quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tudo pronto em Goiânia para o Rally dos Sertões 2013

21ª edição do maior rali disputado dentro de um único país dá sua largada na próxima quinta-feira, com a realização do Prólogo e Super Prime.
Theo Ribeiro / Foto Arena Jean Azevedo, uma das feras das motos
Theo Ribeiro / Foto Arena
Jean Azevedo, uma das feras das motos
Goiânia vive o clima do Rally dos Sertões 2013. A movimentação já é intensa no Flamboyant Shopping Center e ao lado, onde foi montada a Arena Sertões.
Além das “super máquinas” que estarão na competição, as grandes estrelas do off road nacional e internacional começam a desembarcar na cidade, entre elas, os franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que tentam manter o título do Sertões entre os carros, o compatriota Cyril Despres, que vem lutar pelo tricampeonato nas motos, mas terá briga dura com o espanhol Marc Coma (vencedor em 2010) e os brasileiros da equipe Honda: Jean Azevedo, Dario Julio, Nielsem Bueno e os irmãos Guto e Ike Klaumann.
Nos quadris, o atual campeão Marcelo Medeiros, representando o Maranhão, terá como um dos principais rivais o polonês Rafal Sonik, o primeiro piloto estrangeiro a vencer o Sertões, em 2010. Já os UTVs, que estrearam como categoria experimental em 2012 e conquistaram os fãs de rali e competidores, também prometem briga acirrada, com Bruno Sperancini lutando pelo bicampeonato. Entre os caminhões, pilotos experientes e vencedores do rali, como Guido Salvini e Edu Piano, vão levantar poeira, mostrando toda a força destes “gigantes” do Sertões.
Os principais pilotos participam nesta quarta-feira (24), às 12 horas, da coletiva de imprensa no Auditório do Flamboyant Shopping Center. Dez países estarão representados no Sertões 2013: Brasil, França, Chile, Holanda, Portugal, Polônia, Espanha, Argentina, Uruguai e Catar. São mais de 180 competidores inscritos.
As disputas terão início na quinta-feira (25), com a realização do Prólogo (que define a ordem de largada do dia seguinte), a partir das 12 horas, bem como o Super Prime (um mata-mata entre os oito melhores do Prólogo para carros, quadris, UTV; entre os 16 melhores nas motos e os dois melhores nos caminhões), que terá início às 16 horas. Ainda neste dia, entre 18h30 e 19h30, os pilotos farão uma sessão de autógrafos no Shopping Flamboyant e, na Arena Sertões, haverá uma apresentação (Wheeling Moto Show) e a largada promocional.
O Rally dos Sertões 2013 será um dos mais difíceis da história, exigindo ao máximo dos pilotos, navegadores e suas máquinas. Serão 4.115 quilômetros de prova, sendo 2.488 quilômetros de trechos cronometrados. É uma das maiores porcentagens de especiais da história do rali.
Serão 10 etapas, passando por oito cidades em Goiás e Tocantins. A etapa maratona, na qual as máquinas não podem contar com auxílio externo, acontece no quinto dia, entre Porangatu e Natividade, no Tocantins. O dia mais longo do rali será na sétima etapa, em Palmas (TO), com 746 quilômetros totais (514 cronometrados); o mais curto será o primeiro, entre Goiânia e Pirenópolis, com 249 quilômetros (84 de especial). A chegada será dia 3 de agosto, também em Goiânia.
Confira a programação para a 1ª etapa (Prólogo e Super Prime) no dia 25:


Arena Sertões:
11h00 Abertura da Arena Sertões ao público
12h00 Previsão Largada – Quads
12h30 Previsão Largada – UTVs
13h00 Previsão Largada – Caminhões
13h30 Previsão de Largada – Motos
14h00 Previsão de Largada – Carros
16h00 – 18h00 Super Prime

Shopping Flamboyant:

18h30 – 19h30 Sessão de Autógrafos no Shopping Flamboyant

Arena Sertões:

19h00 – 19h30 Apresentação – Wheeling Moto Show
20h00 – 22h00 Largada Promocional
Fonte: Moto Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário