sábado, 13 de agosto de 2016

HÁ VIDA LÁ FORA?

A Ilha Great Barrier, uma pequena comunidade com 939 habitantes na Nova Zalândia, será palco, neste próximo setembro de um evento interessante, organizado pelo grupo Awana Rural Womem é intermediado pelo professor de filosofia Tim Mulgan, da Universidade de Auckland.  Será um encontro para falar sobre alienígenas, intitulado “Há vida lá fora”? Até aí, tudo bem, poderia ser um festival local, um evento sem grande importância, mas, chama a atenção dos palestrantes desse encontro. Logo de cara, vemos o doutor Guy Consolmagno, Diretor do Observatório do Vaticano, eminente cientista planetário, jesuíta formado no MIT, USA e administrador de dois poderosos observadores estelares, um em Castel Gandolfo, perto do Vaticano e outro no Monte Graham, no Arizona, USA.

Para termos uma ideia, esse observatório possui um telescópio com câmeras super-resfriadas infravermelhas, conhecidas como LTB (Large Binocular Telecospe), com uma resolução 10 vezes maior que o telescópio espacial Huble.

Doutor Guy também é um dos líderes da preparação cientifica para a divulgação da vida extraterrestre e conselheiro do Papa Francisco. Outro conferencista é o professor Steve Pointig, microbiologista da Universidade de Aucland, que trabalhou com a NASA  em projetos sobre formas de vida em ambientes inóspitos, como frio polar e calor extremo de desertos. Continuando temos a Dra. Faith Vilas, cientista especial e diretora do Observatório Espacial de Mout Hopkins no Arizona, USA E Gino Acavedo, diretor de arte da Weta Digital, responsável por trabalhos em filmes como Avatar, O Senhor dos Anéis e outros. Também temos no grupo que organizou o evento, a doutora Ann Sprague, cientista aposentada da Universidade do Arizona, que pesquisou dados sobre o planeta Marte.

É difícil imaginar um time de tanto peso se deslocar até essa localidade só para uma reunião entre amigos. Vamos acompanhar atentamente o que será discutido nesse evento, pois estamos passando por um mo mento de grandes revelações. Quando perguntaram à presidente do grupo Gendie Somerville Ryam, como conseguiu trazer pessoas tão importantes para um encontro numa área tão remota, ela disse de forma enigmática: Bem, nunca é a sorte, não é mesmo? Já o Papa Francisco, quando perguntado sobre a vida extraterrestre, foi claro em sua resposta: Até o descobrimento da América, não imaginávamos a sua existência.


Fonte: CÉLIO PIZZA – Escritor, autor de diversos livros. Jornal Diário da Amazônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário