segunda-feira, 15 de julho de 2013

SAÚDE - Ejaculação Precoce afeta 30% dos Homens

A ejaculação precoce é clinicamente definida como a ejaculação persistente e decorrente ao mínimo estímulo sexual antes, durante ou quase imediatamente após a penetração. Em termos comuns, pode ser descrita como a incapacidade de controle da ejaculação: o homem pode ejacular anteriormente ao que gostaria, antes que tenha satisfeito a parceira, ou ainda antes da penetração.

É um problema médico muito comum, causando e perpetuado essencialmente por fatores físicos, psicológicos e habituais. Os fatores psicológicos são caracterizados pela ansiedade depressão, tensão e nervosismo que o homem sente na ora das relações, seja por se tratar de um novo encontro sexual ou por falhas em casos anteriores e medo do mesmo ocorrer novamente.

Já uma porcentagem significativa dos pacientes sofre por conta de um fator físico. Estes possuem uma glande - ou cabeça do pênis - muito sensível. Como a ejaculação se produz por meio da estimulação dessa região, os homens que têm muita sensibilidade ejaculam com pouquíssimo estímulo. Outro fator causador da Ejaculação Precoce é a falta de conhecimento sobre o controle ejaculatório. Neste caso, o homem aprendeu a ejacular com pouca estimulação sexual e isto se transformou em um hábito que se repete constantemente em seus encontros sexuais. Como consequência, há a dificuldade de continuação do ato sexual durante o tempo suficiente para satisfazer seu par, impossibilitando assim a capacidade de desfrutar de uma vida sexual plena. Isso pode afetar a autoestima e a sociabilidade do homem, inclusive fazendo com que ele chegue a evitar os encontros sexuais.

Este distúrbio no órgão genital impacta também na autoconfiança, o que pode vir a prejudicar a saúde emocional do casal. Nessas horas a companheira apresenta um papel fundamental para o aconselhamento e melhora da autoestima do paciente. Enfrentar a questão é mais fácil com ajuda e colaboração da parceira, que muitas vezes sinaliza a presença do problema e torna a vida a dois mais saudáveis e ativa sexualmente.

TIPOS DE EJACULAÇÃO
A Ejaculação Precoce pode ser dividida em dois tipos: Primária e Secundária. A Ejaculação Precoce Primária é a mais comum e ocorre ao longo de toda a vida sexual do home, que nunca conseguiu controla-la em suas relações. A Ejaculação Precoce Secundária é aquela que aparece em um momento posterior da vida do homem, que anteriormente não apresentava nenhum problema relacionado à ereção. Isto normalmente está associado à Disfunção Erétil e o tratamento de um problema ajudaria a melhorar os sintomas do outro. "Os pacientes durante um período de tempo prolongado têm uma tendência maior em desenvolver problemas de ereção, quando comparados àqueles que podem controlar sua ejaculação", pondera o urologista Sérgio Pacheco.

No tratamento da Ejaculação Precoce, uma alternativa é manter a ereção por um tempo significativamente maior mesmo após a ejaculação. Com o encontro sexual prolongado, a pessoa aprenderá a se acostumar com a sensação  de uma experiência sexual de maior duração e gradualmente se tornará menos sensível. Como qualquer comportamento aprendido, quando o novo hábito estiver formado, o corpo aprenderá a reagir ao estímulo sexual de uma maneira controlada e confiável. O homem aprende a controlar sua ejaculação da mesma forma que aprende a controlar a sua bexiga quando é pequeno: uma vez aprendido, dificilmente esquecerá o como fazê-lo.

TRATAMENTO
Para oferecer a melhor á melhor opção de tratamento, é necessário diagnosticá-lo corretamente. para avaliação do paciente, são realizados exames físicos que poderão ser complementados com um histórico clínico e sexual minucioso. Dentre os exames solicitados, constam o exame do fluxo sanguíneo no pênis por meio da Ecografia Dopller e o estudo de suas fibras nervosas por meio de bioestesiormetria. Estes precedimentos são indolores , de curta duração e permitirão ao médico diagnosticar a causa e a magnitude do problema. Seu objetivo é ajudar a controlar a ejaculação de modo natural, buscando retardá-la o máximo possível. Após o tratamento o paciente consegue progressivamente manter relações sexuais mais prolongadas.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário