domingo, 24 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PRESIDENCIÁVEIS IGNORAM A VIOLÊNCIA QUE ASSOLA NOSSO PAÍS
O menor matou e estuprou uma jovem. Na Delegacia, antes que pudesse sequer ser ouvido sobre o crime que cometeu, membros da famigerada Comissão dos Direitos Humanos chegaram quase ao mesmo tempo. A imprensa acompanhou o caso e mostrou a orientação de um representante dos "direitos dos desumanos",  na maior cara de pau, sem pudor, ignorando o sofrimento da  família da vítima e da sociedade: "não fale nada, você é menor. Se alguém fizer alguma coisa contra você, é só nos chamar"!. Invenção? Infelizmente não! Pura realidade, mostrada nua e crua, como se essa fosse uma terra onde o crime é ser decente e honesto. Ou ser mulher, para ser morta e estuprada por esses animais, protegidos  por nossas leis absurdas. No outro caso, pior ainda. Foi um adulto mesmo. Também preso por estuprar e matar uma menina, disse, em entrevista gravada à TV: "ah, por isso não vou ficar preso muito tempo. Ninguém dá bola para este tipo de coisa. Eles prendem mesmo é pai de família!". Invenção? Tomara que fosse. A entrevista, gravada por uma emissora do sul do país, foi assistida por milhões de telespectadores perplexos. Outro exemplo. Esta semana, um garoto de 15 anos foi "apreendido" (arghhh!) em Porto Velho, com 10 quilos de maconha. Duas semanas antes, o mesmo "dimenor" tinha sido pego no Acre, com mais 20 quilos de maconha. Entrou por uma porta, saiu pela outra.
É isso que queremos para o nosso país? Claro que as pessoas decentes, trabalhadoras, sofredoras, vítimas, não querem nem ouvir falar nisso. Mas até agora, em plena campanha eleitoral, onde temos chance de mudar alguma coisa, NENHUM dos candidatos à Presidência abordou o tema. Todos fazem de conta que não é com eles. A esperança de que alguma coisa mudasse, para proteger a população de bem dos bandidos, mais uma vez se vai pelo ralo...
 SEREMOS EXEMPLO? - O procurador do Estado, Alexandre da Fonseca, será o primeiro presidente do Conselho estadual do comitê de Combate  à Tortura e Comissão de Direitos Humanos de Rondônia. Tomara que o Conselho não se preocupe só com direitos humanos de bandidos, como sempre e dê também atenção às vítimas. Seria inédito no país, um exemplo que poderia ser ensinado a outros Estados. Ou seja, que a comissão não trate só de bandidos, presos e situação de presídios, mas também das vítimas dos criminosos. Essas não têm ninguém que as defenda.
PRIMEIRO DEBATE - Nesta segunda, acontece o primeiro debate entre os candidatos ao Governo de Rondônia, pela TV Alamanda, Canal 13. Será no final da tarde, a partir das 17h45 (também conhecida como 15 para as seis da tarde) e terá duração de duas horas. Será a primeira chance de se ver e ouvir Confúcio Moura, Expedito Júnior, Jaqueline Cassol, Padre Ton e Pimenta de Rondônia, se digladiando perante o eleitorado. Imperdível!
 JERÔNIMO E A HISTÓRIA - Quando outubro chegar, o ex governador Jerônimo Santana completará 80 anos. Ele mora em Brasília, tem sérios problemas de saúde, mas segundo seus amigos, ainda está muito lúcido. Vive de suas memórias, muitas delas tristes, porque se considera abandonado por praticamente todos os que apoiou e deu guarida, quando no poder. Os mais novos, da geração pós anos 80, não sabem, mas Jerônimo Santana foi um dos maiores fenômenos políticos do jovem Estado. Ele estaria propenso a escrever suas memórias. Se o fizer, imagine-se só o que vai contar!
ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO! - Fazendo o que podem, tentar contornar a ditatorial legislação eleitoral, os candidatos se jogam a campo à cata do voto. Ai de um deles se afastar um só milímetro do que apregoa a lei. E não é exagero. Fazer um cartaz com alguns centímetros de diferença pode dar problema. Não colocar as frases feitas na propaganda eleitoral gratuita também. Colocar cartazes nas ruas pode dar cadeia. No final, parece que são todos criminosos, até prova em contrário, tendo que comprovar que estão apenas participando de um processo eleitoral. Lamentável!
 QUE PAÍS É ESTE? - A presidente Dilma Rousseff está fazendo, de novo, um programa eleitoral ufanista. No país que ela mostra, só tem grandes obras, todas concluídas; não há crise e sem descontentes. A única oposição - e aí ela tem o apoio total do ex - presidente Lula e de grande parte dos petistas - é a imprensa, transformada em inimiga. Se o povão vai aceitar esta conversa, não se sabe. Mas que dona Dilma bem que poderia falar um pouco dos graves problemas nacionais e como pretende resolvê-los, se reeleita, poderia sim!
 SEGUNDA VAGA - Já Aécio  Neves e Marina Silva vão se digladiar pela vaga do segundo turno. Uma deve ser mesmo de Dilma Rousseff, a menos que o quadro mude muito nos próximos dias. Aécio representa um novo modelo de governo, enquanto Marina tem muitas coisas em comum com o atual governo, embora divirja em questões ambientais e outras menores. Marina surge no cenário como o nome com possibilidades reais de ganhar a eleição. Aécio é que terá que correr atrás. Pelo menos é esse o desenho da nuvem da política, neste momento.
PERGUNTINHAS - Dilma? Aécio? Marina? Desses três, quem você achar que subirá a rampa do Palácio do Planalto para assumir o poder, em janeiro do ano que vem?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário