domingo, 28 de julho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AS EXPLICAÇÕES ESDRÚXULAS. E SEM COMBINAR COM OS TUBARÕES
Fôssemos um país sério e haveria autoridades cumprindo pena e pagando pesadas indenizações às famílias das vítimas. Mas como aqui é o país do jeitinho e da malandragem, não acontece nada. Desde 1994, 24 brasileiros, que gastaram uma grana preta para passar férias em Recife, morreram, abocanhadas por tubarões. Cerca de 60 pessoas foram atacadas, sem que houvesse qualquer medida prática e definitiva, para impedir que novas mortes ocorressem. Ao invés disso, como é comum no país da impunidade, cada vez que acontece uma morte o que  vê é um rosário de desculpas esfarrapadas, como se fosse a coisa mais impossível do mundo proteger turistas dos gigantescos tubarões, que atacam a poucos metros da praia. Seria cômico, não fosse a tragédia de tantas vidas perdidas, ouvir as explicações esdrúxulas dos (ir) responsáveis, cada vez que mais uma vida é levada. No final das contas, as mortes são tratadas como tragédias inesperadas e não fatos comuns, que só ocorrem pelo total e doentio lava mãos de todos os responsáveis pela segurança dos turistas.
Recife é uma maravilha só. A natureza presenteou o Brasil com um dos locais mais incríveis do Planeta. Mesmo que viajar dentro do nosso país seja muito mais caro do que ir a Europa, por exemplo, milhares preferem nossas praias mornas e belas ao frio de outros continentes. Mas Recife é no Brasil e no Brasil quase tudo é feito nas coxas. Tem tanta gente irresponsável, que serve muito prá mamar nas tetas, para aparecer nas imagens como promotores do bom turismo, que chega a dar nojo. E esses incompetentes de carteirinha discursam, mas não combinaram nada com os tubarões. E eles continuam matando. E continuarão, até que alguns desses incompetentes e irresponsáveis vão pagar na cadeia, pelo crime que omissão que cometem todos os dias.
 BRIGA DE BELEZA - Parecia até discussão infantil. Vamos ver quem pode mais? Vamos ver quem faz melhor? Essas bobagens. E enquanto Dnit e Prefeitura de Porto Velho ficavam nisso, a cidade é quem perdia. Desde 2008, as obras dos viadutos não têm pai nem mãe. Era do Dnit, que as repassou à Prefeitura, que não fez e agora as devolveu ao Dnit. Pura briga de beleza. O caso já poderia estar resolvido há longo tempo. Agora, com todo esse período perdido, tudo vai começar do zero. Ou seja, viadutos, quem sabe os teremos prontos na próxima década...
 É GESTÃO! - Tem coisas que funcionam na saúde. O atendimento a domicílio, é um bom exemplo. Nessa semana, o governador Confúcio Moura e o secretário Williames Pimentel visitaram duas casas, entre dezenas de doentes que estão sendo tratados em casa, com grande sucesso. Quando o programa é sério e bem realizado, as ideias para a saúde funcionam. Os mais graves problemas são de gestão. O bom resultado do programa de atendimento domiciliar da Sesau é exemplo concreto disso. Mais uma dentro de Confúcio e seu competente secretário Pimentel, na saúde pública.
 BOBAGEM PURA - ONGs e alguns mal informados (ou mal intencionados), divulgam que afora das hidrelétricas, o Brasil teria outras matrizes energéticas que não prejudicariam o meio ambiente. Os americanos diriam: bullshit!. Besteirol puro. Para criar, por exemplo, o volume de energia de uma hidrelétrica como a de Santo Antonio, por energia eólica (do vento), seriam necessárias 3.500 daquelas turbinas de geração. Impossível tecnicamente, inviável economicamente. Portanto, antes de ficar repetindo besteiras, essa gente devia era estudar um pouco as coisas.
 ENERGIA SOLAR - Outra conversa pra boi dormir, espalhada por ecochatos e ecomalandros, é que a energia solar substituiria a mais limpa e menos caras das energias, a das hidrelétricas. A maior usina solar do mundo está na Espanha. Tem equipamentos gigantescos e a custos altíssimos. Produz, no total, apenas 60 megawats, alguma coisa em torno de 2 por cento do que consegue gerar uma usina movida a água, como a de Santo Antonio, quando estiver pronta. Eles acham que todos somos idiotas ou que temos preguiça de pesquisar a verdades. Se deram mal, é claro...
 NÃO NOS ENGANEMOS! - A violência em Porto Velho e em Rondônia não diminuiu. Pelo contrário. Nunca esteve tão intensa como agora. O que houve nas últimas semanas, é que a notícia maior engole a menor. A Operação Apocalipse e todos os seus desdobramentos, acabaram ocupando os principais locais da mídia, até pelo que representa para o Estado e o que podem causar os seus resultados. Mas, nesse ínterim, os bandidos continuaram cada vez piores, mais violentos, mais cruéis. Portanto, não nos iludamos. Estamos à mercê do crime e da morte.
 NO SUPREMO - Tanto na Assembleia como na Câmara de Porto Velho, o resultado da Apocalipse ainda é visível. Quatro dos cinco deputados inicialmente afastados continuam proibidos de voltar às suas atividades normais. Na Câmara Municipal, sem os três vereadores presos, as sessões se arrastam sem que se saiba exatamente o que vai acontecer. Os casos das autoridades dos dois poderes já estão no STF, mas pelo menos até sexta não havia qualquer novidade. A Justiça rondoniense tem sido dura com os detidos e não mandou soltar ninguém, entre os políticos.
 PERGUNTINHA - Como será essa última semana de um dos julhos mais fervilhantes da história de Rondônia desde que se conhece esta terra?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário