira de armas, por  quase dez horas, em Rolim de Moura. Poucas horas depois, graças a um trabalho elogiável da polícia, todos os vagabundos estavam presos e os bens roubados recuperados. Até aí, tudo certo. O errado é a partir de agora. Em breve, soltos, os três voltarão a cometer os mesmos crimes. As leis não punem nem os bandidos que invadem os lares, sagrados em qualquer país sério. Aqui, a preocupação é com os direitos humanos deles, não das vítimas!
 POBRES E ABANDONADOS - Como ninguém dá bola para a população; como cada autoridade decide e interpreta as leis como considera que deve ser, independente do que é melhor ou não para a coletividade, de nada serviram os protestos dos barqueiros de turismo do Rio Madeira, que vão ter que sair mesmo da área da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Não se ouviu, ao menos até ontem, uma só voz de quem quer que seja para defender essa estrutura de apoio ao turismo e muito menos as dezenas de pessoas que serão impedidas de trabalhar. A decisão é do setor de Patrimônio da União. Pobres e abandonados porto velhenses!
 PERGUNTINHA - A presidente Dilma Rousseff estará em Porto Velho nesta terça. Se você pudesse falar com ela, o que gostaria de dizer ou pedir?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário