sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rondônia terá internet de qualidade

“A região Norte é o nosso maior problema. Falta estrutura e qualidade na conexão da internet. Aqui o serviço é ruim e caro”, é o que diz o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Mas, essa realidade está perto de mudar, pois até o final do ano, 12 localidades de Rondônia terão conexão banda larga e de alta velocidade, é o que garante o ministro. Para isso foi assinado, ontem pela manhã em Porto Velho, o termo de ajuste para execução dos projetos relacionados à cooperação técnica estabelecida entre governo de Rondônia e Telecomunicações Brasileiras SA – Telebras.
O termo de ajuste, assinado pelo governador Confúcio Moura, ministro Paulo Bernardo e o presidente da Telebras, Caio Bonilha, estabelece intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações, apoio para a cessão e compartilhamento de espaços físicos, de infraestrutura, de capacidade e de serviços de telecomunicações entre os dois entes em forma de contrapartida para implantação do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL (Telbras) e da Infovia (Backbone) do governo do Estado. “Queremos ver o Norte conectado com o resto do país e com uma internet de qualidade. Acredito que assim estamos investindo no desenvolvimento econômico”, disse o ministro das Comunicações.
A Telebras disponibilizou conexão e banda larga de alta velocidade em uma rede de fibra óptica estruturada pelo governo, através do programa Infovia Rondônia, desenvolvido para fornecer serviços e dados aos órgãos do governo rondoniense. Os municípios contemplados serão, além de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Pimenta Bueno, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Pimenteiras do Oeste e o distrito de Abunã. O objetivo é integrar o corpo executivo, as secretarias, escolas e outros órgãos de apoio direto. O presidente da Telebras explica que a conexão mais veloz será disponibilizada no prazo de até 60 dias à comunidade. “Os moradores também terão acesso a banda larga. Até o final do ano estaremos conectando os demais municípios, alcançando assim 65% da população de Rondônia”, afirma Bonilha.
PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL
Para o ministro das Comunicações, esse projeto do Governo Federal tem o objetivo de criar oportunidades, promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades sociais e regionais existentes hoje. Até setembro, o projeto será implantado no Acre. “Esse é um momento histórico. Rondônia é um dos pontos estratégicos de interligação com o resto do país. Reconhecemos o potencial econômico do estado”, reforça Paulo Bernardo.
A velocidade de comunicação em um primeiro momento será de 10 Gbps (gigabites por segundo) entre os pontos de acesso e a distribuição dos municípios. Para o governador Confúcio Moura, Rondônia pode ser considerado um pioneiro digital na região Norte com esse projeto. “Vamos implantar primeiro nos órgão públicos, para organizar os dados. Depois vamos ampliar o acesso à população. Se precisarmos aumentar a capacidade a Telebras já se disponibilizou a contribuir”, declara. Confúcio Moura explica que o investimento do Governo do Estado é de R$ 60 mi e do Governo Federal, de R$ 200 mi.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário