terça-feira, 23 de julho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A MULTIDÃO INDEFESA SERÁ A GRANDE VÍTIMA DO TSUNAMI
Há diferentes e complexos caminhos para se posicionar ante essa grave crise pela qual passa nosso Estado e suas principais instituições. Cada um escolhe o seu. Um deles é entrar no rol que dos torcem para que as coisas explodam. Não haveria, nesse contexto, a preocupação com a maioria da população, mas sim do que é importante para grupos ou que priorize sempre os interesses políticos ou pessoais. Há os que lavam as mãos e esperam, sem se posicionar, o que vem pela frente. Depois, dependendo de onde o estilhaço explodir, correm para o lado vencedor. E há os que estão sinceramente preocupados com essa terra, que sabem das consequências de  uma cisão tão profunda, nas instituições do terremoto que isso pode significar na vida dos rondonienses. E do risco a que se chegue a um impasse, de tal ordem que não haja mais solução para nada. Primeiro foi a guerra aberta entre Governo e Assembleia, entre Executivo e Legislativo. Agora, mais grave ainda, porque são portas consideradas acima de todas pela população, é o confronto entre Ministério Público e Judiciário. O que de pior virá, ainda?
Está na hora das pessoas de bem desta Rondônia, que representam a imensa maioria da nossa gente, darem um passo para trás e começaram a pensar, antes de tudo, naquela multidão de indefesos. Muitos dos quais não sabem exatamente o que está acontecendo, mas que serão, certamente, os primeiros atingidos pelo tsunami que, a continuar piorando o quadro, se desenha. A situação, da forma como está, pode acabar deixando aberta, aos verdadeiros culpados, sejam eles quem forem e o que tenham feito, a porta da impunidade. Mais importante que as opiniões e questões de instituições ou pessoas, é mantermos a sociedade protegida contra quem realmente tem que ser tirado do meio dela.
RESUMO DA ÓPERA - A dura nota do Ministério Público do Estado, à frente o procurador Héverton Aguiar, criticando a juíza Sandra Silvestre, o TJ e aspectos das investigações e resultados da Operação Apocalipse e a resposta da Associação dos Magistrados, vão dominar o noticiário da semana. É o assunto do momento e resume, em si mesmo, a gravidade da situação. A partir das posições de cada instituição, é que se saberá se as conversas feitas entre gente de peso, que tem o poder de exacerbar ou não os eventos, vão encaminhar o caso para mais conflito ou para busca de entendimento. Só resta aguardar.
EXERCENDO A CIDADANIA - Um apelo, quase uma súplica que está nas redes sociais, postadas por rondonienses do bem: "ao se depararem com uma barreira da Polícia Militar, não divulguem a localização. Mesmo que as barreiras não sejam fixas, isso prejudica muito. São nestas ações que os policiais apreendem armas e flagram bandidos que poderiam cometer assaltos, sequestros e homicídios. Colaborem com a sua segurança e com a segurança dos demais. Não alertem os bandidos. Eles também estão no Face e no Twitter". Típico caso de exercício da melhor cidadania.
CASTIGANDO O CONSUMIDOR - A péssima qualidade da energia fornecida pela Eletrobras Rondônia, anda causando graves prejuízos aos consumidores. As constantes quedas de voltagem, algumas abruptas e sérias, queima aparelhos de ar condicionado, refrigeradores, TVs e outros eletrodomésticos. Para conseguir algum ressarcimento, o consumidor tem que provar que seu aparelho foi queimado pela queda da força da energia. Como todos sabem a forma desrespeitosa com que as empresas e especialmente as estatais tratam seus clientes, são poucos os que se arriscam a exigir indenização.
DÁ-LHE, MOREIRA! - “Os comentários feitos nas redes sociais estão completamente desprovidos de conteúdo. Esses ongueiros, essa quadrilha de antropólogos, como já foram denunciados inúmeras vezes por aí, não têm interesse nenhum em regularizar a terra indígena. Querem, na verdade, usar o índio como massa de manobra para os seus interesses escusos”. O comentário faz parte de um discurso em que o deputado federal rondoniense, Moreira Mendes, baixou o cacete, pela enésima vez, nas ONGs internacionais que atuam na Amazônia. Pau puro!
 A DESTRUIÇÃO CONTINUA - O que Moreira não contou, é que continua a vergonhosa exploração ilegal de madeira em Rondônia, tirada de áreas que todos sabem que são protegidas. Só em um mês foram flagradas, pelo Ibama, nada menos do que mais 13 madeireiras totalmente ilegais, o que representou a apresentação de ,ais de 3.600 metros cúbicos de madeira tirada de forma irregular e aplicados mais de dois milhões de reais em multas. As operações continuarão neste mês, agora nas regiões de Buritis e Jacinópolis.
SAI OU NÃO SAI? - Até ontem, não havia nenhuma informação oficial sobre a Feiron deste ano. A feira, promovida pela Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), estava programada para os três últimos dias de julho e os dois primeiros de agosto. A previsão era de que pelo menos 120 países estivessem representados no evento, abrindo enormes perspectivas de negócios com os rondonienses. Com a intervenção na Fiero, o tema ficou, pelo menos em nível público, num segundo plano. Esta semana que começa, é definitiva para se saber o que vai acontecer com a Feiron.
PERGUNTINHA - Será verdade que tem boa parte da população rondoniense torcendo para que esse 2013 acabe logo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário