quinta-feira, 18 de agosto de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CUIDADO, DEPUTADA! OS DEFENSORES DOS CONDENADOS VÃO ODIAR...

Que se prepare a deputada federal Mariana Carvalho, porque o mundo dos direitos humanos dos criminosos condenados vai cair em sua cabeça! Não é que a nobre parlamentar teve o desplante de apresentar um projeto de lei que não dá mais benefícios a quem cometeu crime? O que ela quer e que em qualquer país decente seria aplaudida, por aqui vai merecer pedras e ataques ideológicos dos que vivem às custas dos “direitos dos manos”, além de parlamentares, ONGs e outros quetais. Mariana quer que os presos que usam a monitoração eletrônica, paguem pelo uso do equipamento. Diz que o poder público (ou seja, a população, com seus impostos) não tem recurso suficiente para pagar todas as despesas aos presos com direito a essa medida. Na justificativa, a deputada afirma que a monitoração eletrônica do apenado é uma importante ferramenta criminal, que permite ao Estado fiscalizar o cumprimento das decisões judiciais. Não importa que isso vá beneficiar a coletividade que é vítima,  porque os que querem que bandidos de todos os calibres tenham apenas benefícios, não aceitarão a boa iniciativa da parlamentar. Ainda mais porque ela é do PSDB  e não “cumpanheira!”

Está na hora da maioria dos parlamentares brasileiros criar vergonha na cara e começar a tratar bandido como bandido e vítima como vítima. Tem que fazer como Mariana. Não dar ouvidos a esses doentes sociais, que preferem se abraçar a quem pratica os mais absurdos e violentos crimes, do que gritar pela verdadeira Justiça, para proteger a grande maioria, refém da violência. Tomara que a jovem deputada de Rondônia não recue. Que não se curve às pressões dos que vão tentar diminuir sua brilhante proposta, alegando que ela é “coxinha” e que o projeto vai prejudicar os presos. Não vai não. Quando o Brasil voltar às costas a esses malandros, que vivem defendendo bandido, quem sabe começaremos a tornar nosso país mais seguro e menos propriedade do crime organizado. Vá em frente, Mariana Carvalho! 

CUSTA CARO
Normalmente, uma tornozeleira pesa entre 200 e 220 gramas e seu custo, em Rondônia, chega a cerca de 220 reais/mês por unidade. O governo tem 1.750 delas, o que representa um custo mensal de 385 mil reais. No país inteiro,mais de 19 mil presos a usaram ou ainda usam, nos últimos cinco anos e a previsão é de que, num futuro próximo, elas poderão monitorar nada menos do que 40 mil condenados. Isso alivia a tensão nos presídios, sempre superlotados. O problema é a gastança: o Estado tem que bancar todas as despesas,  como o custo de aluguel e manutenção do equipamento.  Os amigos dos bandidos, se acharem ruim, poderiam criar fundações, ONGs e entidades de apoio, para arrecadar dinheiro e pagar as despesas por eles. Seria, ao menos, mais justo. Mas quem, entre eles, está preocupado com a verdadeira Justiça?

NADANDO DE BRAÇADA
O comando da Assembleia Legislativa tem merecido comentários bastante positivos dos órgãos de fiscalização. Até no Ministério Público (sempre temido por muitos políticos)  a gestão de Maurão de Carvalho tem recebido comentários bastante positivos. Depois de várias gestões problemáticas, a ALE começou a melhorar muito sua imagem e organização a partir de Neodi Oliveira. Na gestão de Hermínio, houve vários estremecimentos políticos, mas zero nódoas. Já com Maurão, os dois aspectos têm sido elogiados. Tanto a gestão como as questões políticas estão vivendo em águas extremamente tranquilas. Não é fácil comandar um Poder como o Legislativo, mas o Presidente Maurão anda nadando de braçada, até agora.

SEXTETO EM CACOAL
Cacoal terá seis candidatos à Prefeitura. A população da cidade, que reelegeu o Padre Franco Vialetto, conta os dias para acabar um governo que chega ao fim cheio de problemas e acusações de corrupção, encabeçada por sua ex chefe de gabinete. A disputa deste ano terá a deputada Glaucione Nery (que perdeu o último pleito por apenas algumas dúzias de votos, para Franco) e que tem liderado todas as pesquisas. Disputam com ela: Acelino Marcos, do PDT; Adailton Fúria (PRB); Dimas Selvaticci (PT); José Costa (PSOL) e Marco Aurélio Vasques (PSD).  Com a herança de Vialetto e seu partido em baixa, em todo o país – em Rondônia muito mais – só um milagre para que os petistas voltem ao poder na cidade. 

DETRAN E LOTÉRICAS
Uma boa nova para os contribuintes rondonienses, tanto da Capital como do interior. Proposta do deputado Airton Gurgacz, autorizando o pagamento de taxas e impostos do Detran através das agências lotéricas. “Diante do importante trabalho prestado pelas lotéricas em todo o Estado de Rondônia, no que diz respeito ao recebimento de boletos bancários, taxas e outros serviços ao cidadão”, segundo Airton, o Detran acatou o pedido e vai implantá-lo em breve. O acordo deve ser confirmado ainda neste mês e deve começar a valer a partir de setembro. Tal medida, se funcionar como está planejada, vai facilitar em muito a vida do contribuinte.

HORA DA AÇÃO
Os desbarrancamentos no rio Madeira, em plena área central de Porto Velho, continuam aumentando. No sábado, dez caminhões foram tragados para praticamente dentro do rio, depois que um barranco veio abaixo, numa área que deveria estar interditada. Desde a enchente histórica de 2014, as margens do Madeira se tornaram muito perigosas. O rio ainda está em formação e pode causar ainda muitos problemas. Está na hora das autoridades começarem a reagir, em busca da solução do problema. Caso não o façam, daqui a pouco a tragédia pode atingir a área da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, levando para dentro do rio nossa maior riqueza histórica. Está na hora da ação e não do discurso!

PERGUNTINHAS
Você está empolgado com o início da campanha política para Prefeitura e Câmara de Vereadores na sua cidade? Já escolheu seus candidatos preferidos?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário