quarta-feira, 31 de julho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CONFÚCIO E CASSOL PRONTOS PARA A DISPUTA AO GOVERNO EM 2014
A disputa pelo governo de Rondônia está a um ano e dois meses de distância, mas, apenas como exercício de futurologia, se a data fosse agora, três nomes poderiam estar na corrida. Um deles, Confúcio Moura,  que já se definiu pela reeleição, embora ainda trate o assunto como de segundo plano, na sua administração. Os outros dois seriam Ivo Cassol e Expedito Júnior, embora os dois ainda tenham importantes pendências com a Justiça Eleitoral. Que, estão lutando e garantem, serão superadas até o período da campanha. Dos três, até porque Expedito sonha mesmo em disputar de novo uma cadeira no Senado, Confúcio e Cassol seriam os dois principais adversários. Confúcio já está de olho na reeleição. A decisão ficou clara num evento até de menor porte. Foi em Ouro Preto e quem deu o chute inicial foi o prefeito Alex Testoni, nome cotadíssimo para entrar na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Testoni avisou de público: não pensa em disputar o Governo e estará ao palanque de Confúcio. Portanto, está dada a largada.  Menos de 14 meses antes da eleição, Confúcio é sim candidatíssimo a um segundo mandato.
No outro lado, caso se confirme a candidatura de Ivo Cassol ao governo, anuncia-se que Carlos Magno, deputado federal, seria seu candidato a vice.  PP, PR e PTB caminhariam juntos, sempre considerando que há um longo caminho a ser trilhado em relação à disputa de 2014 e, até lá, muita coisa pode mudar. Cassol busca em Ouro Preto seu eventual companheiro de chapa, exatamente na cidade de Alex  Testoni, que era seu aliado e agora avisa que está fechado com Confúcio Moura. A corrida estadual, enfim, começa a ser acelerada. E vai depender muito da Justiça Eleitoral, que dirá se alguns dos nomes hoje mais cotados estarão ou não na corrida pelo governo. 
 HERMÍNIO - O deputado Hermínio Coelho seria um outro nome bem cotado. Mas está enfrentando um furacão, com as questões da Operação Apocalipse. Hermínio tenta provar que tudo não passa de uma dura perseguição imposta por seus adversários do governo. Se conseguir provar suas denúncias, pode sair por cima e voltar a estar entre os principais nomes para 2014. Em caso contrário, terá grandes dificuldades e poderá sair do grupo mais cotado para ocupar o Palácio Presidente Vargas a partir do início de 2015.
OS PLANOS DE ACIR - Já o  senador Acir Gurgacz, que tem feito um bom papel no Congresso, tem seu plano básico traçado: quer a reeleição. O problema é que a única cadeira em disputa no ano que vem é a sua e, caso decida concorrer ao Senado, Expedito Júnior será um adversário duríssimo, quase imbatível. Gurgacz vai esperar a definição do quadro. Que ninguém se surpreenda se, lá na frente, ele voltar a disputar o Governo. Até agora, contudo, há apenas ilações, também em relação a Gurgacz.
ESQUINA DO PERIGO - Há preocupação da Semtran com motoristas que estacionam em locais indevidos, multas, pressão. No geral, as ações estão certas, porque há muito desrespeito no trânsito e para organizá-lo tem mesmo que se começar por aí. Do outro lado, a população fica surpresa com a falta de ações simples que poderiam evitar mais de duas dezenas de acidentes ocorridos no mesmo local, em poucos meses. A esquina da avenida Rafael Vaz e Silva com Dom Pedro é local de moagem de motoristas e acidentes graves. Já deveria ter sido sinalizada há muito tempo!
"ESTOU FORA" - "Nunca pensei em me envolver em política. Não tenho laços com qualquer partido político. São manifestações espontâneas da população onde quer que eu vá, que pedem para que eu me candidate e isso tem se traduzido em percentual de alguma relevância em pesquisas". Quem disse isso foi o ministro Joaquim Barbosa, que muitos eleitores gostariam de ver disputando a Presidência da República. E disse mais: que há bolsões de racismo no Brasil e que o país ainda não está preparado para ter um presidente negro. Bateu duro, mas falou a mais pura verdade!
FIM DAS TARTARUGAS? - Enquanto atua em regiões onde dá mídia e pode aplicar multas milionárias, o Ibama e está abandonando projetos vitais para a Amazônia, como o de proteção a quelônios. Na região de Costa Marques, onde atuava desde a década de 80 , numa luta muito importante pela preservação de tartarugas e tracajás, o Ibama prestou um serviço inestimável. Mas, há dois anos, o órgão fechou sua delegacia na região e o projeto Quelônios da Amazônia foi completamente abandonado. Tartarugas e tracajás podem caminhar para a extinção. E daí, Ibama?
JOELHO À FRENTE - Cada vez que a mídia divulga  números de acidentes, nos finais de semana, mais a gente fica perplexos, sem entender como, mesmo com tantos feridos e tantos mortos, a irresponsabilidade continuar a campear nas ruas, avenidas e rodovias, em todas as cidades.  Foram mais de 60 feridos em três dias da semana passada, em Porto Velho. quase 50 estavam em motos. Motoqueiros doidões, irresponsáveis, muitos sem ter habilitação e sem saber pilotar, estão arriscando suas vidas e as dos outros.  Os feridos nunca o são levemente. Numa colisão com moto, o pára choque é o joelho do condutor. Lamentável!
PERGUNTINHA - Se até no Shopping não se está livre de assaltos e tiroteios, em plena luz do dia, dá pra se imaginar como se pode andar em segurança pelas ruas da cidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário