segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Opinião de Primeira - COM SOBRINHO FORA, MUDA TODO O QUADRO DA DISPUTA NA CAPITAL

Quando candidatou-se, Roberto Sobrinho já sabia que teria pela frente  uma missão quase impossível. Não por causa dos eleitores, mas  sim pela Justiça, que não lhe daria o OK para concorrer. Com várias mãos poderosas contra ele, não só na política, mas também no Ministério Público e no Judiciário, ele se lançou à batalha com perfeito conhecimento do que poderia acontecer. E aconteceu. Segundo o TRE, ele está fora da disputa. A complexa decisão não só o tira o programa eleitoral,  como   já o retirou da relação oficial dos candidatos em Porto Velho. O caso tem ainda recursos em nível de TSE, mas, numa campanha curta como essa, a situação do duas vezes Prefeito da Capital, aconteça o que acontecer, já terá tido graves prejuízos. Justamente ele, que, para surpresa de muitos – principalmente seus adversários deste ano – estava liderando as pesquisas sérias, incluindo a do Ibope. Não se sabe o que vai acontecer, mas o PT, caso decida mudar de candidato, tem somente até a próxima segunda-feira, dia 12, para fazê-lo. Depois disso, The End! Ou mantém o nome de Sobrinho até o fim, com todos os riscos ou pode ficar fora da eleição.

Para Williames Pimentel, Léo Moraes. Ribamar Araújo e Mauro Nazif, os quatro com mais chances, que restaram na corrida, a saída de Roberto Sobrinho dá um alento a mais. Hildon Chaves também pode ter algum benefício, mas precisa crescer muito mais, para poder sonhar com o segundo turno. As turmas de Pimentel, Léo e Mauro acham que os eleitores de Sobrinho migrarão para eles, em peso. Cada um pensa assim. Até Ribamar, cuja campanha é totalmente fora do contexto petista, já que é baseada namanticorrupção, também quer convencer o eleitor do adversário que está caindo fora da eleição, que ele, Ribamar, pode ser a solução. Enfim, com a saída do ex prefeito, muda tudo no quadro eleitoral porto velhense. Como diz a gíria, agora tudo é japonês. Qualquer prognóstico, com essa mudança – se ela for mantida – passou a ser exercício de futurologia....

CADÊ AS FAIXAS?
Não se deve subestimar as manifestações contra o Presidente Temer e seu governo, que começou realmente, há menos de uma semana. A esquerda sabe como ser oposição, embora seja péssima nos governos. E, com algumas exceções (pouquíssimas, por mais que pareça pleonasmo), todas elas foram ordeiras. Na democracia, há que se conviver com o contraditório. Todos têm direito a protestar, exigir, pedir, desde que o faça dentro das leis. Foi o que aconteceu com 90 por cento dos participantes das passeatas pedindo que Temer caia fora e a volta de Dona Dilma. Quais então as diferenças das passeatas antiPT? Fácil. As de domingo não tinham bandeira do Brasil e só o vermelho predominava. Além disso, não havia faixas contra a corrupção. Por que será?

A OAB VOLTOU!
O tradicional encontro dos candidatos à Prefeitura de Porto Velho na OAB, nessa segunda, serviu mais uma vez para a entidade reafirmar sua dura oposição à corrupção, contra o Caixa 2 e pela política limpa. O presidente Andrey Cavalcante e sua equipe souberam conduzir o evento com sabedoria, para dizer que a OAB, como sempre, está ao lado da população e dos seus maiores anseios. Depois da eleição, cabe à entidade dos advogados ficar de olho, cobrando as promessas feitas publicamente e exigindo transparência e qualidade no serviço prestado à população. Felizmente, depois de uma longa noite dominada pelo petismo e seus amigos, a OAB brasileira voltou a ser a instituição democrática que sempre serviu ao povo. Tomara que sempre se mantenha assim.

MEIAS VERDADES
O Dnit, através dos seus porta vozes fantasiosos, teima em informar que as obras da ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, não pararam e que estão andando normalmente. Meia verdade, apenas. Realmente a obra não parou de todo, mas no ritmo em que está andando, vai ficar pronta lá por 2020. É passo de cágado, com acento, Nada a ver com aquele candidato a vereador do interior, cujo apelido não tem acento. A ponte, imensa, que vai resolver de vez a ligação por terra com o Acre, teria um custo de 130 milhões, mas, com a lentidão com que é construída, não se sabe realmente quanto custará no final. Além disso, nessa época de seca, as balsas têm grande dificuldade em atravessar o rio, com cargas pesadas. Os acrianos correm o risco de ficar isolados, de novo.

PODRIDÃO SOB O TAPETE
A Polícia Federal começou ontem, por ordem judicial, a meter a mão numa das maiores podridões desse país, que deveria ser uma coisa séria e honesta, mas foi transformada em mais um antro de corrupção, sacanagem e desvios de dinheiro público. Ao investir contra os Fundos de Pensão (Funcef, o fundo de pensão de funcionários da Caixa; a Petros, de trabalhadores da Petrobras;, a Previ, de funcionários Banco do Brasil e o Postalis, de trabalhadores dos Correios), a PF levanta a ponta do tapete que vai mostrar a sujeira. Muita sujeira! Petistas, sindicalistas e seus apaniguados, terão muitas explicações a dar, no andamento das investigações, queforam motivadas após a revelação da causa de  déficits bilionários de fundos. Cadeia em todos os culpados!

ABAIXO OS BANQUEIROS!
É a mesma história de todos as anos. Os banqueiros, gordos e de bolsos cheios, exploradores, que só pensam em lucrar, oferecem uma migalha de aumento salarial para os seus já sacrificados funcionários. Quem trabalha ganhando uma merreca e vê a enorme riqueza gerada dentro dos bancos, obviamente que não aceita essa situação esdrúxula, oferecida por seus bilionários patrões. Daí os bancários entram em greve. Os banqueiros, que estão se lixando para eles e para seus clientes e que só conhecem a linguagem do lucro exorbitante e dos cifrões, se fazem de doentes para andar de ambulância. Enquanto isso, os serviços bancários ficam cada vez piores, enquanto os lucros deles só aumentam. Portanto, mesmo com todos os problemas que nós, consumidores, vamos enfrentar, temos que apoiar essa greve, por demais justa. Abaixo os banqueiros!

PERGUNTINHA
A se confirmar a saída definitiva de Roberto Sobrinho da briga pela Prefeitura da Capital, que é o que tudo indica, você que iria votar nele, já escolheu seu novo candidato.

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário