segunda-feira, 22 de julho de 2013

MOTOS: NA HORA DE PILOTAR, SAIBA QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM O GARUPA

Interação e postura correta durante a viagem trazem segurança ao condutor e passageiro
A interação entre piloto e garupa chega a ser quase uma arte. Andar na garupa da moto exige cuidado e responsabilidade, mais do que isso, é necessário ter atenção e sincronia para que o percurso seja realizado em segurança.
Alguns requisitos para acompanhar o condutor estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro e o descumprimento deles implica em multas. O garupa pode influenciar na direção da moto, isto depende da orientação do motociclista e da postura correta durante a viagem. Falta de atenção e comportamento inadequado podem oferecer riscos e gerar acidentes.
“O motociclista deve solicitar ao seu passageiro que utilize os equipamentos obrigatórios de segurança, como o capacete, e esteja com roupas adequadas à situação, como, por exemplo, calçados fechados. Além disso, precisa orientá-lo previamente sobre o posicionamento adequado quanto ao equilíbrio, movimentos e inclinações que ocorrem durante a circulação do veículo. Para completar, deve alertar o passageiro no sentido de evitar contatos físicos repentinos ou inadequados e outras ações que possam prejudicar a pilotagem correta e segura da moto”, explica o diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves.
Já para o motociclista Erbton Jorge Rosa Batista, a postura do garupa é fundamental durante a pilotagem. “Quando o garupa esta acostumado a andar de moto, tudo fica mais fácil. Mas, se a flexibilidade da pessoa não for adequada ela poderá complicar o percurso, pois é preciso seguir o movimento do condutor caso contrário o risco de acidente é maior. Se o passageiro é inexperiente, devemos explicar e orientá-lo a usar os equipamentos de segurança. Responsabilidade é fundamental, estamos levando outra vida e temos de ter consciência”, diz.
Segundo Gonçalves, alguns cuidados com a segurança do garupa podem ir de acordo com a moto. “Os cuidados com os equipamentos de segurança, roupas necessárias e posicionamento adequado ao equilíbrio valem para todos os modelos de motocicleta. Evidentemente, também precisam ser consideradas as características específicas de cada modelo e, para tanto, é fundamental que o condutor conheça as recomendações fornecidas pelo fabricante e, com isso, possa orientar o seu passageiro”, explica.
Durante o percurso, é importante que o garupa evite levar objetos pesados para não influenciar negativamente a pilotagem. “Durante o caminho, o garupa deve evitar levar objetos de difícil manuseio que possam atrapalhar o equilíbrio e condução da motocicleta. Além disso, não deve distrair o condutor ou movimentar-se bruscamente e com intensidade, de modo a desequilibrar o veículo, entre outras ações prejudiciais à segurança – tanto do motociclista, quanto do passageiro”, diz Gonçalves.
Se for dar carona a alguém, fique atento as dicas:
·Oriente o passageiro quanto à postura e a utilização de equipamentos de segurança, como capacete, luvas, capa de chuva, etc.
·Não transporte crianças menores de 7 anos ou pessoas incapazes de garantir a própria segurança; pessoas embriagadas ou que comprometam a condução da motocicleta também não devem ser transportadas
·Não leve mais de um passageiro na moto, isso é proibido e perigoso
Segurança é fundamental, tome cuidado e fique ligado!
Fonte: Revista Mundo Moto

Nenhum comentário:

Postar um comentário