sábado, 30 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NÃO SE COMBATE A PEDOFILIA COM MEDIDAS PALIATIVAS

Não é mais possível que se faça ouvidos de mercador e o país se poste de olhos vendados ao que está acontecendo em relação à pedofilia. O problema, mesmo com a mobilização de alguns setores, está longe de terminar. Pelo contrário. Ele é gravíssimo e se amplia, porque não é fácil de ser descoberto e, quando o é, já pode ser tarde demais, pelos danos causados às crianças, principalmente, mas também aos adolescentes. Os tarados são incuráveis e precisam receber não apenas punição, com o isolamento da sociedade. Têm que receber algum tipo de tratamento que os impeça de voltar a atacar. Embora pareça cruel e quem defende a tese de castração química ou algo parecido, seja tratado quase como criminoso, na opinião dos que defendem os direitos humanos dos bandidos, não das vítimas. Mas é importante que ao menos se discuta, à exaustão, soluções que não sejam paliativas, para esse horror. Aqui mesmo em Rondônia os crimes se sucedem. Os que abusam de crianças eventualmente são presos. Cumprem penas, algumas mais leves, outras maiores, mas daqui a pouco estarão soltos de novo. E voltarão a atacar, porque essa doença não tem cura.
Em poucos dias, houve mais dois casos no Estado. No mais grave, o tarado abusou por longo tempo de uma menina de sete anos, da sua própria família. Não foi surpresa se saber que o mesmo homem é suspeito em outros ataques. No outro, um pedófilo tentava marcar encontro, via Net, com um menino, em Jaru. Foi pego antes de conseguir seu intento. São tragédias que se repetem toda a toda hora em todos os cantos do país, a maioria delas dentro das casas das vítimas. Não se protege crianças com demagogia, discursos vazios e legislação ideológica. Temos tudo isso atualmente, menos uma forma concreta e definitiva de combater a pedofilia. Sem isso, é causa perdida!
 MESMO DE SEMPRE - Ato cívico na OAB. O mesmo de sempre. Discurso, promessas, boas intenções. O mote principal, definido pela entidade, era a adesão dos cinco candidatos ao Governo à intenção de uma campanha limpa, gerida pela ética e totalmente contra a corrupção. Em todas as últimas eleições, os mesmos pedidos foram feitos e acordos foram firmados. A OAB cumpre o seu papel, em nome da sociedade. Tomara que os candidatos, todos, também as cumpram na íntegra.  Só assim podemos sonhar com uma campanha decente. 
 MAIS DE 400 POR CENTO - Crianças e idosos são as maiores vítimas das queimadas que estão tomando conta de praticamente todas as regiões do Estado. A maior prova disso é o aumento de mais de 400% - isso mesmo, quatrocentos por cento - no número de atendimentos a doenças respiratórios. Maior concentração de queimadas, as regiões centro e sul de Rondônia são as piores, em termos de queimadas, realizadas mesmo depois de campanhas de orientação sem fim, que, parece, muitos produtores simplesmente ignoram.  Naquela área de Rondônia, mais de cinco grandes focos de incêndios são detectados todos os dias. A má notícia é que a tendência, até final de setembro, é piorar....
 BYE, BYE ELEIÇÃO? - Alvoroço no ninho do tucanato. As duas pesquisas desta semana, uma do Ibope, outra da CNT, foram verdadeiros tsunamis contra a candidatura de Aécio Neves. Na primeira, ele ficou a 10 pontos de Marina Silva, ainda em segundo lugar, mas já perto de Dilma Rousseff. Na da CNT, Aécio despencou para 16 pontos, com Marina chegando a 28% e Dilma à frente, com 34%. Se não houver uma reação imediata do candidato tucano e seus aliados, com mudança radical do discurso, bye bye eleição!
 AGORA, A ESCURIDÃO! - Guajará Mirim e Nova Mamoré, atingidas em cheio pela maior enchente do Estado nas últimas décadas, estão mesmo numa maré de azar. Afora os inúmeros problemas que as populações das duas cidades enfrentam, agora surgiu mais um. Dias atrás, por uma pena na subestação de Guajará, as duas cidades ficaram sem energia elétrica por quase dez horas seguidas. Sem equipe próprio de manutenção, a Eletrobras teve que mandar gente de Porto Velho para resolver.
 TEM QUE TER CORAGEM... - Com sérios problemas antes resultantes da enchente; com dificuldades econômicas que já duram há anos; com dificuldades enormes em toda a sua infraestrutura;  geralmente isolada pelas péssimas condições da BR 425, que só agora começa a ser recuperada, as coisas não andam nada boas para a gente que vive naquela área do Estado. A verdade é que, para se morar na região de Guajará tem que ter coragem e perseverança. Senão, não aguenta!
 ÍNDIOS E BRANCOS - Mais um caso gravíssimos, envolvendo brancos e índios, ameaça novos e violentos conflitos na região. Um grupo de meninos indígenas (o maior de 17 anos, o maior de apenas sete anos), mataram com requintes de crueldade o professor Roressi Kurina, que lecionava na aldeia madija kulina, em Juruá, 700 quilômetros de Manaus. O professor xingou os garotos porque eles estavam embriagados. Tinham tomado duas garrafas de cachaça. Houve discussão e as crianças mataram a vítima, o decapitaram e jogaram o corpo num rio. Há temor de confrontos, como os que ocorreram em Humaitá, no final do ano passado.
 PERGUNTINHA - Dos candidatos ao Governo de Rondônia que estão dando seu recado no horário eleitoral gratuito, qual deles você acha que merece  comandar o Estado a partir de 2015?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário