i
1 Votes
Em 1909, quando a empresa foi fundada por Michio Suzuki, na pequena aldeia de Hamamatsu, no Japão, eram teares que saíam de sua linha de produção. Após 30 anos dedicando-se exclusivamente ao desenvolvimento e à produção dessas complexas máquinas, Michio percebeu que deveria diversificar seus negócios.
Não porque o mercado têxtil estivesse mal. Seus teares foram desde o início um sucesso de vendas. Mas, na visão do empreendedor, era preciso expandir. Analisando as demandas do consumidor da época, Suzuki decidiu produzir carros compactos. Assim, em 1937, começam a ser feitos os primeiros projetos de carro da futura montadora e, em apenas dois anos, a Suzuki já exibe inúmeros protótipos construídos.
Depois da guerra, os japoneses sentiram necessidade de um transporte pessoal, disponível e seguro. Várias empresas começaram a oferecer máquinas movidas a gás que podiam ser fixadas à bicicleta comum. O primeiro esforço da Suzuki no mundo de duas rodas apareceu, em 1952, na forma de uma bicicleta motorizada chamada Power Free.
Suzuki Powerfree1 952
Projetado para ser barato e simples de construir, o modelo contava com um motor dois tempos de 36cc. E assim nasceu a Suzuki Motor Corporation. Em 1954, quando a produção mensal de motocicletas já chegava à marca das 6.000 unidades, a empresa criou o Suzulight, pequeno automóvel que deu início à era dos compactos no Japão. Dotado de motor dois tempos de 360 cm³ e suspensão independente, o carro foi um dos pioneiros nos projetos de tração dianteira no país.
Ao mesmo tempo em que foi expandindo suas fábricas e revendas para outros países, a Suzuki aumentou significativamente sua linha de veículos.
Suzuki SuziLight
Depois que o Sr. Suzuki Jidosha kogyo assume o comando da empresa, seu símbolo passa a ser “SJK”, iniciais do Sr. Suzuki.
Em 1959, todos os modelos passam a ter o famoso “S” nas laterais do tanque e do motor das motos fabricadas.
Suzuki Chair Z600
Nos anos 60, além dos scooters, haviam as motos A100, A50 e A80, todas com 5 marchas e ótima performance na cidade.
A série Scooter começou com a FR 50
A Suzuki teve um enorme sucesso quando lançou no mercado a série “TM” , que era voltada para o trail e competições, logo depois essa série passaria a ser “TS”, mais uma vez inovando e saindo na frente de seus concorrentes com novidades e excelentes motos. Em 1971, a Suzuki lança as TS 125, TS 185 e TS 250.
A TM 400 foi a primeira moto fabricada exclusivamente para o cross e competições, sendo substituída mais tarde pela série “RM”.
Em 1968, teve início o desenvolvimento do primeiro mini-carro com tração nas quatro rodas, o LJ, que dois anos mais tarde passaria a ser comercializado com o nome de Jimny. A diversificação veio também nas áreas de atuação. Com o nome já reconhecido por suas motocicletas, carros e motores de popa, a Suzuki entra, em 1974, no campo de equipamentos médicos (com a comercialização da cadeira de rodas motorizada Suzuki Motor Chair Z600) e de imóveis (com a produção de casas pré-fabricadas).
Suzuki LJ 1968
Em 1982, a empresa inova mais uma vez e dá início ao próspero mercado de veículos para todos os terrenos, lançando o quadriciclo QuadRunner LT125, posteriormente copiado por outras empresas. Além das pesquisas realizadas em laboratórios, outras fontes de informações para o desenvolvimento de tantos produtos inovadores foram, e continuam.
Mais uma vez sendo a pioneira em tecnologia,em 1972 a Suzuki inovou com a GT 750, pois essa moto possuía três cilindros em linha e refrigeração líquida, um grande avanço para a tecnologia da época.
Suzuki GT750
Em 1976, a Suzuki surpreende a todos os seus clientes com o anúncio do lançamento da GS 750, que chegou para competir com a Honda e Kawasaki.
Com o lançamento da Katana, em 1981, a Suzuki mais uma vez saiu na frente com o banco junto ao tanque e as coberturas laterais, realçando o estilo esportivo da moto .
Suzuki Katana 1981
Em 1986 surge a Intruder VS 750 GL, uma custom parecida com uma Harley, mas com ótimas modificações como, motor em “V” com dois cilindros, quatro válvulas por cilindro, refrigeração líquida, e mais tarde, em 1987, surge a Intruder VS 1400 GL
Suzuki Intruder VS 1400 GL
A série GSX
O modelo DR foi melhorado em 1990 com a DR 800 S, com seus 779c e várias outras melhorias para todos os usuários de Off-Road
Atualmente a suzuki conta com uma linha bem variada de motos de pequena cilindrada como as burgman e yes 125 até a mítica hayabusa 1300 , passando por todos os estilos – street – custon – supersport …..
Suzuki YES 125
Suzuki Burgman 125
Suzuki Boulevard M800
Suzuki Hayabusa
Suzuki GSXR1000
Os slogansWay Of Life!
Ride The Winds of Change.
Make it Unique. (2001)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão● Fundação: 1909● Fundador: Michio Suzuki
● Sede mundial: Hamamatsu, Shizuoka, Japão
● Proprietário da marca: Suzuki Motor Corporation
● Capital aberto: Sim (1949)
● Chairman & CEO: Osamu Suzuki
● Presidente: Hiroshi Tsuda● Faturamento: US$ 30 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 274.3 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (junho/2009)
● Fábricas: 35
● Vendas globais: 2.493.657 (veículos) e 3 milhões (motos)
● Presença global: 192 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 45.000● Segmento: Automobilístico● Principais produtos: Automóveis e motocicletas
● Slogan: Way Of Life!● Website: www.globalsuzuki.com
-A marca no mundoO que era um pequeno grupo de engenheiros dedicados a projetos a melhor maquinaria de tecelagem do mundo, cresceu e se tornou uma companhia global de quase 45.000 funcionários que desenvolve e vende automóveis, pequenos caminhões, motocicletas, scooters, quadricíclos e motores de popa em mais de 190 nações. Nos Estados Unidos, um dos mercados vitais para a marca, a SUZUKI está presente através de uma rede de aproximadamente 400 revendedoras automotivas em 49 estados. São mais de 2.4 milhões de veículos e 3 milhões de motocicletas vendidos por ano em todo o mundo, transformando a SUZUKI na 12ª montadora do planeta.
-
Você sabia?
● Além das pesquisas realizadas em laboratórios, outras fontes de informações para o desenvolvimento de tantos produtos inovadores foram, e continuam sendo, as competições, onde a SUZUKI possui uma enorme tradição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário