terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dom Moacir, meio século dedicado à Igreja

Em Ariquemes as paróquias Cristo Rei e São Francisco de Assis pararam essa semana, para homenegear o arcebispo Dom Moacir Grechi, a comemoração foi alusiva ao "Jubileu sacerdotal de ouro".  Em uma celebração realizada na paróquia Cristo Rei com a participação dos padres da cidade e dos párocos das regionais, que reuniu aproximadamente duas mil pessoas.
A data de aniversário aconteceu no dia 29/06, mas devido   a agenda do religioso não foi possível realizar as comemorações na data hábil. 
Nascido em Turvo (SC), em 19 de janeiro de 1936, Dom Moacir foi ordenado sacerdote em 29 de julho de 1961, eleito Bispo em 17 de julho de 1972 e nomeado Arcebispo de Porto Velho em 29 de julho de 1998.  Como bispo, Dom Moacir foi membro da Comnissão Episcopal de Pastoral da CNBB de 1975 a 1978, presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), por oito anos e presidente do Regional Norte 1 da CNBB Norte do Amazonas e Roraima, por dois períodos, membro do Conselho Permanente da CNBB, membro da Comissão Episcopal para a Dourina da Fé de 1995 a 2003 e delegado da "V Confer~encia Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe em 2007".
Após cinquenta anos à frente da Igreja católica como sacerdote, Dom Moacir sempre primou pela total evangelização dos povos e a qualidade das comunidades, sendo um dos pimórdios para o crescimento de uma sociedade justa e fraterna.
Na celebração do jubileu  Pároco da paróquia Cristo Rei, Padre José Warken (Padre-Zezão), falou da importãncia de Dom Moacir para a comunidade católica e para a sociedade católica e para a sociedade em si.  "Dom Moacir é um exemplo de ser humano, mesmo passando por diversos problemas, nunca deixou de lado as comunidades, às vezes, passando por cima de algumas limitações físicas, mas sempre fez questão de ir evangelizar por toda à parte, um ser humano ímpar com uma humildade sem igual" lembrou o pároco.
Nas comemorações dos cinquenta anos de padre , Dom Moacir recebeu o carinho de diversas pessoas, membros de diversos seguimentos da sociedade fizeram questão de prestigiar a celebração e o jantar oferecido aos presentes.

Fonte: Mateus Andrade e redação/Diário da Amazônia.


Também presto as minhas homenagens ao querido Dom Moacir, pois tive o privilégio de ser crismado por ele.  Um abraço ao Senhor e que Deus o ilumine.
                                                                                   José Carlos Chaddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário