sexta-feira, 19 de julho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DEPOIS DA EXPLOSÃO, FICA O RISCO DA RADIAÇÃO
Não será de imediato, mas o resultado da Operação Apocalipse pode provocar mudanças profundas na Câmara Municipal de Porto Velho. O advogado Pedro Vanderley vai entrar com uma série denúncias no Ministério Público Eleitoral, sobre financiamento ilícito de campanhas. Caso seja comprovado - e há situações claríssimas em relação a isso - o que se chama na legislação eleitoral de "captação ilícita de sufrágios", que traduzida para o português comum quer dizer compra de votos, pode causar uma sucessão de cassações de mandatos, uma espécie de efeito cascata. Os votos dos envolvidos seriam anulados, mexendo com toda a configuração da Câmara da Capital. Para que isso ocorra, seriam necessários no mínimo dois anos. É um longo e cansativo processo. Mas como se sabe da ojeriza do Ministério Público Eleitoral em relação a fraudes eleitorais, tudo pode andar rapidamente e ser encaminhado à Justiça em menos tempo. A robustez das provas, muitas delas de conhecimento público, podem facilitar as investigações.  A verdade é que a Operação Apocalipse causou um verdadeiro terremoto nos meios políticos do Estado. Primeiro, porque envolveu nomes conhecidos e de uma trajetória de longo tempo na vida pública rondoniense. Depois, com as denúncias contra vereadores, três deles presos, inclusive.
A partir de agora, além dos desdobramentos policiais e jurídicos, haverá os políticos. Primeiro, com muitas ações dos suplentes querendo seu direito às vagas dos envolvidos nas denúncias. Depois, do próprio eleitor, que já em outubro do ano que vem poderá fazer seu julgamento. Ao postar seu voto na urna, ele decidirá se mantém ou não seus atuais representantes. Ou seja, a bomba atômica que explodiu no dia 4 deste mês, ainda causará muitos danos nos meios da política, com a sua radiação destrutiva.
 TRINCHEIRAS OPOSTAS - A Assembleia de Rondônia tem um novo deputado, desde ontem. Por determinação da Justiça, Edivaldo Soares, de Ji-Paraná, é o novo ocupante de uma cadeira do Legislativo. Ele substitui Marco Antonio Donadon, condenado e preso por desvio de dinheiro público, quando era presidente desta mesma Assembleia. Edivaldo foi subchefe da Casa Civil do Governo e certamente será um escudeiro fiel dos interesses do Executivo. Antes da posse, teve já algumas rusgas com o presidente Hermínio Coelho. Os dois certamente estarão em trincheiras opostas no parlamento.
 VINTE DIAS - Na quarta à noite, comissão de ética do PT se reuniu, a portas fechadas e em local secreto, para apresentar ao comando partidário o seu relatório sobre denúncias envolvendo vários de seus membros, da antiga administração municipal. O resultado do relatório é guardado como segredo de Estado. Dentro de 20 dias, o diretório regional do partido fará reunião para analisar o que apontou a comissão de ética e decidir o que fará com os eventualmente apontados como responsáveis por irregularidades. O PT, rachado há longe tempo, pode sair ainda mais fragmentado no episódio.
 BATOM NA CUECA - Já com relação ao deputado Cláudio Carvalho, houve medidas preventivas. Ele mesmo pediu seu afastamento da vice-presidência do partido, para tratar da sua defesa. Carvalho sempre foi um nome importante no PT de Porto Velho e também no Estado. Seu envolvimento na Operação Apocalipse apareceu porque ele contratou uma mulher indicada pelos líderes do suposto crime organizado em seu gabinete. Acabou se envolvendo na trama. Um petista de alto comando disse que isso é praticamente indefensável. "É batom na cueca", comentou.
 À ESQUERDA DO CHEFE - O publicitário Fred Perillo, que começou como um figura de menor expressão no governo Confúcio Moura, está cada vez mais próximo ao chefe. Depois de ser diretor geral do Decom, Fred caiu para cima. Foi promovido a um dos assessores  de maior confiança do chefe, sendo responsável, entre outras atividades, pela agenda oficial. Na última reunião do secretariado, na volta de Confúcio das curtas férias, terça-feira,  Fred aparecia nas imagens das TVs e nas fotos da mídia como membro da mesa principal. Estava sentado à esquerda do comandante geral. Está podendo...
 BESSA POR CIMA - Mas quem está mesmo com a bola cheia, neste momento, no governo Confúcio Moura, é o secretário de segurança, Marcelo Bessa. Tornou-se figura importante no contexto do poder, pelo trabalho que vem realizando. Não só nas operações recentes - incluindo a Apocalipse, é claro, - mas também pelo sucesso que a polícia vem apresentando na prisão de bandidos e, principalmente, nos casos de maior repercussão na opinião pública. Dentro dos vários sucessos policiais, a prisão dos matadores da menina Naiara Karine foi mais um feito que causou grande alívio na comunidade.
 LADO BOM - "Não ficamos contentes quando essas notícias mancham a reputação do nosso estado, mas pior seria se nada estivesse sendo feito. O lado bom dessas operações é que acabam revelando as verdadeiras faces desses políticos, que não são políticos, são bandidos infiltrados na política". Palavras do senador Acir Gurgacz, defendendo as ações policiais e as investigações da Apocalipse. Ele pede que o governo continue passando o Estado a limpo. Acir tem razão. É melhor passar um pouco de vergonha do que continuarmos a lidar com o crime impune.
 PERGUNTINHA - A presidente Dilma Rousseff continuará em queda nas pesquisas de opinião ou tomará algumas medidas que possam recuperar sua popularidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário