quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Opinião de Primeira - SOCORRO, POLÍCIA! A CAPITAL ESTÁ ENTREGUE AOS BANDIDOS....

Não há outra maneira de comentar o assunto. Tem que ser de forma direta, mesmo: socorro, polícia! Os bandidos estão tomando conta da nossa Porto Velho. Os crimes, que antes ocorriam muito mais na calada da noite, agora são registrados a qualquer hora, em plena luz do dia e em todos os cantos da cidade. São assassinos, assaltantes, ladrões, menores bandidos, são duplas, trios,quadrilhas,  todos fortemente armados, sem medo de ninguém, atacando, ferindo, matando. A situação está ruim em várias cidades do Estado (só em Ariquemes foram 129 crimes de mortes, apenas esse ano, contra 167 durante todo o 2015), mas é em Porto Velho que parece que a bandidagem se adonou das ruas. Velhos, jovens, crianças, mulheres, pessoas de todas as idades, morando em qualquer região da Capital, estão sendo vitimas dos bandidos. E eles andam tranquilamente, escolhendo suas vítimas, cometendo os mais diferentes crimes e...não se vê policiais pelas ruas. Onde eles estão? Moradores se queixam do sumiço dos representantes da lei.  Um deles, ligou para a Rádio Parecis FM, durante o programa Papo de Redação e avisou: completou-se duas semanas desde que ele e seus vizinhos viram uma viatura policial passando em seu bairro, na perigosa da zona leste.

Cadê os mais de 450 PMs que o governo anunciou recentemente, como tendo sido efetivados no combate ao crime em Porto Velho e no Estado? Onde andam as viaturas, os PMs circulando nas ruas; a polícia enfrentando os bandidos e dando a eles o tratamento que merecem? Será que há algum fundo de verdade de que um grande contingente de policiais militares está cedidos a órgãos públicos e que os gabinetes e serviços internos da PM estão abarrotados de policiais que deveriam estar combatendo o crime nas ruas?  O governador Confúcio Moura, que está viajando ao exterior, precisa, na sua volta, tomar decisões duras, drásticas.; A população não aguenta mais o que está acontecendo. O crime domina tudo. Estamos órfãos. Socorro!

SOBRINHO SAI NA FRENTE
A pesquisa da Rede Amazônica (TV Rondônia), divulgada na noite desta quarta, confirmou o que outras, internas ou não, feitas por diferentes partidos, já apontavam. Se a eleição fosse hoje, Roberto Sobrinho estariam no segundo turno, porque lidera as intenções de voto, com 22 por cento. Mauro Nazif e Léo Moraes estão empatados em segundo, com 16 por cento. Em terceiro, Pimentel e Ribamar estão com 10 pontos. O tucano Hildon Chaves e o representante do PSOL, Pimenta de Rondônia, estão com apenas 3 por cento. Hildon, ex promotor e um bom nome, tem um sério problema a enfrentar, numa campanha tão curta: não é conhecido pela maioria da população. Sobrinho, o líder, conseguirá se manter em primeiro, depois que a campanha no rádio e TV começar? E conseguirá superar seus problemas com a Justiça? As respostas saberemos em breve.

REJEIÇÃO PODE DECIDIR
Os números sobre a rejeição dos candidatos são também muito importantes, para se analisar as chances de cada um. Nesse quesito, o prefeito Mauro Nazif está com sérios problemas. Sua rejeição, ou sejam, em quem o eleitor entrevistado não votaria de jeito nenhum, está superlativa: 62 por cento. Sobrinho fica em segundo, nesse contexto. Sua rejeição chega a 49 por cento. Pimentel é o terceiro, com 20 por cento; Ribamar vem depois, com 17 por cento e Léo Moraes empatado com ele, com 16 por cento. Sobrinho, Mauro, Léo, Pimentel e Ribamar são os cinco com chances reais de chegar ao segundo turno. Na Hora H, a rejeição pode ser decisiva. A campanha no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, começa nessa sexta. Vamos ver quem deles terá mais fôlego e mais votos, no início de outubro...

 COMEÇA A CAMPANHA

Começa nessa sexta, o horário eleitoral gratuito no rádio e TV. Apenas para os candidatos às Prefeituras. Os vereadores vão ter que se virar, bastando sapato e batendo de porta em porta, em busca do voto do eleitor. Mas os majoritários  terão cerca de 45 dias para apresentar seus projetos; atacar os adversários e se defender dos ataques, como sempre ocorreu na propaganda eleitoral. Em Porto Velho, os candidatos Mauro Nazif e Williames Pimentel terão o maior tempo diário – em torno de quatro minutos e meio, divididos em dois programas – enquanto Pimenta de Rondônia terá apenas inserções de 14 segundos cada, duas vezes ao dia. Os maiores partidos terão sempre mais tempo. Pimenta de Rondônia mal vai poder dizer seu nome. Será uma espécie de Enéas de Rondônia.

CONFÚCIO NO MÉXICO
Temos novo governador. Por pelo menos uma semana. Nessa quarta, Confúcio Moura passou o comando do Estado para seu vice, Daniel Pereira, que assume o cargo novamente. Confúcio vai representar Rondônia num grande evento internacional, que debate a harmonia das políticas nacionais com a situação dos povos indígenas, comunidades tradicionais e questões ambientais. O encontro será realizado na cidade de Jalisco, no México. O governante rondoniense será um dos palestrantes e vai falar sobre ações realizadas nesses setores, destacando-se, entre outras coisas, o ensino nas aldeias, com professores indígenas. Participam representantes de vários países, como Indonésia, Canadá, Espanha, Equador, Peru e Nigéria, entre outros.

DESEMPREGADOS NA CAPITAL
Lamentável e até incompreensível a demissão de quase 300 operários da empresa IMMA, de Porto Velho. A metalúrgica, que recebeu vários incentivos fiscais e apoios para se instalar no Estado, não conseguiu conquistar os mercados que pretendia e, infelizmente, teve que reduzir drasticamente seu pessoal. Não pode se dizer que os trabalhadores não ajudaram, na tentativa de salvar a empresa. Aceitaram inclusive redução nos próprios salários, ocorrida há mais de seis meses. Aceitaram outras exigências para manterem seus empregos. Nessa semana, contudo, não deu mais jeito e grande número de operários perderam seus postos de trabalho. É importante que sindicato, empresa e entidades governamentais se unam, para que toda essas famílias não sejam prejudicadas, mais do que já estão, já que o pior castigo é o desemprego.

PERGUNTINHA
Com o processo de impeachment da quase ex Presidente Dilma Rousseff chegando ao final, você tem esperança de que Michel Temer pode nos tirar no buraco sem fundo que ela e seus partidários nos jogaram?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário