CRESCE O ELEITORADO E MELHORA A ESTRUTURA, MAS A POLÍTICA...
Em dois anos, o eleitorado em Rondônia cresceu apenas em 21 mil novos cidadãos aptos a votar em outubro. No total, temos mais de 1 milhão e 105 mil registros para quem for às urnas este ano, menos de 2% sobre 2012, quando das eleições municipais. A Capital do Estado tem, só ela, quase 27% de todo o eleitorado, chegando a mais de 302 mil eleitores, 140 vezes mais que a pequena Pimenteiras, com seus 2.150 moradores aptos para a votação. Na maioria das cidades, temos pequenas comunidades, com eleitorado pequeno. Depois de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, Vilhena, Jaru e Rolim de Moura concentram os maiores números de votantes e, em várias dessas cidades, o eleitorado feminino (foto) é maior que o masculino. Mais uma vez, vamos ver a maior parte das mulheres votando em homens. A frase "mulher não vota em mulher", embora tenha menos força nos dias de hoje (até por Dona Dilma), continua sendo uma verdade. Os partidos se arrebentam para apresentar 30% de nomes femininos entre seus candidatos, porque, mesmo sendo maioria, são poucas delas as que querem também ter efetiva participação na política. Como muitos homens de bem, as mulheres que teriam como oxigenar a política local e nacional, preferem ficar distantes, certamente assustadas com o que acontece nas disputas eleitorais.
Porto Velho é uma das 15 capitais do país onde a votação será biométrica, com a impressão digital do eleitoral, evitando que haja qualquer tipo de fraude. Antes o sistema já era quase perfeito. Agora, com a biometria, não há como burlar a eleição. É uma pena que, enquanto a Justiça Eleitoral evolui muito e se moderniza (a custo, claro, de milhões e milhões de reais), a estrutura política do país continue, em muitas regiões, como nos tempos do coronelismo. Mas daí, já é outra história...
AIDS CRESCE - Números da Aids já assustam em Porto Velho. São cerca de 2.800 contaminados, para uma população que beira os 450 mil habitantes. Embora percentualmente estejamos num patamar igual a São Paulo, no geral os números na Capital já deixam as autoridades da saúde pública em alerta. São mais de 300 novos casos nos últimos anos, o que piora ainda o quadro. Prevenção, camisinha, cuidados com a vida sexual e com o uso coletivo de agulhas: sem isso, a Aids pega mesmo!
FICHA O QUÊ? - Enquete da TV Candelária em Ariquemes mostrou uma faceta clara do quanto o eleitorado está por fora do mundo da política. A repórter Líbia Albuquerque, foi às ruas e ouviu de pessoas que entrevistou, que elas sequer sabiam o que significa um candidato Ficha Suja. A lei, que completou quatro anos, vem sendo alardeada como um grande avanço para o país. E é. O problema é que parte do eleitorado não tem a mínima ideia do significa essa lei. Ou seja, lá vamos nós de novo ver, eleitos, nomes enrolados. Lamentável!
ESTÁTUA À VISTA! - Habemus Liberdade! Pelo menos a estátua, com a chama acesa e tudo... É que nesse sábado de manhã, abre as portas a filial da Havan, anunciada como a mais completa loja de departamentos do Brasil, cujo símbolo é a famosa escultura que é cartão postal da maior cidade dos Estados Unidos. Em Porto Velho, a estátua de 40 metros foi colocada há mais de dois meses e se tornou quase uma atração turística, estourando como destaque nas redes sociais. A nova loja vai dar uma boa mexida no comércio da Capital, que não está vivendo seus melhores dias...
MP APOIA ARRAIAL - Ainda não é definitivo, mas uma primeira reunião entre grupos folclóricos que participam do Arraial Flor do Maracujá e o Ministério Público Estadual, já trouxe fortes luzes no fim do túnel, para que o evento possa ser realizado, como o será, a partir de 22 de agosto. O que o MP não quer é o derrame de dinheiro público em festas comerciais, alguns até particulares (pelo menos 87 milhões de reais iriam para esses eventos que nada têm de interesse do grande público). Afora isso, o MP quer que o Arraial se realize. E vai apoiar, o que é louvável.
PÚBLICO OU PRIVADO? - Estão mais do que certo o procurador geral do MP estadual, Héverton Aguiar e seus colegas. Em eventos em que há cobrança de ingresso, como explicar investimentos públicos? Para que dinheiro público em festas de aniversário, eventos quase fechados e até corrida de Motocross, que são promoções privadas? A grana tem que ir para importantes acontecimentos culturais, aqueles que mexem e envolvem o povão e que têm acesso gratuito. O Arraial Flor do Maracujá se insere totalmente neste contexto. Por isso não pode morrer e vai acontecer de novo!
ESTÃO À SOLTA - Virou moda agora a bandidagem, que anda mais solta do que nunca, atacar famílias inteiras dentro de suas casas, em Porto Velho. Nesta semana, mais um caso, entre tantos que têm sido registrados nos últimos meses. Três canalhas, drogados, gente que não merece qualquer complacência, ameaçou matar a todos os apavorados moradores. E ainda procuravam por um policial, em quem queriam, certamente, atirar. O que dói em todos é que, brevemente, eles estarão soltos, para fazer tudo de novo...
PERGUNTINHA - Quando começar o horário eleitoral gratuito, a presidente Dilma Rousseff terá mesmo um grande crescimento nas pesquisas eleitorais, como ela está prevendo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires