sexta-feira, 26 de julho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS IRRECUPERÁVEIS SAEM ÀS RUAS PARA MATAR, AUTORIZADOS PELA LEI

O noticiário policial tomou conta de nossas vidas. E as informações assemelhadas se repetem. Uma delas: entre os bandidos presos, mortos ou, muito pior, que assaltaram, que destruíram famílias, que cometeram atos de crueldade, muitos dormem à noite nos presídios e têm autorização para "trabalhar" durante o dia. Se pegos, como muitos o são, não acontece nada. Se cometem os piores horrores e não são descobertos, ainda têm o álibi de estarem autorizados a andar nas ruas, como se fossem do bem. Nesse quesito, nossa lei é clara: tem é que garantir todos os direitos aos bandidos presos. Mas  jamais, de jeito nenhum, zero, em relação às pessoas de bem,  a quem não é criminoso. Soltar um assassino perigoso, um membro do crime organizado, um assaltante contumaz, como se ele estivesse disposto a mudar de vida, a se reintegrar à sociedade, a trabalhar decentemente, funciona muito bem no papel e na cabeça dos sonhadores. Na vida real, a imensa maioria deles se torna pior, mais cruel, mais assustador. Eles querem é continuar na vida que construíram para si e destruíram para os outros.

Em Porto Velho, essa semana, aconteceram pelo menos mais dois casos desses, que deixaria a comunidade de cabelos em pé, se alguém ainda se assustasse com as benesses que a nossa lei dá ao crime. Dois presidiários foram mortos, em assaltos diferentes, porque não se entregaram e atiraram contra a polícia. Os dois bandidões  deveriam estarem trancados numa cela,  já que eram violentos e irrecuperáveis. Foram mortos pela polícia, felizmente, mas poderiam ter matado várias pessoas, já que atiraram a esmo no meio da rua. A quem culpar por isso? A quem denunciar por isso? Todos sabemos a resposta. Mas estamos reféns do crime e nossas autoridades nos viram as costas, como se nada disso fosse com elas.
 
 JÁ ENCHEU O SACO
Quando não é um motivo, é outro. A motivação é sempre relevante, mas a maioria, que nada tem a ver com o assunto, já encheu o saco. Só nessa semana, em dois trechos distantes e por motivos bem diferentes (Chupinguaia e Jacy Paraná), dezenas de pessoas fecharam a BR 364. E o sagrado direito de ir e vir daqueles que não têm qualquer ligação com os protestos? Até quando vai se aceitar a baderna, como se ela fosse democrática e normal?  Esse é o resumo de um país em que a lei é aplicada dependendo da cara do freguês.

BOATO, SÓ BOATO
O que mais irrita é que, no caso de Jacy Paraná, a BR foi fechada a partir de um boato, como aquele que envolveu milhões de beneficiários do Bolsa Família, que correram aos bancos achando que o benefício ia acabar. Espalharam - malandros, é claro - que a área do distrito seria alagada com a subida da águas das usinas. Como o Ministério Público proibiu a venda de vários loteamentos ilegais, foi fácil criar o boato de que a culpa da proibição era das usinas. Muitos pobres coitados caíram no conto e foram fechar a BR. Lamentável!

ALEGRE DE DOER
Chega a doer a alegria de metade das Minas Gerais. Aqui em Rondônia, onde os mineiros são muitos milhares, a festa também continua até agora. A conquista, suada, batalhada, bem ao estilo da dureza que é a vida do brasileiro comum, colocou o Atlético Mineiro entre os grandes clubes da história desse país. Afora os tradicionais adversários cruzeirenses, que torceram contra, é claro, não há torcedor Brasil afora que não tenha vibrado muito com a grande conquista do Galo. Campeão da América, com todos os méritos, uai!

MALANDRAGEM
O PMDB, além de maior partido do país, pode ser também o maior ninho de esperteza política que temos. Inventou outra, agora: uma enquete interna para que decidir se deve ou não manter a aliança com o PT de Dilma Rousseff, para 2014. Malandragem e oportunismo. Como sempre. Se Dilma não der tudo o que seus hoje aliados querem, eles fazem de conta que a base exigiu sair fora da aliança. É por isso que a população brasileira não aguenta mais a cara de pau de muitos dos nossos políticos. E eles não aprendem...

MATANDO JOVENS
O Brasil é o sétimo colocado no mundo em homicídios. A cada 100 mil habitantes, 27 são vítimas de crimes. No caso de jovens entre 14 e 25 anos, o número aumenta para 54. Os dados são da  Organização Mundial da Saúde, anunciados no Mapa da Violência 2013.  O estudo, chamado de Homicídios e Juventude no Brasil, foi divulgado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela). Nos dez países com os mais altos índices de homicídios entre jovens, todos são da América Latina e do Caribe.

CERTO OU ERRADO
Depois que o seu filho foi libertado por ordem do TJ, o deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembleia, se emocionou de novo. Mas, ao mesmo tempo, voltou a atacar duramente seus adversários, dizendo que o único crime que Guga cometeu foi ser filho dele, Hermínio. "Foi uma enorme injustiça", repetiu. No lado da polícia, a informação é de que as acusações contra Guga são mantidas e que ele teria sim envolvido com aa Operação Apocalipse Espera-se que, no final, se saiba exatamente quem está certo e quem está errado no episódio.

PERGUNTINHA
Quem ofende e ataca adversários hoje, de um lado e outro, no caso da complexa Operação Apocalipse, não corre o risco de se arrepender quando as paixões baixarem e a razão tomar conta do assunto?
 Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário