quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BREVE HISTÓRIA DO PÃO

Alimento principal de grande parte da humanidade, o pão, elaborado com base em vários cereais e mediante diferentes processos nas diversas regiões do mundo, é consumido desde o período neolítico, há certa de 12.000 anos.
Ao que se sabe, o pão feito com farinha fermentada era conhecido dos egípicios e foi amplamente utilizado pelos romanos, que lhe difundiram o uso por todo o império.  Era considerado, no entanto, artigo de luxo, só acessível aos abastados.
Atribui-se aos antigos egípicios o descobrimento do processo de fermentação por volta do ano 2.600 AC.  Provavelmente, foram eles os primeiros a considerar a panificação como uma forma de arte.
Mas foram os gregos que instituíram as padarias como estabelecimentos comerciais públicos, ensinando isto aos romanos.  Já em Roma, a grande expansão do pão causou o nascimento da primeira associação oficial de panificadores.   Os romanos também melhoraram o processo de moagem, e como resultado disto foram os primeiros a produzir pão branco.
Antes, somente fazia-se pães escuros de grãos integrais.  Por volta de 100 AC, Roma possúia mais de 200 padarias comerciais. Uma escola de padeiros foi criada pelos romanos do século I.
A medida que a importância do pãocrescia na vida das pessoas ele começou a fazer parte de suas tradições religiosas.  Por exemplo, a Bíblia relata que os antigos hebreus faziam matzota antes  da fuga do Egito.  No culto cristão, e pão simboliza o Corpo de Cristo na comunhão da Santa Ceia.

Pão, o alimento que faz bem

O pão é uma boa fonte de proteínas e carboidratos complexos. Apreenta alto teor de niacina, riboflavinas e outras vitaminas do complexo B, anguns tipos fornecem ferro e cálcio.  O pão integral é rico em fibras.
Ingrdientes: Farinha de trigo, água, áçucar, sal refinado e fermento biológico.


Que delícia de pão....com manteiga....então!


Maravilha de pão


Nenhum comentário:

Postar um comentário