quarta-feira, 24 de julho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DAS ESPERTEZAS E DA DECISÃO DE NÃO CORTAR NA PRÓPRIA CARNE
Era visível o alívio da presidente Dilma com a chegada do Papa Francisco. Foi o evento mais importante dos últimos tempos, porque desviou a atenção de grande parte do país, sobre os sérios problemas que enfrenta o governo brasileiro, nas mãos da primeira mulher a chegar à Presidência. Pena que, ao invés de curtir o momento, a Presidente tentou usar de esperteza, no discurso de boas vindas e em outros eventos, tentando faturar politicamente, a ela e seu partido; a ela e sua ideologia, passando a ideia que o ex-presidente Lula adorava passar: de que o Brasil só começou quando o PT chegou ao poder. Não se pode ignorar avanços sociais que o grupo político-ideológico de Lula/Dilma trouxeram ao país. Os mais pobres, realmente, tiveram conquistas importantes. Mas a que custo? O peso das ruas está respondendo, ao menos em parte e dizendo aos poderosos de plantão que há milhões de brasileiros insatisfeitos. E uma classe média que não suporta mais carregar o país nas costas, pagando impostos absurdos e tendo serviços, no geral, quase ridículos, como retorno.
Tirando-se os baderneiros, vândalos e bandidos (a quem, aliás, o governo Dilma fez questão de ampliar leis para proteger, contra os interesses da sociedade), as mobilizações continuam. Sem a mesma intensidade, mas em algumas áreas ainda latentes, até onde, aparentemente, estavam perdendo força. Mais de um mês depois do estouro espontâneo de milhões de brasileiros, que foram para as ruas protestar, o governo Dilma não mexeu em nada. Só discursou, ofereceu saídas sem nexo e sequer aceitou cortar um pouco na própria carne, reduzindo um  ministério, que fosse, como demonstração de respeito à opinião do povo. Sorte de dona Dilma que o Papa está por aqui. Mas é sempre bom lembrar que amanhã ele vai embora...
 DESPENCANDO - Começou na segunda. Chuva em julho. Piorou ontem. Hoje, já teremos a mínima de 17 graus e, amanhã, a previsão é de que Porto Velho tenha o dia mais frio dos últimos 15 anos. Na Capital, os termômetros devem cair para 16 graus. No sul do Estado, podem chegar perto dos 10 graus ou até menos. Para uma região onde a média de temperatura sempre chega perto dos 30 graus, será um tempo atípico e perigoso para os organismos não acostumados com frio tão intenso. Portanto, cuidados redobrados!
SÓ RESTA ESPERAR - Notas do MP estadual; do Judiciário; da OAB, notas daqui e dali. Instituições vêm a público, cada uma defendendo suas posições com argumentação irreparável aos leigos. Há gente que toma posição, gente que fica em cima do muro, gente que fica bem quietinha, com medo de ser atingida de por um lado ou outro. Muita confusão, muita argumentação, muito medo. A hora é de torcer para que, no final, os verdadeiros culpados sejam condenados e os inocentes saiam ilesos. Afora isso, pouco há a se esperar.
NOMES AOS BOIS - O competente, respeitado e bem informado Carlos Sperança, traz mais uma bomba atômica para o rol de armas nucleares da Operação Apocalipse. Publicou em sua coluna que o tráfico de drogas, que já estava tentando dominar os meios políticos, tem seu braço "bem articulado na imprensa". Foi mais uma Fat Boy, nome da bomba de Hiroshima, porque trouxe à luz informação que até agora não tinha surgido no meio do noticiário da tenebrosa operação. Aguarda-se, a partir de agora, que Sperança dê os nomes aos bois, dentro do possível, porque senão todos os seus colegas jornalistas correm o risco de ficar no rol de suspeitos.
JOVENS MÉDICOS - Hospitais desestruturados, sem equipamentos e até sem medicamentos básicos. Esse é o quadro que os 22 novos médicos que receberam suas carteiras de inscrição no CRM de Rondônia vão encontrar, no início da profissão. Esse foi tema recorrente nos discursos das autoridades do setor que comandaram a cerimônia, na semana passada. A maioria dos novatos é de Rondônia, mas há também filhos daqui que foram estudar fora e retornam ao lar, para atender a população. Os jovens, mesmo com todos os empecilhos que podem atrapalhar seu começo de carreira, estão, contudo, otimistas. E já começaram a dar duro.
MAÇARANDUBA - Dizendo-se anarquistas, mas na verdade muito bem organizados nas redes sociais, grupos autodenominados de Black Bloc, que atacaram na Alemanha, nos Estados Unidos e outros países, agora estão no Brasil. Sua filosofia confusa e maluca é ir contra tudo e todos, principalmente contras as autoridades legítimas e a polícia. Partem do princípio de que, se a polícia pode bater na população, porque a população não pode bater na polícia? Nesse caso, que se siga o ótimo conselho do conhecido Beni Andrade: cassetete de maçaranduba neles!
MENOS CATÓLICOS - Os católicos no Brasil são cada vez menos, dizem pesquisas oficiais. Já chegaram a mais de 90% até próximo aos anos 70 e caíram para 75%, em 1994. Agora, caíram  de novo, para menos de 55%. A visita do Papa Francisco, nesta semana, pode reacender a chama, mas o número de evangélicos de todas as matizes cresce muito, em todos os recantos do país. Só para lembrar, Rondônia é o Estado brasileiro onde há maior contingente de evangélicos, proporcionalmente à sua população religiosa.
PERGUNTINHA -  Até quando irá a crise que atinge praticamente todas as instituições mais importantes de Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário