sábado, 6 de maio de 2017

Soluções que toda baixinha apaixonada por moto deveria conhecer


Antes de tudo, sim, eu também tenho esse problema de altura. Mas minha paixão pelas motocicletas me fez pesquisar e conhecer alguns truques e soluções que ajudam quem esta incluído nesta categoria dos ¨menos favorecidos de pernas¨ rs.
Vale lembrar que a altura nunca impedirá ninguém de realizar seu sonho de ter uma moto. Mesmo sem nenhuma modificação é possível pilotar uma moto sem problemas, desde que se consiga encostar pelo menos um dos pés no chão, já é possível conseguir se equilibrar e vencer o nosso maior inimigo que é a insegurança de não conseguir se equilibrar e segurar o peso da moto em alguma parada. Mas se você ainda se sente incomodada com a sua altura, conheça abaixo algumas soluções para as “baixinhas”:
Calçados: O modo mais simples de todos e que não requer nenhuma modificação na motocicleta, é a utilização de botas ou calçados com a sola bem grossa. Embora esta solução seja simples, ela é eficaz, e irá aumentar dependendo do calçado uns 2cm ou mais de altura, parece pouco, mas já ajuda bastante.
Rebaixamento do Assento: Este método exige a alteração do assento da motocicleta, e pode ser feito de várias maneiras, uma delas é a retirada de espuma do banco para deixar a altura mais próxima do solo, não é nada complicado e qualquer tapeceiro consegue fazer esta modificação rapidamente, a espuma pode ser retira da parte de cima quanto da parte dos lados do assento o que permite que suas pernas fiquem um pouco mais fechadas diminuindo assim a altura do assento. O ponto contra dessa alteração é que o assento fica um pouco mais duro.
Ainda na parte do rebaixamento do assento, você pode também alterar os pontos de fixação do assento no chassis, nem todas motocicletas dá pra se fazer este procedimento, pois algumas não tem espaço livre embaixo do assento para que ele possa ser rebaixado. Mas consultando um mecânico ele conseguirá lhe dizer se é possível fazer isso no seu modelo de motocicleta.
Alteração da Suspensão: Algumas motocicletas tem o amortecedor traseiro com ajuste de pré-carga, esses ajustes podem ser com fixações pré-determinadas ou de rosca, mas tanto um como o outro pode ser regulado para menos carga e consequentemente a altura da motocicleta tende a baixar um pouco quando essa modificação é feita. O ponto contra dessa alteração é somente para pessoas que andam com garupa, pois com pouca carga o amortecedor tende a ficar mais ¨mole¨ e bater no fim do curso, se você sempre anda com garupa, desaconselho essa alteração.
Outra solução é a instalação de kits para o baixar a suspensão da motocicleta, este kit  modifica a altura da suspensão traseira sem alterar a pré-carga da mola, o que é o mais recomendado, mas nem todos os modelos de moto tem esse kit disponível para instalação, então procure pesquisar se você encontra este kit para o seu modelo de moto.
A suspensão dianteira também pode ser baixada dependendo do modelo da motocicleta, e também ajuda a reduzir a altura. Essa solução também é simples e qualquer mecânico pode fazer. O ponto contra dessa alteração é que a moto pode mudar um pouco de comportamento, como ficar mais ¨arisca¨ ao fazer curvas, mas nada em excesso.
Troca de Rodas: Esta é a alteração mais cara, mas também é a mais indicada para aquelas que gostam tipo Off Road, mas não andam na terra, com a alteração das rodas por rodas de aro menor, se reduz a altura da motocicleta. E este estilo de moto tem até nome próprio, as motos Motards, que são motos Off roads que utilizam rodas e pneus menores para rodar no asfalto.
Essas são as formas mais convencionais de se adaptar a motocicleta para o sua altura, são maneiras simples e baratas, que a ajudarão a sua pilotagem se tornar ainda mais prazerosa. Somos baixinhos sim, mas abandonar o mundo das duas rodas, jamais!!!
Fonte: Autor do Texto - Mecânico Vandão / Mulheres de moto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário