Conheça seu Presidente! Você sabe quem é ele, de onde veio, como chegou onde chegou? Claro que não é Dona Dilma, que foi “impinchada” e nem Michel Temer, que recém pegou a faixa presidencial e voou a mil para a China. Nosso Presidente, por uma semana, é mais jovem e filho de político. O atual Presidente da Câmara Federal (quase que foi o terrível Eduardo Cunha!), é o terceiro na hierarquia, para comandar o país. Como uma presidente se foi e outro viajou para milhares de quilômetros além de nossas fronteiras, é ele quem assume o comando do país. Você sabia que nasceu no Chile? Claro que não. Rodrigo nasceu no Chile, em 12 de junho de 1970, quando seus pais estavam exilados naquele país. Ele é filho de César Maia, duas vezes prefeito do Rio e um dos políticos mais polêmicos do país. Hoje com 46 anos, é um dos mais jovens presidentes da República, mesmo que temporariamente. Bancário de carreira, Maia assumiu seu quinto mandato na Câmara Federal em 2014 e de lá para cá, começou a se destacar e se transformar na maior liderança do sobrevivente DEM, o partido que balança, mas não cai. Na crise que envolveu Eduardo Cunha (de quem sempre foi aliado), Rodrigo Maia tentou de todas as formas proteger seu parceiro. Não deu certo, porque as trapalhadas e malandragens de Cunha extrapolaram tudo o que qualquer parceiro poderia suportar.
Eleito Presidente da Câmara há dois meses, ele agora, por aquelas curvas que a História dá, assumiu pela primeira vez a Presidência da República, 24 horas da queda de dona Dilma. O que todos esperamos é que o Presidente interino, Rodrigo Maia, aproveite seus dias de glória, mas não faça nenhuma loucura, nesses poucos dias em que estará à frente do Brasil. Até porque Temer já avisou que vai viajar muito e ele, Maia, comandará o país muitas outras vezes. Que o faça então com sabedoria e bom senso.
DILMA PREFEITA?
A informação que corre nos bastidores é que há petistas querendo que a ex Presidente Dilma, que teve seus direitos políticos mantidos, numa manobra surreal do presidente do Senado, Renan Calheiros com o ministro Lewandowski, poderá ser candidata à Prefeitura de Porto Alegre. Ela entraria no lugar de Raul Pont, o petista que está na disputa (e lá embaixo), com grande chance de ganhar na capital gaúcha, um dos últimos redutos da esquerda brasileira. Como o caso dela vai se arrastar por muito tempo no STF, até que seja cassada definitivamente e a sacanagem feita no Senado seja corrigida, Dilma poderia disputar a eleição sub judice. Será que tem algum fundamento, essa doidura? Se fosse outro país, não. Mas aqui é Brasil!
“MARQUE A DATA!”
Um personagem conhecido da política local, membro do PMDB há muitos anos, enviou correspondência ao partido pedindo que, quando morrer, que seja velado no salão nobre da sede do diretório, em Porto Velho. O inusitado pedido foi encaminhado ao presidente regional, o ex senador e ex prefeito de Porto Velho, Tomás Correa. Com muito bom humor, o que é uma das suas características, Tomás concedeu o pedido, anotando na sua resposta: “basta Vossa Senhoria marcar a data”!. O caso mereceu muitas brincadeiras e comentários bem humorados sobre o peemedebista apaixonado por seu partido. Quando ele morrer, se saberá quem é o personagem, porque será velado na sede partidária.
CAMPANHA EM SLOW MOTION
Corrida pela Prefeitura da Capital ainda não esquentou totalmente. Mas a propaganda eleitoral no rádio e TV deu ao menos um pouco mais de intensidade à caça dos votos. Dos sete pretendentes, pelo menos cinco continuam com chances reais e um, só se houver uma grande surpresa. Estão na disputa Williames Pimentel, Mauro Nazif, Ribamar Araújo, Roberto Sobrinho, Léo Moraes, Hildon Chaves e Pimenta de Rondônia. Nos bairros da cidade, depois de muito tempo, já se ouve alguns comentários sobre a eleição e os candidatos. Nada que se compare com as duras campanhas do passado, mas ao menos já há a alguma movimentação política. O horário eleitoral vai até 30 de setembro.
SALÁRIO EM DOBRO
A Fundação Oswaldo Cruz, que em breve começa a construir em Porto Velho o maior laboratório de pesquisas da América Latina (a obra, próximo à Embrapa, na BR 364, deve começar em breve e estará orçada em 300 milhões de reais e o projeto é do imortal Oscar Niemeyer)), está abrindo inscrições de concurso público para 61 técnicos em saúde pública. Outros 90 já foram selecionados em concursos anteriores. Os aprovados vão trabalhar na Capital rondoniense, mas também podem optar por unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. O salário inicial é na faixa dos 2.480 reais, acrescido de tantas gratificações (esse é o serviço público brasileiro!), que quase duplica esse valor...
CONFÚCIO NO MÉXICO
Foi extremamente positiva a estada do governador Confúcio Moura, no México, onde falou (foi o único brasileiro a fazer uma palestra), sobre questões ambientais na Amazônia. A reunião que tratou dos projetos de combate ao desmatamento e melhorias das condições do meio ambiente no Planeta. Confúcio apresentou alguns dos principais projetos que realiza no Estado, incluindo as escolas indígenas; falou da luta contra o desmatamento e de iniciativas em andamento para preservação da floresta amazônica. O encontro ocorreu na cidade de Jalisco, no México, onde representantes de dezenas de países se reuniram para debater esses temas de tanta importância para a Humanidade.
PERGUNTAS
Depois da estreia de Tite no comando do time e de uma vitória consagradora no Equador, depois de 33 anos, você acha que podemos acreditar novamente na Seleção Brasileira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário