"Vigilante soreu acidente de moto em junho deste ano e lembra da cirugia. Casos de uso de furadeira comum em cirurgias estão sendo investigados."
Um vigilante do município de Ahhandra, Litoral Sul paraibano, revelou ter sido um dos pacientes, do Hospital de Emergência e Trauma de JoãoPessoa, que passou por uma cirugia em que os médicos utilizaram uma furadeira doméstica.
Luciê Maçar de Sousa ficou gravemente ferido após sofrer um acidente de moto no último dia 11 de junho. O vigilante foi socorrido e encaminhado para o Trauma. Ele passou por várias cirugias sendo uma delas no braço esquerdo.
Durante todo o procedimento, o vigilante disse que estava consciente e afirmou que viu a furadeira comum sendo usada na cirurgia para implantar platina e parafusos no braço esquerdo. "Vi quando estavam furando meu braço com furadeira de parede", disse.
A Secretártia de Saúde informou que apenas a assessoria do Hospital de Emergência e Trauma poderia falar sobre o assunto. A assessoria, por sua vez, disse que está elaborando um nota sobre o assunto e que ainda nesta segunda-feira (19) será encaminhada para Secretaria de Comunicação do Estado, que se encarregará de divulgá-la.
Nesta sexta-feira (16), o G1 divulgou imagens cedidas pelo Sindicato dos Médicos da Paraíbas (Simed) que mostram uma cirurgia ortopédica sendo realizada com uma furadeira. De acordo com o presidente do Simed, Tarcísio Campo, o procedimento teria acontecido no último sábado (10) no Hospital de Emergência e Trauma.
No começo do mês , um médico denunciou o usao de furadeira para cirurgia de crânio no mesmo hospital. Na época, os gestores do Trauma disseram que o equipamento médico específico, o craniótomo, não funcionava há um ano. O governo afirmou apenas que o Trauma tinha dois equipamento do tipo.
Fonte: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário