sábado, 27 de agosto de 2016

Saúde: RISCOS DOS ALIMENTOS COM CONSERVANTES

Atire o primeiro nugget aquele que não adora  chegar em casa, do trabalho e se render a facilidade de colocar uma lasanha congelada no micro-ondas e, em menos de 15 minutos, ter uma refeição prontinha para devorar.

O “pecado” estaria perdoado se não fosse por um detalhe: esse tipo de produto pode fazer muito mal ao organismo. “A química contida nesses alimentos é completamente desconhecida ao nosso sistema digestivo”, afirma a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.

Uma das substâncias que aparece muito nesse tipo de alimento é o nitrato, que confere cor avermelhada ao produto final e é comprovadamente um agente cancerígeno poderoso. Evite os alimentos embutidos e industrializados.

Corantes, conservantes e outros aditivos químicos acabam sobrecarregando o fígado, que precisa sintetizar tantos elementos novos. Não é à toa o consumo excessivo desse tipo de substância está diretamente ligada à piora de quadros de enxaqueca.. TPM e até gastrite. Se considerarmos que muitos deles irritam a mucosa do estômago.

“Isso sem falar que os níveis de sódio e gordura contidos em comidas industrializadas ultrapassam, e muito, o recomendável, tornando-se um agente poderoso no aumento de casos de hipertensão e obesidade”, lembra a nutricionista Daniela Jobst.

Opte pelo rodízio de alimentos
Outro hábito que deveríamos modificar, segundo as especialistas, é a ingestão de grandes quantidades de proteína, especialmente a de origem animal. Nossos ancestrais caçavam de tempos em tempos, nunca todos os dias. Isso dava um certo descanso ao sistema digestivo, que ainda gasta muito mais energia para metabolizar proteína do que outros tipos de nutrientes.

A saída seria adotar um tipo de rodízio, conforme explica a nutricionista Andrea Naves. “Restrinja a carne vermelha a um ou dois dias da semana. Nos outros, prefira peixes, especialmente aqueles ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, que ajudam a prevenir doenças cardíacas”. Também pense duas vezes antes de lotar o carrinho do supermercado com enlatados. O alumínio liberado pelas latas é tóxico para nosso organismo. Prefira sempre os produtos in natura.


Fonte: Diário Revista TV / Jornal Diário da Amazônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário