Saiba se é hora de fazer cambagem
Quando o motorista leva o veículo para fazer alinhamento, algo é recomendável a cada 10 mil quilometros, é comum as oficinas tentarem "empurrar" no pacote a cambagem, o que nem sempre é necessário. Trata-se de um serviço no câmber, como é chamado o ângulo de inclinação da roda em relação ao solo, ajustado para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. "Se não estiver de acordo com as especificações do fabricante, acarretará em desgaste irregular dos pneus", alerta o diretor técnico de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Marcus Vinícius Aguiar.
"A cambagem é pouco conhecida pela maioria das pessoas. Por isso, alguns mecânicos costumam acrescentá-lo ao orçamento", diz o dono da Auto Mecãnica Scopino, Pedro Luiz Scopino. Lá , o serviço varia de R$60 a R$100 por roda. Para saber se o veículo precisa ou não do serviço, deve-se ficar atento a alguns a alguns sintomas.
"No cãmber positivo, quando as rodas estão inclinadas com a parte de baixo voltada para dentro, a direção fica muito leve, como se o carro estivesse dançando".
Nenhum comentário:
Postar um comentário